Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saber mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

    O que é a funcionalidade de carregamento noturno da bateria?

    O Carregamento Noturno da bateria é uma funcionalidade do EDP Solar, que permite que a bateria carregue com energia da rede, durante a noite, até um nível de carga previamente definido.
    A funcionalidade só está disponível para clientes da Bateria Solar EDP com tarifa bi-horária ou tri-horária.
    Esta funcionalidade permite o carregamento da bateria com energia da rede entre as 00h e as 08h* horas, num período em que a tarifa é mais baixa, permitindo poupanças adicionais de até 10%, face à não utilização da funcionalidade.


    *Apesar de o período de vazio poder corresponder a um intervalo horário diferente, a funcionalidade de carregamento noturno só se ativa entre as 00h e as 08h.

    Assim, a bateria passa a gerar poupanças através de:
    1. Armazenamento do excedente solar para consumo no final do dia, nas horas em que já não há sol
    2. Armazenamento de energia da rede no período da noite, quando a tarifa é mais baixa, para consumo durante a manhã, evitando assim consumo da rede quando a tarifa é mais alta

    A funcionalidade será inativada automaticamente, para todos os clientes, a partir do dia 30 de abril de 2023, uma vez que é no período de inverno que traz mais vantagens, e não tem qualquer custo adicional para o cliente.

     

    Nota: Para garantir que a funcionalidade de Carregamento Noturno da Bateria funciona corretamente, é necessário que a bateria esteja ligada ao Wi-Fi. A EDP Comercial não se responsabiliza por falhas na funcionalidade que decorram de questões técnicas alheias aos nossos serviços, como por exemplo a falha de comunicação Wi-Fi.

    Sou cliente da Bateria Solar EDP e tenho tarifa simples/bi-horária/tri-horária. Porque é que não tenho a funcionalidade disponível?

    O carregamento noturno da bateria não é vantajoso para todos os clientes. Existem clientes com perfis de produção e de consumo para os quais a funcionalidade não gera poupança.
    Assim, para garantir a eficiência e a poupança indicadas na simulação, a funcionalidade só está disponível para clientes com tarifa bi-horária e tri-horária, que apresentem consumos de eletricidade relevantes, durante a manhã.

    Posso alterar a percentagem de carregamento, bem como ativar e desativar a funcionalidade quando quiser?

    Sim. Através da app e do portal de cliente EDP Solar, os clientes podem selecionar uma percentagem de carregamento diferente da percentagem recomendada pela EDP Comercial, bem como ativar ou desativar a funcionalidade, a qualquer momento.
    Contudo, devem ter em conta que a percentagem recomendada é a ótima para o sistema solar em questão. Além disso, caso seja selecionada uma percentagem de carregamento muito elevada, a bateria poderá ficar sem capacidade para carregar através do excedente de produção solar.
    Qualquer alteração pode demorar até 5 dias a ficar operacional.

     

    Nota: A EDP Comercial não se responsabiliza pelos níveis de poupança decorrentes da alteração da percentagem de carregamento noturno.

    Como podem os clientes tirar maior partido desta funcionalidade?

    O carregamento noturno da bateria estará disponível durante os meses com menos horas de luz e, consequentemente, com menor produção de energia solar, que são tipicamente os meses com maior consumo energético.
    O objetivo é que a bateria carregue no período da noite até um determinado nível, utilizando para o efeito a energia da rede quando a tarifa é mais baixa. A partir da 8h, essa energia começará a ser descarregada, suprindo as necessidades de energia num período do dia em que ainda existe pouca produção solar.
    Assim, para potenciar as poupanças geradas através desta funcionalidade, equipamentos como aquecedores elétricos, máquinas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar loiça ou termoacumuladores, podem funcionar nas primeiras horas da manhã.
    Deste modo, estará não só a garantir a utilização da energia carregada durante a noite, mas também a capacidade disponível da bateria para armazenar o excedente solar.
    Além disso, importa que seja adotada a percentagem de carga recomendada pela EDP Comercial, para garantir que durante o dia a bateria tem capacidade suficiente para armazenar o excedente solar e que o sistema, como um todo, se mantém eficiente.

    A instalação da bateria, por norma, obriga à instalação de painéis solares adicionais. Assim, porque é que está a ser sugerido o carregamento da bateria com energia da rede?

    Para que uma bateria solar funcione, é necessário um sistema solar sobredimensionado, que produza excedente solar suficiente para carregar a bateria, de modo a compensar o investimento realizado. Assim, existe um número ótimo de painéis adicionais para cada instalação, que é o recomendado pela EDP Comercial.
    Contudo, no período de inverno, em que há menos horas de luz e consequentemente menor produção solar e existe maior necessidade de consumo de energia, o excedente solar provavelmente não será suficiente para suprir as necessidades, por exemplo de aquecimento, ao final da noite e ao início da manhã.
    Assim, o consumo da rede provavelmente iria ocorrer independentemente da instalação da bateria. Esta funcionalidade permite que esse consumo tenha um preço mais baixo, pois será consumida energia durante o dia ao preço da energia durante a noite.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.