Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    Perguntas Frequentes - Apoio ao Cliente - Particulares | EDP Soluções sustentáveis Mobilidade Elétrica

    Cartão EDP Charge - Quais são as diferentes opções horárias e qual a mais indicada para mim?

    O que é opção horária em carregamentos públicos?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é cobrada em função do horário a que carrega o seu veículo elétrico na rede pública. É a opção horária que determina se o preço do consumo de eletricidade é o mesmo em qualquer horário ou se há horários mais económicos do que outros.

    Quais são as opções horárias para o cartão EDP Charge?

    Pode escolher entre duas opções horárias: simples ou bi-horária diária.

    Cada opção corresponde a uma modalidade diferente de faturação do consumo de eletricidade e aplica-se a todos os seus cartões EDP Charge:

    Com a opção horária simples, o preço de eletricidade é o mesmo a qualquer hora do dia, todos os dias da semana e em qualquer época do ano.

    Com a opção bi-horária diária, a tarifa da eletricidade depende do horário de carregamento. Desta forma, o consumo de eletricidade pode ser cobrado em  fora de vazio (cheias) ou vazio, de acordo com o seu horário de carregamento do seu veículo elétrico.

    • Horas de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais barato. São fundamentalmente as horas do período noturno, onde os níveis de consumo são mais baixos.
    • Horas fora de vazio (cheias): são as horas onde o consumo de eletricidade é normalmente superior e, por isso, é mais caro.

    Como alterar a opção horária?

    Para alterar a opção horária associada aos seus cartões EDP Charge, pode contactar-nos através da linha de atendimento 213 53 53 53  (dias úteis das 09h00 às 20h00 | chamada para a rede fixa nacional).

    O pedido de alteração de opção horária aplica-se automaticamente a todos os cartões EDP Charge que tiver e implica a permanência mínima de 30 dias na opção horária escolhida.

    Qual a melhor opção horária para mim?

    A melhor opção horária varia de acordo com fatores como o nível de consumo de eletricidade, o horário preferencial de carregamento e a capacidade de adaptar os carregamentos à opção contratada, entre outros.

     

    De uma forma genérica, as vantagens de cada opção podem resumir-se da seguinte forma:

    • Opção simples: ideal para quem efetua os carregamentos repartidos ao longo do dia ou cujo consumo entre as 22h00 e as 08h00 é inferior a 20% do total do seu consumo diário.
    • Opção bi-horária diária: ideal para quem tem mais de 40% dos seus carregamentos diários entre as 22h00 e as 8h00. Se o seu consumo de energia é mais elevado após as 22h00 (por exemplo, carrega maioritariamente o seu carro na rua durante a noite) poderá considerar esta opção.

    Mais pesquisadas

    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.