Perguntas frequentes

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    Soluções de carregamento EDP: carregar fora de casa

    O que é o cartão Mobilidade elétrica EDP?

    O Cartão Mobilidade Elétrica EDP é o cartão CEME EDP Comercial que lhe permite carregar o seu veículo elétrico foram de casa em qualquer posto da rede pública gerida pela MOBI.E.
    Ao cartão está associado um contrato de energia que define o preço de energia a pagar nos carregamentos que efetuar fora de casa, o preço de referência da energia é 0,20€/kWh e não contempla o valor da tarifa OPC e taxas e impostos legais.

    Entre 1 de março e 30 de abril os clientes com contrato de energia beneficiam de um desconto promocional de 25% sobre o preço de referência da energia, ou seja, neste período o preço para clientes de energia EDP Comercial é 0,15€/kWh.

    Como contratar o cartão Mobilidade elétrica EDP para carregar fora de casa?

    1. Pedir cartão mobilidade elétrica EDP:
    • Nas linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53
    • Através do site EDP EDP
    • Lojas EDP

    Pedir o cartão de mobilidade elétrica EDP é gratuito e dá-lhe acesso à rede de postos de carregamento públicos que integram a rede gerida pela Mobi.E. Receberá o seu cartão por correio, para a morada indicada, no prazo de 5 dias úteis após a contratação do cartão.

    2. Receção e devolução do contrato
    Vai receber um email com o contrato de energia associado ao seu Cartão Mobilidade Elétrica EDP.
    Deve devolver o contrato assinado:
    • Através do formulário de contactos no site EDP.
    • Por correio (sem custos de envio e sem selo), para "EDP Comercial Comercialização de Energia S.A., Apartado 12121, Loja CTT Picoas, 1061-819 Lisboa "

    3. Ativação do cartão
    Depois de receber por correio o seu cartão de Mobilidade Elétrica EDP deve fazer a sua ativação:
    • Nas linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53
    • Através do site EDP
    • O processo de ativação demora entre 24 a 48 horas (dias úteis)

    Garanta que tem o NIF, o seu endereço de email e o número que consta na frente do cartão.

    4. Confirmação de ativação
    48 horas após o pedido de ativação irá receber um SMS a confirmar a ativação do cartão.

    5. Após receção da confirmação pode começar a carregar em qualquer posto de carregamento da rede pública.

    Quais as condições para solicitar um cartão Mobilidade Elétrica EDP?

    Os contratos de energia associados ao cartão Mobilidade Elétrica EDP obrigam à adesão de Fatura eletrónica e Débito Direto.

    Posso solicitar um Novo Cartão Mobilidade Elétrica EDP?

    Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão deve entrar em contacto com as linhas telefónica 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 para pedir o cancelamento do cartão e a adesão a um novo cartão.

    Como são faturados os consumos do cartão Mobilidade Elétrica EDP?

    Desde 1 de Julho de 2020, que todos os postos de carregamento público que integram a rede de carregamento Mobi.E são pagos, terminado o período transitório com carregamento gratuito.
    Pode consultar todos os postos de carregamento e as respetivas localizações no site www.mobie.pt.

    Os postos de carregamento podem pertencer a diferentes entidades e o preço a aplicar é composto por:

    Tarifa do comercializador de energia de mobilidade elétrica (CEME), ou seja, o valor dos kWh carregados de acordo com o tarifário contratado (consumo de energia). Este valor depende do contrato que tem com o seu fornecedor de energia para a mobilidade elétrica fora de casa.

    Tarifa do Operador do Ponto de Carregamento (OPC), ou seja, o valor cobrado pelo operador do ponto de carregamento pela utilização do mesmo. Esta tarifa pode assumir 4 formas: valor fixo por carregamento, valor por kWh, valor por tempo de ocupação do ponto ou uma combinação dos anteriores, e varia em função do ponto de carregamento.

    Taxas e impostos, ou seja, no preço irá acrescer o Imposto Especial de Consumo (IEC), e o Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).

    Conheça os preços das tarifas OPC nos postos EDP Comercial
    Conheça as Tarifas do Operador do Ponto de Carregamento (OPC) para:
    - Pontos de Carregamento Rápido;
    - Pontos de Carregamento Normal;

    Enquanto o meu veículo elétrico está a carregar, alguém pode retirar o cabo do meu veículo e colocar outro a carregar?

    Não. Os postos de carregamento possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido sem que o utilizador faça logout no posto de carregamento.
    Adicionalmente os próprios veículos elétricos bloqueiam o cabo durante o carregamento por questões de segurança, e em algos o cabo só poderá ser retirado com desbloqueio através do comando central do veículo.
    Por outro lado, sempre que o cabo é desligado do veículo, o sistema corta automaticamente a eletricidade, pelo que não é possível carregar outro veículo sem que seja feito um novo login.

    O carregamento num posto rápido pode ser pago diretamente, com um cartão Multibanco?

    Em Portugal não é possível pagar diretamente com cartão multibanco. Todos os carregamentos efetuados nos postos serão pagos pelos utilizadores ao seu Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), neste caso à EDP Comercial. Informá-lo-emos de todos os custos através da fatura que receberá no seu email.
    Na fatura de mobilidade elétrica EDP terá discriminadas a componente de energia, a componente do Operador do Posto de Carregamento (OPC) e as taxas e impostos aplicáveis.

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