Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    1. Como saberei qual a energia do Bairro que foi produzida, que me foi atribuída e que foi consumida por mim?

    A EDP Comercial disponibilizará a cada membro do Bairro Solar a informação relativa à energia solar produzida que lhe for alocada e aquela que efetivamente consumiu, entre outras informações relevantes.

    2. Como membro de um Bairro Solar, posso continuar a usufruir dos descontos do meu tarifário de energia?

    Sim, ao aderir ao Bairro Solar mantém as condições e descontos referentes ao contrato de fornecimento de eletricidade proveniente da rede elétrica quem tem com a EDP Comercial. Ou seja, uma parte da eletricidade que consumir virá do Bairro Solar e a restante estará associada ao seu contrato tradicional de fornecimento.

    3. Tem de existir uma ligação elétrica entre os membros do bairro?

    Não será necessária nenhuma ligação elétrica física adicional entre os membros do bairro. Toda a energia será transmitida pela rede elétrica existente.

    4. Como recebo a eletricidade à noite ou quando a energia solar não for suficiente?

    Quando a energia solar produzida no Bairro e alocada não for suficiente, consumirá energia elétrica da rede como sempre fez até agora.

    5. O que acontece à energia produzida que não é consumida pelos membros do bairro?

    Caso seja produzida energia solar que não seja autoconsumida pelos membros do Bairro, essa energia será agregada pela EDP Comercial.

    6. Para ser membro de um Bairro Solar, tenho de ter um contador inteligente instalado?

    Sim. Caso o membro não tenha ainda um contador inteligente instalado, iremos solicitar a sua instalação ao operador de rede de distribuição. A instalação dos contadores inteligentes, quando necessária, será da responsabilidade do operador de rede, sem qualquer custo para o membro.

    7. Qual o impacto ambiental de um bairro?

    Um bairro ao produzir energia solar reduz as emissões de CO₂, uma vez que evita a geração de energia em centrais térmicas que têm emissões de CO₂ associadas garantindo assim uma energia 100% renovável. Para além disso, o facto de ser gerada localmente, faz com que seja mais eficiente no sentido em que existem menos perdas de energia no transporte entre as centrais e as instalações dos membros do Bairro.

    Mais pesquisadas

    Quem pode ser Produtor de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    Qualquer pessoa, condomínio, empresa ou instituição social que reúna as condições técnicas para a instalação do número mínimo de painéis solares e que tenha nesse local um contrato de fornecimento de eletricidade com a EDP Comercial, pode ser Produtor.

    Quando o meu bairro tiver painéis, o que tenho de fazer como produtor e quais as vantagens?

    Depois de instalar os painéis vai poder começar a usufruir de energia solar, com desconto até 60% na energia autoconsumida. Não tem de se preocupar com mais nada, enquanto proprietária e gestora do Bairro Solar, a EDP Comercial assegura a manutenção.

    Sou produtor e já criei um bairro, o que tenho de fazer agora?

    Assim que possível, apresentaremos uma proposta contratual para cada membro do bairro. Após essa formalização, instalamos o sistema solar, será iniciada a produção e começam a receber energia e a poupar.