Perguntas frequentes

    Quais as soluções disponíveis para carregar no meu condomínio?

    Para carregar o seu veículo elétrico num condomínio, ligando o carregador ao quadro de serviços de Comum tem à sua disposição:

    Premium Charger EDP (online) - Potência entre 3,7kW e 22kW

    O Premium Charger EDP (online) é um carregador completo, que comunica em tempo real através da rede móvel com a plataforma EDP Charge e permite um controlo digital dos carregamentos através da app EDP Charge. Através desta App, será possível acertar contas com o condomínio pela energia consumida nos carregamentos de forma automática, autenticar-se para desbloqueio do carregador, agendar sessões de carregamento para aproveitar os períodos em que a tarifa de energia é inferior e visualizar os consumos.

    Saiba mais sobre a solução EDP Charge aqui.

    É indicado para carregar carros 100% elétricos ou veículos híbridos plug-in quando o carregador tem de ser ligado ao quadro de serviços comuns do condomínio e existe rede móvel na garagem e permite o carregamento de 15kWh (equivalente a 100km de autonomia) entre 40 minutos e 4 horas.

    Este carregador requer a existência de rede de comunicações na garagem. Caso não possua rede na sua garagem, a EDP pode fazer-lhe uma proposta de comunicações.

    Light Charger EDP - Potência entre 3,7kW e 22kW

    O Light Charger é um carregador simples e económico que pode ser instalado em instalações monofásicas ou trifásicas que permitem tirar partido dos 22kW de potência de carregador. 
    É indicado para carregar carros 100% elétricos, para que possam carregar a bateria mais rápido, mas pode ser utilizado para carregar também veículos Híbridos Plug-In.
    Permite o carregamento de 18kWh (equivalente a 100km de autonomia) entre 40 minutos e 4 horas.

    É uma solução sem mecanismos de gestão de energia ou possibilidade de interação através de aplicação móvel. Pode complementar esta solução com um contador de energia offline, para que consiga apurar os seus consumos e acertar contas com o seu condomínio.

    Plug-In EDP - Potência até 3,7kW

    A Plug-In EDP é uma tomada reforçada indicada para carregar veículos Híbridos Plug-In ou motociclos elétricos, mas que poderá ser utilizada para carregar veículos 100% elétricos, e tem como principal objetivo garantir a segurança durante o carregamento do seu veículo elétrico.
    Para utilizar basta ligar o cabo que vem com o veículo elétrico, sendo que a velocidade de carregamento estará associada à velocidade permitida pelo cabo, que dependendo da marca e do modelo varia entre 10A e 16A. Representando um carregamento de 15kWh (equivalente a 100km de autonomia) entre 6 horas e 30 minutos a 4 horas.

    É uma solução plug & charge, sem mecanismos de gestão de energia ou possibilidade de interação através de aplicação móvel. Pode complementar esta solução com um contador de energia offline, para que consiga apurar os seus consumos e acertar contas com o seu condomínio.

    Quais as condições para comprar um equipamento?

    Premium Charger EDP (online)

    O carregador Premium Charger EDP está disponível a pronto pagamento ou em 36 mensalidades sem juros, o pagamento em 36 mensalidades está disponível apenas para clientes de energia comercial e engloba o valor do equipamento e dos serviços de instalação. 

    O valor do Premium Charger EDP para clientes com contrato de energia EDP Comercial é 1099€ (opção sem cabo) ou 1169€ (opção com cabo), enquanto o valor para os restantes clientes é 1199€ (opção sem cabo) ou 1269€ (opção com cabo), ao valor do equipamento acrescem ainda o custo da instalação base até 15 metros de 274€ (monofásico) ou 349€ (trifásico). Caso tenha aderido ao serviço EDP Charge, ao valor acresce ainda o custo mensal de 3,99€/mês. 

    Saiba mais sobre a solução EDP Charge aqui.

    Light Charger EDP

    O valor do Light Charger EDP para clientes com contrato de Energia EDP Comercial é 529€ (opção sem cabo) ou 599€ (opção com cabo T2), enquanto o valor para os restantes clientes é 629€ (opção sem cabo) ou 699€ (opção com cabo T2).
    A este valor acresce o custo de instalação base até 15 metros de 274€ (monofásico) ou 349€ (trifásico).

    Plug-In EDP

    A Plug-In está disponível em opção de compra a partir de 299€, para clientes com contrato de energia EDP Comercial e 324€ para os restantes clientes.
    Este valor já incluí o custo dos serviços de instalação base, considerando 15 metros de distância até ao quadro elétrico.

    Posso comprar o meu Charger/Plug In sem serviço de instalação?

    Não, as soluções de carregamento EDP só podem ser adquiridas com serviço de instalação para salvaguardar que a instalação é realizada por profissionais qualificados e que não compromete a garantia do equipamento.

    O condomínio pode recusar a instalação de um posto de carregamento?

    A Administração do condomínio só pode opor-se à instalação nos seguintes casos:

    a) Se for instalar, no prazo de 90 dias, um ponto de carregamento para uso partilhado;

    b) Se o edifício já dispõe de um ponto de carregamento para uso partilhado;

    c) Se a instalação coloca bens/pessoas em risco, ou prejudica a linha arquitetónica do edifício;

    No caso b. e c. anteriores o condomínio poderá ter até 75 dias para apresentar resposta.

    Como funciona o processo de adaptação da infraestrutura da garagem?

    Geralmente, a EDP Comercial apresenta uma proposta de obra de adaptação simplificada, baseada num conjunto de dados relativos à garagem recolhidos junto do cliente. Nestas situações, caso o condomínio aprove a proposta, terá de ser efetuada uma visita técnica ao local para respetiva validação, previamente à execução dos trabalhos.

    Caso a garagem não cumpra os critérios para apresentação de uma proposta simplificada, a EDP Comercial poderá prestar o serviço de auditoria à garagem, para que sejam analisados os consumos da garagem e identificar a folga existente em termos de potência para a colocação de carregadores elétricos.

    A proposta deverá ser aprovada em Assembleia Geral de condóminos para obtenção da validação do condomínio e avançar para a execução.

    Que critérios permitem a apresentação de proposta simplificada?

    A garagem tem de cumprir os três critérios abaixo têm de ser cumpridos para possibilitar a apresentação de proposta simplificada, sem recurso a auditoria:

    • Número de pisos até 3;
    • Número de lugares de estacionamento por piso até 49, inclusive;
    • Potência máxima admissível até 41,4 kVA.

    O que é uma auditoria?

    Na auditoria é realizada a monitorização dos consumos de eletricidade da garagem ao longo de alguns dias e é identificada a potência disponível para colocação de carregadores. Adicionalmente, são apresentadas as condições comerciais para adaptação da instalação elétrica da garagem e definido de um preço único para os serviços de instalação de carregadores no condomínio. A auditoria tem um custo de 600€.

    A auditoria considera a potência das wallbox instaladas dos Chargers EDP instalados?

    Sim, em auditoria a EDP estima o número de Chargers EDP que o condomínio poderá suportar considerando a potência de 3.7kW por Charger e considerando também o balanceamento de cargas.

    O que devo garantir para a auditoria? E para o dia da realização das obras de adaptação?

    No dia da auditoria e da realização das obras de adaptação deve sempre garantir:

    • Acesso à garagem do condomínio;
    • Acesso ao quadro elétrico dos serviços comuns;
    • Acesso ao local previsto para instalação dos equipamentos EDP (por exemplo, a garagem do prédio);
    • Acompanhamento dos técnicos no local (por si ou por alguém indicado por si).

    Porque deve ser feita uma visita prévia à realização da obra de adaptação?

    Caso tenha sido apresentada proposta simplificada, antes de realizarmos a obra de adaptação no seu condomínio será necessário verificarmos os pressupostos considerados para a elaboração da proposta e se existem as condições necessárias para avançar com a obra de adaptação em segurança. Adicionalmente, esta visita tem o intuito de assegurar a preparação da obra.

    No dia da visita deve assegurar:

    • Acesso à garagem do condomínio;
    • Acesso ao quadro elétrico dos serviços comuns;
    • Acesso ao local previsto para instalação dos equipamentos EDP (por exemplo, a garagem do prédio);
    • Acompanhamento dos técnicos no local (por si ou por alguém indicado por si).

    No dia da visita serão realizadas as seguintes validações:

    • Verificação do local;
    • Verificação do quadro elétrico e medição do valor de terra de modo a validar se a instalação do equipamento fica protegida e segura;
    • Verificação do estado da instalação elétrica;
    • Validação de quais os materiais necessários para a passagem de cabo entre o quadro elétrico e o local escolhido para instalar os equipamentos;
    • Análise da necessidade de ajustes à proposta.

    O que devo garantir para a instalação do Charger/Plug In?

    No dia agendado vamos a sua casa instalar o seu equipamento EDP, numa visita que demora cerca até 3 horas.

    Para instalarmos o seu equipamento durante a visita de instalação, deve assegurar:

    • Acesso ao quadro elétrico;
    • Acesso ao local previsto para instalação do equipamento EDP (por exemplo, a garagem do prédio);
    • Presença de alguém que acompanhe o técnico.


    No dia da visita, serão realizados os trabalhos:

    • Instalação do equipamento EDP: furação para fixação do equipamento e ligação ao quadro elétrico (pode ser necessário instalar calhas para proteção de cabos elétricos);
    • Realização das obras adicionais orçamentadas e aprovadas (caso exista necessidade identificada na visita prévia);


    Caso tenha optado pela instalação do Premium Charger EDP e exista rede de comunicações no local de instalação, deve assegurar também que:

    • Fez o download e registo na aplicação EDP Charge;
    • Carregou a wallet virtual com pelo menos 5 euros;


    O gestor de condomínio terá de criar uma conta no portal EDP Charge quando for instalado o primeiro Premium Charger EDP e assegurar que:

    • Fez o registo no portal EDP Charge;
    • Carregou os documentos de identificação que permitem criar a wallet virtual;
    • Parametrizou o tarifário de acordo com os valores contratualizados com o comercializador de energia;
    • Definiu o IBAN para onde poderá transferir o valor acumulado dos acertos de conta.

    Saiba mais sobre a solução EDP Charge aqui.

    O que é necessário garantir antes da instalação do equipamento?

    Antes de instalar a sua solução de carregamento EDP é necessário:

    • Autorização do condomínio: para instalação de um carregador ou de uma tomada reforçada deverá obter autorização do condomínio com base numa minuta lhe será enviada no momento do agendamento da visita técnica prévia.
       
    • Visita técnica prévia ao local de instalação: para que sejam avaliadas as condições necessárias para instalação do equipamento.
    • Esta visita demora cerca de 30 minutos e não tem qualquer custo, caso avance para a instalação. Caso decida não avançar com a instalação do equipamento EDP e existam condições técnicas para tal, serão faturados 65€ referentes ao custo da visita prévia.

    Porque deve ser feita uma visita técnica prévia à instalação do equipamento?

    Antes de instalarmos o seu equipamento EDP será necessário verificarmos se existem as condições necessárias para o fazer com segurança e confirmar se a instalação base é suficiente.

    No dia da visita deve assegurar:

    • Acesso à garagem do condomínio;
    • Acesso ao quadro elétrico dos serviços comuns;
    • Acesso ao local previsto para instalação do equipamento EDP (por exemplo, a garagem do prédio);
    • Acompanhamento dos técnicos no local (por si ou por alguém indicado por si).


    No dia da visita serão realizadas as seguintes validações:

    • Verificação do local onde quer instalar o equipamento EDP para validar se reúne as condições necessárias;
    • Verificação do quadro elétrico e medição do valor de terra de modo a validar se a instalação do equipamento EDP fica protegida e segura;
    • Verificação do estado da instalação elétrica;
       
    • Validação de quais os materiais necessários para a passagem de cabo entre o quadro elétrico e o local escolhido para instalar a solução de carregamento bem como os metros de cabo necessários;
    • Análise da necessidade de trabalhos adicionais e preparação de orçamento para aprovação. Caso seja identificada a necessidade de realização de trabalhos adicionais – como alterações ao quadro elétrico, cabos ou disjuntor, estes valores serão apresentados no contrato da solução pretendida, que lhe será enviado, caso pretenda avançar com a instalação. 
       


    Se aceitar o orçamento, deve enviar-nos o contrato digitalizado e assinado através do site.

    Nesta visita, a EDP Comercial vai definir e propor a melhor solução para cada condomínio. Caso se verifique que a infraestrutura da garagem não está preparada para o adequado funcionamento das soluções de mobilidade, poderá ser recomendada a execução de uma obra de adaptação da infraestrutura elétrica da garagem. Neste caso, a EDP Comercial elabora uma proposta de adaptação da garagem, adequada ao condomínio.

     

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