Perguntas frequentes

    1. O que é um Bairro Solar e quem são os membros?

    Um Bairro Solar é uma comunidade onde se produz e partilha energia solar renovável.

    Existem dois tipos de membros num Bairro Solar:

    • os produtores, que têm espaço disponível para a instalação dos painéis solares que irão produzir energia para todos os membros do Bairro e receber parte dessa energia, com um desconto
    • os vizinhos, que vivem próximo dos produtores e que recebem igualmente parte da energia produzida e também beneficiam de um desconto sobre essa energia

    2. Como é definida a quantidade de painéis solares a serem instalados e o número de membros de cada bairro?

    A quantidade de painéis solares a instalar no Bairro depende, essencialmente, do espaço disponível no Produtor para a sua instalação e da existência de vizinhos na proximidade que possam receber parte da energia produzida no Bairro.

    Nesta primeira fase cada Bairro Solar terá apenas 1 produtor. No momento da criação do bairro, o número de vizinhos vai ser determinado pela quantidade de painéis solares que podem ser instalados no espaço do produtor e pelo consumo do produtor e consumo estimado pro vizinho. Ou seja, bairros com mais painéis solares, terão, à partida, maior potencial para mais vizinhos e vice-versa. No momento em que são efetivadas entradas de Vizinhos no bairro, o número total de membros pode alterado – aumentado ou reduzido – para maximizar a utilização da energia produzida pelo Bairro.

    3. No caso de um condomínio, quem é o produtor e quem são os vizinhos?

    No caso dos condomínios, o produtor será o próprio condomínio, enquanto os vizinhos do Bairro serão todos os condóminos que pertençam a esse condomínio e que venham a aderir ao Bairro Solar. A criação do Bairro é feita pelo Produtor, sendo que, neste caso, o condomínio poderá ser representado, por exemplo, pelo seu administrador. O benefício aplicado ao Produtor será um desconto na energia solar do Bairro consumida pelas áreas comuns do condomínio.

    4. Que tipos de bairros existem?

    Na generalidade, qualquer vizinho e desde que cumpra os critérios de elegibilidade pode aderir a um Bairro. A este tipo de bairros chamamos Bairros Públicos.

    Um condomínio poderá criar o seu Bairro “Privado”, do qual fazem parte ele próprio enquanto Produtor e os condóminos do prédio que queiram e possam aderir. A Adesão de Vizinhos terá de ser aceite para verificação de que fazem parte deste mesmo prédio.

    5. O que acontece se um ou mais vizinhos saírem do bairro?

    Os vizinhos poderão sair do Bairro Solar a qualquer momento por sua decisão. A EDP Comercial tem a responsabilidade de assegurar gestão da comunidade, pelo que se encarregará de angariar novos participantes caso o Bairro se encontre subdimensionado.

    6. Quem tem a propriedade dos painéis solares?

    A EDP Comercial fará todo o investimento no sistema solar e assim terá a sua propriedade.

    7. Tenho de ser cliente EDP Comercial para ser membro de um Bairro Solar?

    A criação e adesão online de um Bairro Solar estará disponível a qualquer pessoa (cliente e não cliente). No entanto, para que essa criação e adesão possa prosseguir para as fases seguintes, terá de ter um contrato ativo de fornecimento de energia com a EDP Comercial.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.