Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Faturas Sobre a sua fatura

    Como posso beneficiar da taxa de IVA 13% no consumo eletricidade em famílias numerosas?

    O que preciso fazer para beneficiar da redução da taxa de IVA (para taxa intermédia) no consumo eletricidade em famílias numerosas?

    1. Considera-se uma Família Numerosa quando o agregado familiar é constituído por cinco ou mais pessoas.

     

    2. Para comprovar a condição de família numerosa , deverá preencher o seguinte formulário e apresentar um dos seguintes documentos:

          - Declaração de IRS referente ao ano vigente mais recente, comprovadamente submetida e validada. Se o Requerente for casado ou unido de facto, devem ser apresentadas ambas as declarações do IRS, exceto se tiver optado pela tributação conjunta;

          - Cartão Municipal de Família Numerosa;

          - Declaração da Junta de Freguesia comprovativa do agregado familiar;

          - Última fatura do abastecimento de água em nome do titular do contrato de energia, onde conste a aplicação da tarifa familiar da água.

     

    3. Enviar o formulário e um dos documentos acima referidos:

    - Online, selecionando o motivo de Contacto: Envio de Documentos > Comprovativos de Família Numerosa (IVA Reduzido)

    - Presencialmente, em qualquer loja ou agente exclusivo EDP Comercial.

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    Que taxas, impostos e contribuições me são cobrados e o que são?

    O consumo de energia está sujeito a taxas e impostos que vêm discriminados na fatura. À eletricidade aplica-se o Imposto Especial de Consumo, a Taxa de Exploração e a Contribuição Audiovisual. Ao gás natural, aplica-se o IEC e a Taxa de Ocupação do Subsolo

    Quero uma 2ª via da(s) fatura(s)

    Através da área de cliente pode consultar e fazer download das suas faturas e verificar se tem algum pagamento em atraso. Caso esteja sem receber fatura há mais de 3 meses, contacte-nos através do 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h).

    A leitura que dei é diferente da que surge na fatura

    Caso exista uma diferença entre o valor faturado e o consumo real, detetada por si ou por um técnico da EDP numa das visitas periódicas, haverá lugar a um acerto de contas.

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