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Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

    A emissão de faturas para potências até 6,9 kva esteve temporariamente suspensa no início de outubro. Lamentamos os atrasos nos envios decorrentes da suspensão.
    A situação está ultrapassada e deverá receber a fatura a qualquer momento. O período de pagamento mantém-se ajustado à data de emissão da sua fatura.

    Verifique se a sua fatura já foi emitida e está disponível na sua área de cliente ou através do Whatsapp pelo número 911 955 282.

     

    Se ainda não recebeu a fatura, mas encontra-a disponível na sua Área de Cliente EDP, isto pode dever-se a:

    1. Fatura emitida há menos de 4 dias úteis

    Após a emissão da fatura, as faturas em pepel podem demorar cerca de 4 dias úteis a chegar a sua casa. Aguarde pela receção da mesma.

    2. Email/Morada de faturação errado(a)

    Valide se os dados de faturação que tem definidos são os corretos. Para tal:

    • Aceda a Consulte e altere o local
    • Em Pagamentos e faturação, confirme se os seus dados de pagamento e faturação estão corretos
    • Caso não estejam, pode alterá-los

    Se os dados de faturação estão corretos mas continua sem receber fatura, envie-nos um Pedido de apoio na Área de Cliente EDP, escolhendo o assunto Faturas e pagamentos, de seguida Problema com a fatura e por fim, selecione o motivo Ainda não recebi a minha fatura.

    3. Correspondência devolvida ou extraviada

    A sua fatura (eletrónica ou em papel) pode ter sido devolvida por:

    • Caixa de email cheia
    • Servidor desconhecido
    • Servidor em baixo
    • Extravio de carta

    Se não recebeu a fatura nem está disponível na sua Área de Cliente EDP, então sua fatura ainda não terá sido emitida. Pode dever-se a:

    1. Fez o seu contrato recentemente

    Se o seu contrato é recente, com menos de 21 dias desde o dia da ativação do contrato de energia, ainda não foi iniciada a faturação. Por favor, aguarde mais uns dias para que a sua fatura seja emitida.

    2. Periodicidade da faturação

    A periodicidade de faturação (mensal/bimestral) afeta a data de emissão da sua fatura. Valide qual o seu tipo de faturação e altere-a na área de cliente caso pretenda:

    • Aceda a Consulte e altere o local
    • Em Pagamentos e faturação, confirme a sua Periodicidade da fatura
    • Caso não seja a adequada, pode alterá-la

    Se fez uma alteração ao contrato que obriga a visita técnica (ex: alteração de fases), vai ser faturado apenas após a visita. Deve aguardar que a alteração contratual ocorra e, posteriormente, será emitida a sua fatura.

    3. Outros motivos que podem levar ao atraso na emissão da fatura

    Existem ainda outros motivos que podem levar ao atraso da emissão da sua fatura, entre eles:

    - Contador inteligente
    O contador inteligente pode demorar até 5 dias a comunicar a leitura após a data prevista de emissão da mesma. Se isto acontecer, aguardaremos no máximo 5 dias, caso não seja recebida a leitura do contador será emitida a sua fatura.

    - Validação de Tarifa Social
    O processo de validação do acesso à Tarifa Social pode demorar alguns dias e atrasar a emissão da sua fatura.

    - Atualização de preços.

     

     

     

    Caso não ocorra nenhuma das situações acima, envie-nos um Pedido de apoio na Área de Cliente EDP, escolhendo o assunto Faturas e pagamentos, de seguida Problema com a fatura e por fim, selecione o motivo Ainda não recebi a minha fatura.

    Mais pesquisadas

    Que taxas, impostos e contribuições me são cobrados e o que são?

    O consumo de energia está sujeito a taxas e impostos que vêm discriminados na fatura. À eletricidade aplica-se o Imposto Especial de Consumo, a Taxa de Exploração e a Contribuição Audiovisual. Ao gás natural, aplica-se o IEC e a Taxa de Ocupação do Subsolo

    Quero uma 2ª via da(s) fatura(s)

    Através da área de cliente pode consultar e fazer download das suas faturas e verificar se tem algum pagamento em atraso.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.