Fundo azul
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

fatura negocios
Potência menor que 41,4 kVA
fatura empresas
Potência maior que 41,4 kVA

Ainda com dificuldades de localizar? Veja onde encontrar sua potência na fatura em como ler a sua fatura.

Pesquisar

    Por que razão o valor da minha fatura aumentou?

    Uma fatura com o valor mais alto do que o habitual pode ter origem numa das seguintes situações:

    Contador avariado
    Se suspeita de avaria do seu contador, contacte o 218 100 100 (linha de atendimento técnico da do Operador de Rede de Distribuição, E-REDES - dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    Leitura incorreta
    Se enviou uma leitura, deve registar o valor que deu, de forma a poder compará-lo com o que surge na fatura. Pode sempre consultar o histórico de leituras na Área de cliente EDP, selecionando o contrato cuja leitura pretende consultar e acedendo ao separador Leituras.

    O valor que lhe é faturado é calculado com base nas leituras enviadas (por si ou pelo técnico, no âmbito das visitas periódicas obrigatórias). O histórico das leituras enviadas permite-nos calcular um padrão de consumo, com base no qual o consumo é estimado nos meses em que não é feito o envio da leitura. No caso de contratos mais recentes ou em que nunca foram comunicadas leituras, é mais provável que o consumo estimado se encontre desfasado do seu consumo real. É por isso que é importante enviar as suas leituras regularmente. Envie as suas leituras aqui.

    Leitura não incluída na fatura
    Existe uma data ideal para enviar a leitura, que pode consultar na sua fatura ou na sua área de cliente, acedendo ao separador Leituras. Se não tiver enviado a sua leitura nesse período, a fatura imediatamente seguinte pode ainda ter sido emitida com base em estimativa. Aguarde pela próxima fatura, onde será feita a correção para o valor real. Deverá ter em consideração que uma mesma fatura pode incluir valores reais (até à data da leitura enviada) e valores estimados (a partir da data da leitura enviada até ao final do período de faturação). Veja aqui como funciona.

    Acertos de meses anteriores
    Sempre que a data da leitura não coincide com o período faturado irão existir estimativas e possíveis acertos. Se a sua fatura anterior contemplou consumos estimados e essa estimativa foi inferior ao seu consumo real, o acerto dessa diferença irá gerar um valor superior na próxima fatura. Veja aqui como funciona.

    Alteração de potência contratada / opção horária / escalão de consumo
    O preço pelo qual o seu consumo de eletricidade é faturado está diretamente relacionado com a sua potência contratada e opção horária.Verifique se a potência que escolheu é a ideal para si através do simulador e lembre-se que as diferentes tarifas e ciclos variam conforme a época do ano.

    No caso do gás natural, o valor faturado varia de acordo com o escalão de consumo.

     

    Época do ano
    Tanto no inverno como no verão, recorremos mais a certos equipamentos que têm impacto na fatura de energia.

    • Inverno: aquecimentos, desumidificadores, etc.
    • Verão: ar condicionado, ventoinhas, etc.

    Hábitos de consumo
    O aumento da dimensão do seu agregado familiar, a receção de visitas de longa duração ou outros eventos fora do habitual podem ter impacto no seu consumo de energia e, consequentemente, no valor faturado. Alterar a configuração de algum equipamento ou comprar novos equipamentos também pode aumentar o valor da sua fatura, especialmente se não forem energeticamente eficientes.

    Equipamentos antigos/ com avarias
    Com o envelhecimento e/ou avarias, os seus equipamentos gastam mais energia. Verifique se precisa de substituir algum dos seus equipamentos.

    Atualização de preços e/ou tarifários
    Sempre que haja alteração de preços a EDP envia-lhe uma carta a comunicar essas alterações especificamente para o seu caso.