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Perguntas frequentes

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Perguntas frequentes

    O que é a rede pública de carregamento?

    A rede pública de mobilidade elétrica compreende o conjunto integrado de pontos de carregamento e demais infraestruturas de acesso público, relacionadas com o carregamento de baterias de veículos elétricos. Os pontos de carregamento da rede pública são operados por entidades designadas como Operadores de Pontos de Carregamento (OPC), e são acessíveis a todos os utilizadores de veículos elétricos que tenham um cartão emitido por um Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica (CEME).

    A MOBI.E é a atual Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) em Portugal, sendo responsável pela gestão e monitorização da rede, nomeadamente em termos dos fluxos energéticos, de informação e financeiros associados ao seu funcionamento.

    Como posso carregar o meu carro na rede pública de carregamento?

    1. Aderir a um cartão CEME: para carregar o seu veículo elétrico fora de casa tem que ter um cartão CEME que permite ativar a sessão de carregamento nos postos da rede pública de carregamento, pode optar pelo cartão Mobilidade Elétrica EDP ou por outro CEME.

      Pedir o cartão Mobilidade Elétrica EDP é gratuito e apenas paga os carregamentos efetuados com o cartão na sua fatura,  peça já o seu através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional), nas lojas EDP ou aqui.
    1. Ativação cartão CEME: após receber o cartão deve fazer a ativação do mesmo junto do respetivo comercializador de energia. Se é cliente EDP Comercial pode fazer a ativação do seu cartão através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou aqui. O processo de ativação demora entre 24 a 48 horas (dias úteis).

    2. Informação sobre a rede pública e operadores de pontos de carregamento (OPC): após a ativação do cartão já pode fazer carregamentos nos pontos de carregamento públicos da rede MOBI.E a, nível nacional. Saiba mais sobre a rede nacional aqui.

      Ao dirigir-se a um posto de carregamento da rede pública deve verificar no próprio posto a tarifa OPC em vigor e seguir as instruções de utilização do posto. Caso tenha alguma questão ou dúvida na utilização do posto pode contactar a linha de suporte técnico do operador do posto de carregamento que deve estar afixada no posto. No caso dos postos operados pela EDP Comercial pode contactar a linha 800 22 22 22, disponível 24h por dia.
    1. Iniciar carregamento: deve utilizar o seu o cartão CEME para ativar o posto (através de leitura RFID contactless) e iniciar o carregamento. Nos Postos de Carregamento Rápido (PCR), os cabos fazem parte do equipamento de carregamento, mas nos Postos de Carregamento Normal (PCN) o utilizador deve utilizar o seu próprio cabo de carregamento, normalmente fornecido pelo fabricante do veículo ou adquirido posteriormente, para conectar o seu veículo elétrico ao ponto de carregamento. Após a conexão do cabo deve verificar no ecrã do posto e na sua viatura se o carregamento já está a decorrer.

      Não precisa de estar junto do seu veículo durante o período de carregamento, dado que o conetor do cabo fica bloqueado e não pode ser desligado sem que passe novamente o seu cartão no leitor do posto.
    1. Encerrar carregamento: para encerrar o carregamento passe novamente o seu cartão no posto para terminar a sessão e desligar o cabo da sua viatura. O valor a pagar por cada carregamento será incluído na fatura de energia enviada pelo comercializador de energia associado ao cartão CEME utilizado no carregamento.

      Deve assegurar-se que desliga a sessão e retira o seu veículo do lugar de estacionamento assim que a sessão de carregamento terminar, para que o posto de carregamento fique disponível para outro utilizador.

     

    Com um cartão CEME ativo pode utilizar todos os pontos de carregamento disponíveis na rede pública de carregamento e instalados em espaços de acesso público. Pode consultar a rede de postos de carregamento aqui ou através da aplicação EDP Charge.

    Sim, um único cartão CEME dá acesso a todos os postos situados em locais de acesso publico. A rede de carregamento em Portugal funciona de forma interoperável, isto é, os utilizadores podem aceder a qualquer ponto de carregamento em Portugal através de um único meio de acesso, o cartão.

    Sim, é possível ter vários cartões por carro ou por utilizador, caso necessário.

    Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão deve entrar em contacto com a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para pedir o cancelamento do cartão e solicitar a adesão a um novo cartão.

    Caso necessite de suporte técnico num posto de carregamento EDP Comercial deverá contactar a linha de apoio técnico OPC, disponível 24h, através do número 800 22 22 22.

    O que preciso para conseguir carregar o meu veículo elétrico no estrangeiro?

    Atualmente, não existe um modelo de gestão de mobilidade elétrica internacional que seja compatível com o atual modelo existente em Portugal, não sendo possível utilizar um meio de pagamento uniforme nos Postos de Carregamento fora de Portugal. Existem locais onde o pagamento é feito mediante uma aplicação de telemóvel, ou Cartão de Crédito, ou de um Cartão específico para os Postos de Carregamento, etc.

    Se é um utilizador de veículo elétrico é importante que faça um correto planeamento da sua viagem ao estrangeiro, fazendo uma pesquisa antecipada em função da autonomia da sua viatura, rota e soluções de carregamento disponíveis de forma a garantir uma viagem segura.

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    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.

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