DEIXAMOS-LHE ALGUNS CONSELHOS SOBRE QUE ROUPAS DEVEM SER ESTENDIDAS AO AR E QUAIS PODEM IR PARA A MÁQUINA DE SECAR

Se durante o verão secar a roupa na corda pode ser uma decisão natural, com a chegada das estações mais frias e chuvosas, o estendal pode revelar-se insuficiente ou difícil de utilizar. Em alguns casos, mesmo nos dias mais longos, pode não ser fácil secar a roupa no estendal: basta ter uma família mais numerosa (e por isso lavar mais roupa), morar numa casa com uma exposição solar limitada ou com uma área de estendal diminuta.

Cada vez mais, as famílias optam por comprar uma máquina de secar roupa, sobretudo porque são cada vez mais eficientes e permitem secar a roupa de forma cómoda durante todo o ano. Se ainda não tem uma, descubra se a máquina de secar é a melhor opção para si.

Se já tem uma máquina de secar ou decidiu avançar para a compra de uma, deixamos-lhe alguns conselhos que deve ter em atenção para saber quais as roupas que devem ser estendidas na corda e quais podem ser colocadas na máquina de secar.

1. LEIA SEMPRE AS ETIQUETAS

Quando a roupa não pode ir para a máquina de secar, a etiqueta traz o símbolo respetivo a informar disso mesmo (um quadrado com o círculo a meio e como um traço por cima), por isso é importante que verifique os símbolos referentes à secagem nas etiquetas de cada peça de roupa.

Artigos de seda, de linho e outras peças delicadas, como lãs, por norma, não são recomendáveis para a máquina.

2. AS TOALHAS PODEM E DEVEM SER SECAS NA MÁQUINA

De um modo geral, as toalhas - ou turcos - peças que demoram mais tempo a secar no estendal, mesmo com sol, podem ir para a máquina de secar. É que, além de secarem mais depressa desta forma, têm um tecido robusto que aguenta muitas “secagens” e ainda mantêm a suavidade.

No entanto, deve ter em conta que há materiais que influenciam o tempo de secagem - as microfibras e o bambu secam mais depressa que o algodão.


3. PEÇAS DELICADAS? NO ESTENDAL

As roupas delicadas, como as de seda, de lã, de linho ou bordadas, requerem cuidados especiais tanto na lavagem – idealmente, deveriam ser lavadas à mão mas já existem programas e detergentes próprios para os lavar na máquina – como também na secagem, onde deve ser evitado o recurso à máquina de secar.

Assim, estas peças devem sair da máquina de lavar roupa para o estendal. O rodar do tambor da máquina de secar e a fricção com outras peças, podem danificar estes tecidos mais suaves. Para não correr esse risco, opte por secar estas peças mais sensíveis na corda.

4. EDREDÕES PARA A MÁQUINA

A roupa de cama, incluindo as almofadas e os edredões, têm lugar na máquina de secar, sejam ou não de algodão. No caso dos edredões, por serem mais pesados e difíceis de estender, o uso da máquina de secar torna-se uma solução particularmente prática.

5. AS GANGAS PODEM ENCOLHER NA MÁQUINA?

Sim, é verdade. As gangas tendem a encolher ligeiramente com cada lavagem e colocá-los na máquina de secar pode aumentar esse risco.
Idealmente, os jeans devem ir para o estendal, serem secos à sombra e do avesso de preferência.

No entanto, em casos excecionais - como períodos prolongados de chuva– pode optar por colocar gangas a secar na máquina.


PROCURA DE UMA MÁQUINA DE SECAR MAIS EFICIENTE?

Então temos a solução ideal para si. Consulte as nossas sugestões das melhores máquinas de secar roupa.