Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Soluções sustentáveis Bairro Solar

    Sou produtor do meu bairro, como é feita a instalação dos painéis?

    1. Vão ser feitas obras na minha casa, condomínio ou empresa para a instalação dos painéis?

    Para ser Produtor do bairro terá de ser instalado o sistema solar pela EDP Comercial por técnicos especializados. No entanto, é uma instalação simples sem impactos relevantes na sua casa.

    2. Os painéis podem causar danos na minha casa, condomínio ou empresa?

    A correta instalação de um sistema solar não causa quaisquer danos no local e por essa razão EDP Comercial conta com técnicos certificados e especializados. No caso excecional de haver algum problema, a EDP Comercial assegura a respetiva reparação. Haverá ainda lugar a uma garantia de 2 anos pelos trabalhos de instalação.

    3. Tenho de alterar a minha potência contratada para poder ser produtor?

    Com instalação do sistema solar na sua casa, condomínio ou empresa não deverá necessitar de fazer nenhuma alteração em termos de situação do fornecimento de eletricidade. Apenas necessita de ter contrato de fornecimento de energia com a EDP Comercial.

    4. Terei algum custo pela instalação dos painéis?

    Todo o investimento com o fornecimento e instalação do sistema solar é feito pela EDP Comercial. Não terá de realizar nenhum investimento.

    5. Qual o período contratual de um produtor?

    Para moradias e condomínios, o período contratual de um produtor é de 15 anos. No entanto, este pode a qualquer momento do contrato comprar a instalação solar a um preço decrescente ao longo do período de contrato. Adicionalmente, a partir do ano 5 de contrato, o cliente pode comprar apenas parte da instalação, se assumir o custo de desinstalação da componente remanescente, ou solicitar a desinstalação total da instalação, mediante o pagamento de uma penalidade decrescente ao longo do período de contrato.

    No caso das empresas e instituições, o período contratual de um produtor é de 10 anos. No entanto, este pode a qualquer momento do contrato comprar a instalação solar a um preço decrescente ao longo do período de contrato.

    6. O que acontece no final do período de fidelização?

    Após o período de fidelização, o produtor poderá renovar o contrato, comprar a instalação solar por preço a negociar ou solicitar a sua desinstalação sem qualquer custo.

    7. E se quiser vender a minha casa?

    A existência de um sistema solar em sua casa que permite obter poupanças pode servir para a valorizar aquando da venda. Neste caso pode terá a opção do contrato passar para o novo proprietário da casa. Caso essa não seja uma opção poderá denunciar o contrato sujeito às condições previstas.

    Mais pesquisadas

    Quem pode ser Produtor de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    Qualquer pessoa, condomínio, empresa ou instituição social que reúna as condições técnicas para a instalação do número mínimo de painéis solares e que tenha nesse local um contrato de fornecimento de eletricidade com a EDP Comercial, pode ser Produtor.

    Quando o meu bairro tiver painéis, o que tenho de fazer como produtor e quais as vantagens?

    Quando possível, apresentaremos a proposta comercial. Se aceitar, a energia consumida do Bairro Solar terá até 40% de desconto face ao preço de referência (tarifa simples). Como proprietária e gestora do sistema solar, a EDP Comercial assegura a manutenção

    Sou produtor e já criei um bairro, o que tenho de fazer agora?

    Ajudá-lo-emos a angariar vizinhos para o seu Bairro. Assim que possível, apresentaremos uma proposta contratual para cada membro do bairro. Após essa formalização, instalamos o sistema solar, será iniciada a produção e começam a receber energia e a poupar.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.