Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    A aplicação EDP Charge é a app que lhe permitirá:

    • controlar os seus carregamentos de forma simples e rápida;
    • consultar os postos de carregamento disponíveis;
    • iniciar e terminar carregamentos;
    • visualizar o histórico de carregamentos;
    • simular custos de carregamento público;
    • planear rotas para viagens mais longas.

    Saiba mais sobre a aplicação EDP Charge aqui e faça download da app na App Store ou Google Play.

     

    A aplicação é compatível com o Premium Charger EDP e poderá ser utilizada quer em carregadores instalados em moradias ou em condomínios, variando as funcionalidades disponíveis para cada uma das situações.

    O que preciso para aceder à app EDP Charge?

    Pode aceder à aplicação EDP Charge através do seu smartphone ou tablet com acesso à internet. 

    A aplicação está disponível para dispositivos android superiores ao 5 e IOS superiores ao 14.

    A aplicação pode ser descarregada gratuitamente por qualquer cliente. No entanto, as funcionalidades associadas ao Premium Charger EDP têm um custo de 3,99€/mês, caso o cliente pretenda manter o serviço associado ao carregador privado após o período gratuito de 24 meses.
    Todas as funcionalidades associadas ao carregamento público são gratuitas e continuarão disponíveis caso os clientes com carregador privado não pretendam renovar o serviço (opcional).



    Tem contrato de energia com a EDP Comercial e está registado na área de cliente EDP?
    Caso tenha contrato de energia (gás ou eletricidade) com a EDP Comercial e já tenha efetuado o registo na área de cliente EDP, deverá efetuar login com os mesmos dados de acesso (email e palavra-passe).

    Se não se recorda da sua palavra-passe pode recuperá-la aqui.

    Tem contrato de energia com a EDP Comercial, mas ainda não está registado na área de cliente EDP?
    Se tiver contrato de energia (gás ou eletricidade) com a EDP Comercial e ainda não tenha efetuado o registo na área de cliente EDP, deverá efetuá-lo através da app EDP ou da Área de cliente EDP.

    Após efetuar o registo, será enviado um email para ativação da conta. Deverá aceder ao email e criar a sua palavra-passe de acesso. É com este email e palavra-passe definidos para a área de cliente EDP que poderá aceder à app EDP Charge.

    Não tem contrato de energia com a EDP Comercial?

    Caso não tenha contrato de energia ativo (gás ou eletricidade) com a EDP Comercial, deverá efetuar o registo, diretamente, através da aplicação EDP Charge. Após efetuar o registo, será enviado um email para ativação da conta. Deverá aceder ao email e criar a sua palavra-passe de acesso.

    Deverá garantir o seu registo na aplicação antes da instalação do seu Premium Charger EDP.

     

     

     

    Existem dois tipos de utilização da App EDP Charge:

     

    1 - Carregar fora de casa:

    Pode visualizar o mapa dos carregadores públicos disponíveis, simular o custo do carregamento, iniciar, monitorizar e terminar os carregamentos, visualizar o histórico de carregamentos e planear rotas para viagens longas.

    Saiba mais sobre o carregamento fora de casa aqui.

     

    2 - Carregar em casa:

    No caso da utilização da aplicação EDP Charge com um Premium Charger EDP instalado numa moradia:

    • Autenticação para desbloqueio do carregador;
    • Parametrização das horas de carregamento para aproveitar os períodos em que a energia é mais barata;
    • Visualização dos consumos em kWh ou euros para permitir diferenciar os consumos do seu veículo elétrico dos restantes consumos da sua habitação.

     

    No caso da utilização da aplicação EDP Charge com um Premium Charger EDP instalado num condomínio (ligado ao quadro de serviços comuns):

    • Autenticação para desbloqueio do carregador;
    • Parametrização das horas de carregamento para aproveitar os períodos em que a energia é mais barata;
    • Visualização dos consumos em kWh ou euros para saber quanto está a gastar a cada carregamento;
    • Acerto de contas da energia consumida com o condomínio automaticamente através da wallet virtual da aplicação.

     

     

    O acerto de contas automático funciona através das carteiras virtuais do condómino e condomínio, através da app e portal EDP Charge.

    Para que o acerto de contas seja possível será necessário garantir:

     

    1. Que o gestor de condomínio:
    • Efetue o registo no Portal EDP Charge;
    • Crie a sua carteira virtual no portal (para criar a carteira virtual o gestor de condomínio terá de submeter alguns documentos, nomeadamente comprovativo de IBAN e de poderes de representação do condomínio. A documentação submetida será analisada pelo fornecedor Lemonway);
    • Configure o tarifário no portal (o gestor de condomínio tem de introduzir no portal o tarifário contratualizado com o seu comercializador de energia, ao qual ficarão associados os custos dos carregamentos dos condóminos

     

    1. Que o condómino:
    • Efetue o registo na app EDP Charge;
    • Crie a sua carteira virtual na app;
    • Carregue a sua carteira virtual (valor mínimo de 20€).

     

    Depois de concluídos estes passos, o valor de cada carregamento do condómino será debitado da sua carteira virtual da app e transferido automaticamente para a carteira virtual do condomínio.

    O gestor do condomínio poderá, posteriormente, transferir os valores da sua carteira virtual para a respetiva conta bancária que foi associada no portal EDP Charge.

    Se vive numa moradia

    Após a instalação do seu carregador, pode começar desde logo a carregar o seu veículo elétrico. No entanto, para poder usufruir de todas as funcionalidades, deve concluir o seu registo na app EDP Charge.

     

     

    Se vive num condomínio

    Depois de concluir a instalação da componente elétrica e de comunicações (se aplicável) do seu Premium Charger, deverá aguardar 2 dias úteis antes de começar a utilizar o equipamento. A EDP Comercial irá proceder à configuração do equipamento, remotamente, para que a associação ao seu condomínio seja concluída. Até a configuração estar concluída, a funcionalidade de acerto de contas não estará ativa. Para confirmar se o seu carregador já está configurado, aceda à app EDP Charge e confirme se o mesmo aparece no separador “Os meus carregadores privados”.

     

    Para começar a usufruir das funcionalidades do EDP Charge deverá garantir que:

    • Descarregou a aplicação, concluiu o seu registo e a ativação da sua conta;
    • Carregou a sua carteira virtual, com um mínimo de 20€;
    • O seu gestor de condomínio concluiu o registo no Portal EDP Charge e configurou a sua carteira virtual.

     

     

     

     

    Para conseguir carregar a sua carteira virtual deverá seguir os passos abaixo:


    1) Clicar no menu "perfil" (canto inferior direito);
    2) Selecionar a opção "Pagamentos" e de seguida "Perfil de Pagamento Pessoal";
    3) Clicar em "Métodos de pagamento" (aqui poderá verificar qual o saldo atual);
    4) Clicar em "Adicionar saldo";
    5) Selecionar o montante pretendido bem como o método de pagamento (cartão de crédito, MBWay, referência multibanco);
    6) Depois de concluir a transação, o saldo será refletido na sua conta".

    Se vive numa moradia

    Basta autenticar-se através da app para desbloquear o carregador e iniciar o carregamento.

     

    Se vive num condomínio

    Tratando-se de um Premium Charger EDP com subscrição da app EDP Charge, só conseguirá iniciar o carregamento do seu veículo se possuir o valor mínimo de 10€, na sua carteira virtual.

    Se não possuir rede de comunicações no seu lugar existem duas possibilidades:

    • Com método de autenticação: através do seu cartão EDP Charge, poderá iniciar e terminar sessões de carregamento passando o cartão na zona abaixo do ecrã do seu carregador – os custos do carregamento serão sempre debitados da sua wallet, não serão cobrados como um carregamento na via pública;
    • Sem método de autenticação: o seu carregador estará no modo Plug&Charge e por isso só precisará de ligar o carregador ao veículo para iniciar o carregamento, garantindo de igual forma o acerto de contas automático. No entanto, neste modo, não conseguirá usufruir de outras funcionalidades da app EDP Charge, como o agendamento de sessões de carregamento. Se pretender, pode optar por efetuar a autenticação através da app, num local com rede, para dar início ao carregamento.

    Se possuir rede de comunicações no seu lugar: desbloqueie o carregador através da app e ligue-o ao veículo, para iniciar o carregamento. Neste cenário, também é possível (e recomendável) que tenha a opção de autenticação via cartão EDP Charge, permitindo-lhe iniciar e terminar carregamento sem constrangimento em caso de quebra de rede.

    Caso não consiga iniciar o carregamento, certifique-se que possui pelo menos 10€ na sua wallet EDP Charge e que está a utilizar a versão mais recente da app EDP Charge. Deve desinstalar e instalar a app EDP Charge para garantir que está a utilizar a versão mais recente.

    Se o erro persistir, contacte a linha de apoio ao cliente 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

    O Smart Charging é um serviço disponibilizado através da app EDP Charge e que permite multiplicar o número de veículos elétricos que é possível carregar em simultâneo, evitando disparos do quadro e sem ser necessário recorrer a aumentos de potência. Os carregadores Premium Online EDP comunicam com a nossa plataforma de mobilidade, permitindo a alocação de energia aos veículos elétricos em carregamento, de forma rotativa e de acordo com um algoritmo que garante que no final do período de carregamento os carros carregaram parcial ou totalmente as suas baterias.

    No Smart Charging Estático, tal como o nome indica, o algoritmo aloca à mobilidade elétrica um valor de potência máxima pré-definido e fixo ao longo do tempo, que deverá garantir a segurança da instalação. Esta funcionalidade é de extrema importância para quem vive em condomínio.

    Atualmente, o serviço EDP Charge, contratado individualmente por cada condómino, disponibiliza o serviço de Smart Charging Estático, sem qualquer custo adicional.

    O pedido de ativação do serviço deverá ser despoletado pelo Gestor de Condomínio, através da linha de apoio ao cliente 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

    No âmbito da solução de condomínios disponibilizamos também o portal EDP Charge ao gestor de condomínio, para simplificar a gestão dos Premium Charger EDP instalados na garagem. Este portal permite:

    • Monitorizar os consumos de cada carregador ligado ao quadro de serviços comuns do condomínio;
    • Criar carteira virtual na aplicação para receber o acerto das contas da energia consumida pelos condóminos a cada carregamento. (obrigatório para iniciar carregamentos no condomínio);
    • Configurar o tarifário de energia contratado no quadro de serviços comuns onde estão ligados os equipamentos, para possibilitar o valor monetários dos consumos em cada carregador;
    • Transferir o valor acumulado na carteira virtual para o IBAN do condomínio quando quiser.

    Este portal Web não tem qualquer custo para o gestor de condomínio.

    Tem contrato de energia com a EDP Comercial e está registado na área de cliente EDP?

    Caso já tenha registo na área de cliente EDP, poderá alterar o seu email diretamente na Área de cliente EDP. Saiba aqui como alterar o email na sua área de cliente EDP.

     

    Não tem contrato de energia com a EDP Comercial?

    Caso não tenha contrato ativo com a EDP Comercial nem acesso à Área de cliente EDP, para alterar o email de acesso à aplicação EDP Charge, deverá entrar em contacto com a linha de apoio ao cliente 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

    Caso não possua rede de comunicações na sua garagem, a EDP Comercial poderá apresentar uma proposta de solução individual de comunicações. Esta solução tem um preço base de cerca de 1000€ (adicionais ao valor do equipamento e instalação) e consiste na instalação de um router LTE num espaço comum do edifício com acesso a rede de comunicações, bem como a ligação, por cabo de rede, até ao Premium Charger EDP. Desta forma, o Premium Charger passará a comunicar com as aplicações de mobilidade elétrica EDP.

    Mais pesquisadas

    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.