Perguntas frequentes

    No mercado livre, a oferta comercial e os respetivos preços são determinados por cada comercializador e não pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), como acontece no mercado regulado.

    A EDP Comercial é a empresa do grupo EDP que opera no mercado livre de energia. Para ser cliente da EDP em mercado livre basta celebrar um novo contrato. Saiba como.

    Qual a diferença entre o mercado livre e o mercado regulado?

    A diferença está na oferta, no preço e no serviço comercial que lhe é prestado. No mercado livre cada comercializador define estes critérios, respeitando as regras da concorrência e o Regulamento das Relações Comerciais, e no mercado regulado os preços são fixados anualmente pela ERSE.

    A qualidade do fornecimento de energia não muda uma vez que este serviço continua a ser prestado pelo Operador de Rede de Distribuição. Dentro do grupo EDP, a EDP Comercial opera no mercado livre e a EDP Serviço Universal no mercado regulado.

    No mercado livre, pode escolher a solução de fornecimento mais indicada às suas necessidades e mudar de comercializador de energia em qualquer momento sem custos associados.

    Se ainda é cliente da EDP Serviço Universal e pretende continuar a ser cliente no mercado livre, pode mudar o seu contrato de eletricidade e/ou gás natural para a EDP Comercial de forma simples e sem interrupções.

    Quem regula o mercado livre?

    O setor do gás natural e da eletricidade é regulado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), pessoa coletiva de direito público, que garante a proteção dos interesses e direitos dos consumidores em relação a preços, qualidade de serviço, acesso à informação e segurança de abastecimento. Pode consultar mais informação sobre esta entidade aqui.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.