Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Soluções sustentáveis Bairro Solar

    Quem pode ser Produtor de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    1. Posso ser produtor?

    Qualquer pessoa, condomínio, empresa ou instituição social que tenha espaço disponível para a instalação de painéis solares, com um contrato de fornecimento de eletricidade associado, pode ser um Produtor num Bairro Solar.

    2. Quais as vantagens em criar um Bairro Solar?

    Ao ser Produtor de um Bairro Solar vai poder produzir localmente energia renovável e utilizar parte dessa energia para o seu consumo. Consumirá essa energia solar com um desconto face ao preço da eletricidade, o que lhe permitirá obter uma poupança na fatura. Tudo isto sem qualquer investimento.

    3. O que tenho de fazer para criar um Bairro no portal?

    Para criar um Bairro, apenas necessita de fazer uma simulação: selecionar o espaço que tem disponível para a instalação de painéis, caracterizar o seu espaço e fornecer dados de consumo. Com essa informação, saberá o seu potencial para ser produtor e, em caso afirmativo, decidir criar o Bairro no portal.

    4. Posso ser produtor e vizinho ao mesmo tempo?

    Em cada local só pode ser ou vizinho ou produtor. Quer seja produtor, quer seja vizinho vai receber parte da energia solar produzida no Bairro.

    5. Um bairro pode ter mais do que um produtor?

    Por definição uma comunidade de energia pode ter vários produtores. Nesta primeira fase, os bairros solares da EDP vão ter apenas um produtor por bairro.

    6. Já tenho um sistema de autoconsumo. Posso criar um bairro solar no mesmo local?

    Sim, estamos atualmente a estudar uma solução técnica e uma oferta comercial para que os nossos clientes possam aumentar a dimensão da sua instalação de autoconsumo e possam passar a ser produtores de novos Bairros Solares.

    7. Que tipo de espaço posso disponibilizar para a instalação dos painéis solares?

    Tipicamente os espaços mais indicados para a instalação de painéis são telhados ou coberturas de casas, edifícios ou empresas.

    8. O espaço que tenho disponível é arrendado. Posso ser produtor?

    O contrato associado a ser Produtor de Bairro Solar é de longo prazo, portanto só será viável se tiver um contrato de arrendamento de longa duração e mediante autorização do proprietário do espaço. Em alternativa pode incentivar que o proprietário do espaço se torne produtor. No caso de ter um contrato de arrendamento de menor duração, o mais indicado será ser vizinho de um bairro.

    9. Vivo num condomínio. Posso ser produtor?

    No caso dos condomínios o produtor é o próprio condomínio. No entanto, enquanto condómino pode iniciar o processo para tornar o seu condomínio num Bairro Solar, ao disponibilizar o espaço do seu condomínio e criar um bairro.

    Mais pesquisadas

    Quem pode ser Produtor de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    O Produtor do Bairro Solar pode ser qualquer pessoa, condomínio, empresa ou instituição social que tenha um contrato de eletricidade associado e espaço para instalação de painéis. O Produtor recebe parte da energia produzida com desconto e sem investimento

    Quando o meu bairro tiver painéis, o que tenho de fazer como produtor e quais as vantagens?

    Quando possível, apresentaremos a proposta comercial. Se aceitar, a energia consumida do Bairro Solar terá até 40% de desconto face ao preço de referência (tarifa simples). Como proprietária e gestora do sistema solar, a EDP Comercial assegura a manutenção

    Sou produtor e já criei um bairro, o que tenho de fazer agora?

    Ajudá-lo-emos a angariar vizinhos para o seu Bairro. Assim que possível, apresentaremos uma proposta contratual para cada membro do bairro. Após essa formalização, instalamos o sistema solar, será iniciada a produção e começam a receber energia e a poupar.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.