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- Apagão de 28 de abril - reposição do fornecimento de energia
Tenho uma instalação solar, mas não funcionou durante a falha de energia. Porquê?
Tenho uma instalação solar, mas não funcionou durante a falha de energia. Porquê?
Os sistemas solares que instalamos não produzem energia em caso de falha da rede elétrica, por uma questão de segurança. Para que os painéis funcionem, é necessário que o equipamento que instalamos (mais concretamente, os inversores) comunique com a rede elétrica, de forma a gerir a energia que entra e sai desta mesma rede. Como a rede esteve desligada, não era possível assegurar o seu funcionamento em segurança.
Quando falta a luz, o sistema não consegue distinguir se se trata de um apagão geral ou apenas de uma intervenção pontual na rede. Por isso, por motivos de segurança, a legislação obriga os inversores — os equipamentos que convertem a energia dos painéis solares ou da bateria — a desligarem-se automaticamente. Esta medida evita que a eletricidade seja enviada de volta para a rede, o que poderia pôr em risco os técnicos que estão a trabalhar na reposição do serviço. Além disso, protege os equipamentos da sua casa contra possíveis danos causados por instabilidades no fornecimento de energia.
Existem soluções que me permitam ficar independente da rede?
Quando falta a luz, o sistema não consegue distinguir se se trata de um apagão geral ou apenas de uma intervenção pontual na rede. Por isso, por motivos de segurança, a legislação obriga os inversores — os equipamentos que convertem a energia dos painéis solares ou da bateria — a desligarem-se automaticamente. Esta medida evita que a eletricidade seja enviada de volta para a rede, o que poderia pôr em risco os técnicos que estão a trabalhar na reposição do serviço. Além disso, protege os equipamentos da sua casa contra possíveis danos causados por instabilidades no fornecimento de energia. Existem soluções técnicas para que os painéis possam funcionar de forma autónoma através da instalação de equipamento adicional. No entanto, essa solução não faz parte da nossa oferta comercial devido ao custo associado ser muito elevado. Interrupções longas de energia na rede elétrica são raras e excecionais, e na generalidade das situações não compensaria tal custo acrescido para o consumidor.
Tenho uma instalação solar com bateria, mas não funcionou durante a falha de energia. Porquê?
Os sistemas solares com baterias que instalamos não produzem energia em caso de falha da rede elétrica, por uma questão de segurança. Para que os painéis funcionem, é necessário que o equipamento que instalamos (mais concretamente, os inversores) comunique com a rede elétrica, de forma a gerir a energia que entra e sai desta mesma rede.
Como a rede esteve desligada, não era possível assegurar o seu funcionamento em segurança.
Quando falta a luz, o sistema não consegue distinguir se se trata de um apagão geral ou apenas de uma intervenção pontual na rede. Por isso, por motivos de segurança, a legislação obriga os inversores — os equipamentos que convertem a energia dos painéis solares ou da bateria — a desligarem-se automaticamente. Esta medida evita que a eletricidade seja enviada de volta para a rede, o que poderia pôr em risco os técnicos que estão a trabalhar na reposição do serviço. Além disso, protege os equipamentos da sua casa contra possíveis danos causados por instabilidades no fornecimento de energia.
Existem soluções que me permitam ficar independente da rede?
Existem soluções técnicas para que os painéis possam funcionar de forma autónoma através da instalação de equipamento adicional. No entanto, essa solução não faz parte da nossa oferta comercial devido ao custo associado ser muito elevado. Interrupções longas de energia na rede elétrica são raras e excecionais, e na generalidade das situações não compensaria tal custo acrescido para o consumidor.
Ainda tenho o meu sistema solar offline. O que posso fazer?
Se o seu sistema solar estiver a apresentar problemas, sugerimos que tente reconectar os medidores pela app ou fisicamente. Caso não esteja a conseguir, pedimos, por favor, que entre em contacto para com os nossos serviços:
Particulares e Pequenos negócios: Contacte a linha de atendimento da EDP Comercial 21 353 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | custo de chamada para a rede fixa) e indique “avaria solar”.
PMEs: Contacte a nossa linha de atendimento através do 21 75 05 350. Deverá selecionar a opção 3 e, de seguida, a opção 2.
Grandes contas: O seu gestor de cliente está disponível para qualquer questão. Alternativamente, contacte a nossa linha de atendimento através do 21 75 05 350. Deverá selecionar a opção 3 e, de seguida, a opção 2.