Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Soluções sustentáveis Mobilidade Elétrica

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    O que significa kWh?

    O kWh é a medida de energia consumida por um equipamento durante um determinado período de tempo.  1 kWh é a quantidade de energia utilizada para alimentar um equipamento com potência de 1000 watts durante 1 hora.

    Qual a diferença entre AC e DC?

    A Corrente Alternada – AC é a corrente elétrica que varia o seu sentido de circulação dentro do circuito durante o tempo e é a que normalmente chega às nossas habitações.

    A Corrente Contínua – DC é todo tipo de corrente que, quando percorrida num circuito, não altera o seu sentido de circulação (todos os circuitos DC possuem polaridade positiva (+) e negativa (-)).

    No carregamento de veículos elétricos, quando utilizamos corrente alternada, a velocidade de carregamento pode estar condicionada pela potência do posto/ tomada de carregamento ou pelo carregador interno do veículo. Com corrente contínua, a energia é transferida diretamente do posto para a bateria. Neste tipo de postos, a velocidade de carregamento vai corresponder ao máximo suportado pelo posto ou pelo veículo.

    O que é um EVSE?

    Existe vários modelos EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) no mercado, sendo que o mais comum consiste num cabo de carregamento portátil que permite carregar um veículo elétrico ligando diretamente a uma tomada em modo de carga 2.

    O EVSE mais utilizado no mercado possuí numa das suas extremidades um conector Tipo 1 ou Tipo 2 para poder ligar ao veículo elétrico e na outra extremidade uma ficha schuko (doméstica), pelo que não precisa de outro tipo de adaptador o que torna mais simples de versátil.

    A meio do cabo tem uma caixa de controlo incorporada que realiza a função piloto com VE e a função diferencial. Esta função diferencial no cabo de carregamento portátil não permite que o carregamento seja feito quando a tomada não tem terra, uma vez que só pode atuar em condições de segurança.

    Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Num circuito monofásico existe apenas uma fase por onde circula a corrente, e um neutro. A corrente monofásica é a mais comum para os consumidores domésticos, que utilizam a energia para ligar os aparelhos normais de uma casa (eletrodomésticos, água quente, termostatos, etc).

    Num circuito trifásico, existem 3 fases independentes, mas coordenadas entre si, por onde circula a corrente. Para a mesma corrente por fase, a alimentação trifásica permite uma maior potência de carregamento total quando comparada com a alimentação monofásica.

    Antes de instalar um equipamento de carregamento deve sempre verificar as características do seu veículo e da instalação elétrica da sua casa, pois nem todas as viaturas têm a capacidade de receber alimentação trifásica e nem todos os quadros elétricos estão preparados para alimentar equipamentos trifásicos.

    O que é um CEME?

    Um CEME é um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, cuja atividade consiste na compra e venda de energia elétrica no mercado grossista e retalhista, para fornecimento aos utilizadores de veículos elétricos, nos termos dos Artigos 7.º e 8.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 90/2014, de 11 de junho.

    O que é um OPC?

    Um Operador de Ponto de Carregamento (OPC) é a entidade responsável pela instalação, disponibilização, exploração e manutenção de infraestruturas de carregamento de acesso público ou privativo da rede de mobilidade elétrica e que permitam o carregamento de baterias de veículos elétricos.

    O que é um DPC?

    Um DPC é um Detetor de Posto(s) de Carregamento e é a entidade responsável pela instalação de postos carregamento em espaços de acesso privados. É possível ligar os postos à rede MOBI.E e garantir que os consumos são pagos pelos utilizadores de veículos elétricos (UVE) e não pelos detentores do espaço.

    Mais pesquisadas

    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.