
Perguntas frequentes


Ainda com dificuldades de localizar? Veja onde encontrar sua potência na fatura em como ler a sua fatura.
- Energia Solar
- Descobrir o mercado livre
- Conhecer tarifários
- Conhecer serviços
- Fazer novo contrato
- Alterar o meu contrato
- Enviar leituras
- Sobre faturas e pagamentos
- Fiquei sem eletricidade ou gás natural
- Sobre a sua Área de Cliente EDP
- Canais presenciais
O que é um escalão de consumo de gás?
O que é um escalão de consumo?
Todos os consumidores domésticos de gás natural estão ligados em baixa pressão e têm consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3. Caso contrário, são considerados clientes industriais. No mercado livre, a tarifa de gás natural de baixa pressão divide-se em quatro escalões, segundo o consumo anual do cliente, até àquele valor máximo.
Quais os escalões existentes?
Existem quatro escalões de consumo para clientes domésticos. Quanto maior for o consumo, maior é o escalão:
- Escalão 1 – 0 a 220 m3/ano
- Escalão 2 - 221 a 500 m3/ano
- Escalão 3 – 501 a 1.000 m3/ano
- Escalão 4 – 1.001 a 10.000 m3/ano
Escalões diferentes correspondem a tarifas diferentes?
Sim. O preço varia de acordo com o escalão de consumo de cada cliente, que é determinado pelo respetivo consumo anual de energia. O preço final contratado à EDP Comercial é composto por duas componentes:
• Componente fixa (€/dia): preço fixo diário, em função do escalão de consumo de gás natural;
• Componente variável (€/kWh): preço variável, em função da energia consumida.
Nestas componentes estão incluídos custos relativos a:
• Energia e estrutura comercial: valor definido pela EDP Comercial para assegurar o pagamento dos custos com a aquisição de gás natural nos mercados grossistas, dos custos de estrutura comercial (faturação e gestão do cliente) e da margem comercial;
• Tarifas de acesso às redes: valor definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que reflete os custos das redes de transporte, de distribuição e de gestão global do sistema, e é aplicado a todos os clientes do mercado livre e do mercado regulado.
Como sei qual o meu escalão de consumo?
- Selecione o contrato pretendido
- Aceda a Alterações ao contrato
- Na secção Gás, em Ponto de Entrega, encontra o seu escalão de consumo de gás
Saiba o que fazer caso tenha ficado sem gás natural aqui.
Mais pesquisadas
O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo
Que documentos preciso para contratar?
Saiba quais os documentos necessários para fazer um contrato.
O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?
O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.