Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    O que pode motivar a visita técnica de gás natural?

    Ao celebrar ou alterar a titularidade de um contrato de fornecimento de gás natural com a EDP no mercado livre, a ligação à rede será feita pela empresa distribuidora de gás, responsável por fazer chegar o gás natural a sua casa. As leituras do seu contador e a assistência em caso de avaria ou emergência, igualmente a cargo do distribuidor, também são visitas técnicas possíveis.

    Fiz um novo contrato de gás natural. Tenho de agendar uma visita técnica?

    O agendamento da visita para ligação à rede é da responsabilidade do distribuidor de gás natural. Receberá um telefonema para agendar o dia e hora da visita.

    Saiba em que situações precisa de realizar uma visita técnica de gás natural aqui.

    Como é feita a visita para ligação à rede?

    A visita é feita em conjunto por um inspetor credenciado e por um técnico da empresa distribuidora de gás da sua área geográfica. O inspetor irá certificar a sua instalação de gás - só após essa validação é que a sua habitação poderá ter fornecimento de gás natural. O técnico será responsável pela ligação à rede, após certificação das condições de segurança por parte do inspetor.

    Qual o custo da visita?

    O custo é de 60€ para clientes particulares e de 80€ para clientes com estabelecimentos comerciais e o pagamento é feito à entidade inspetora.

    Qual a duração de uma visita técnica?

    A duração das visitas técnicas irá depender da ação a ser efetuada. As visitas para leitura de contador demoram, tipicamente, alguns minutos enquanto questões que exijam assistência técnica poderão ser mais demoradas. As visitas agendadas têm um intervalo de marcação de duas horas e meia, em quatro intervalos:

    • Das 8h às 10h30;
    • Das 10h30 às 13h;
    • Das 13h às 15h30;
    • Das 15h30 às 18h.

    Foram encontradas anomalias na minha instalação de gás natural. E agora?

    Se durante a visita técnica de gás natural forem identificadas falhas na instalação de gás natural, podem ter lugar duas situações:

    • Foram encontradas anomalias críticas: A ligação à rede não poderá ser feita até as anomalias serem reparadas. Após a reparação, terá de agendar uma nova inspeção à sua instalação.
    • Foram encontradas anomalias não críticas: O inspetor dará autorização ao abastecimento de gás, sob condição de uma nova inspeção no prazo de 90 dias para verificação da reparação das irregularidades não críticas. Deverá contactar-nos para agendamento desta nova visita, através da linha 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou das nossas lojas e agentes.

    Mais pesquisadas

    Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?

    Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se existe luz na rua, se os vizinhos têm luz, se tem os pagamentos em dia ou se algum equipamento fez "disparar" o disjuntor/quadro. Caso não encontre o problema, ligue para o 800 506 506.

    Fiquei sem gás natural. O que devo fazer?

    Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se tem gás em algum dos equipamentos (se tiver, o problema pode ser do aparelho) ou se fechou as torneiras de segurança por engano. Caso não encontre o problema, contacte o seu distribuidor de gás.

    Como funcionam as visitas técnicas de eletricidade?

    As visitas técnicas de eletricidade são asseguradas pelo distribuidor de energia elétrica – o Operador de Rede de Distribuição, E-Redes - entidade independente da EDP Comercial cuja principal missão é fazer chegar a energia elétrica a sua casa.