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O valor da minha fatura é superior ao habitual

Pode reduzir a sua fatura de energia tornando o seu negócio mais eficiente e aproveitando as vantagens que temos para si. Conheça as medidas de eficiência que pode adotar no dia a dia e os serviços que o ajudam a poupar.

Por que razão o valor da minha fatura aumentou?

Uma fatura com o valor mais alto do que o habitual pode ter origem numa das seguintes situações:

Contador e leituras

Contador avariado
Se suspeita de avaria do seu contador, contacte o 808 100 100 (linha de atendimento técnico da do Operador de Rede de Distribuição, E-Redes, das 8h às 20h).

Leitura incorreta
Se enviou uma leitura, deve registar o valor que deu, de forma a poder compará-lo com o que surge na fatura. Pode sempre consultar o histórico de leituras no área de cliente, selecionando o contrato cuja leitura pretende consultar e acedendo ao separador Leituras.

Não envia leituras há muito tempo
O valor que lhe é faturado é calculado com base nas leituras enviadas (por si ou pelo técnico, no âmbito das visitas periódicas obrigatórias). O histórico das leituras enviadas permite-nos calcular um padrão de consumo, com base no qual o consumo é estimado nos meses em que não é feito o envio da leitura. No caso de contratos mais recentes ou em que nunca foram comunicadas leituras, é mais provável que o consumo estimado se encontre desfasado do seu consumo real. É por isso que é importante enviar as suas leituras regularmente.

Leitura não incluída na fatura
Existe uma data ideal para enviar a leitura, que pode consultar na sua fatura ou na sua área de cliente, acedendo ao separador Leituras. Se não tiver enviado a sua leitura nesse período, a fatura imediatamente seguinte pode ainda ter sido emitida com base em estimativa. Aguarde pela próxima fatura, onde será feita a correção para o valor real. Deverá ter em consideração que uma mesma fatura pode incluir valores reais (até à data da leitura enviada) e valores estimados (a partir da data da leitura enviada até ao final do período de faturação). Veja aqui como funciona.

Acertos de meses anteriores
Sempre que a data da leitura não coincide com o período faturado irão existir estimativas e possíveis acertos. Se a sua fatura anterior contemplou consumos estimados e essa estimativa foi inferior ao seu consumo real, o acerto dessa diferença irá gerar um valor superior na próxima fatura. Veja aqui como funciona.

Consumo e equipamentos

Alteração de potência contratada / opção horária / escalão de consumo
O preço pelo qual o seu consumo de eletricidade é faturado está diretamente relacionado com a sua potência contratada e opção horária.Verifique se a potência que escolheu é a ideal para si através do simulador e lembre-se que as diferentes tarifas e ciclos variam conforme a época do ano.

No caso do gás natural, o valor faturado varia de acordo com o escalão de consumo.

Época do ano
Tanto no inverno como no verão, recorremos mais a certos equipamentos que têm impacto na fatura de energia.

  • Inverno: aquecimentos, desumidificadores, etc.
  • Verão: ar condicionado, ventoinhas, etc.

Hábitos de consumo
O aumento da dimensão do seu agregado familiar, a receção de visitas de longa duração ou outros eventos fora do habitual podem ter impacto no seu consumo de energia e, consequentemente, no valor faturado. Alterar a configuração de algum equipamento ou comprar novos equipamentos também pode aumentar o valor da sua fatura, especialmente se não forem energeticamente eficientes.

Equipamentos antigos/ com avarias
Com o envelhecimento e/ou avarias, os seus equipamentos gastam mais energia. Verifique se precisa de substituir algum dos seus equipamentos.

Preços e Tarifários

Atualização de preços e/ou tarifários
Sempre que haja alteração de preços a EDP envia-lhe uma carta a comunicar essas alterações especificamente para o seu caso.

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