Perguntas frequentes

    O que é a rede pública de carregamento?

    A rede pública de mobilidade elétrica compreende o conjunto integrado de pontos de carregamento e demais infraestruturas de acesso público, relacionadas com o carregamento de baterias de veículos elétricos. Os pontos de carregamento da rede pública são operados por entidades designadas como Operadores de Pontos de Carregamento (OPC), e são acessíveis a todos os utilizadores de veículos elétricos que tenham um cartão emitido por um Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica (CEME).

    O que é a MOBI.E?

    A MOBI.E é a atual Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) em Portugal, sendo responsável pela gestão e monitorização da rede, nomeadamente em termos dos fluxos energéticos, de informação e financeiros associados ao seu funcionamento.

    Como posso carregar o meu carro na rede pública de carregamento?

    1. Aderir a um cartão CEME: para carregar o seu veículo elétrico fora de casa tem que ter um cartão CEME que permite ativar a sessão de carregamento nos postos da rede pública de carregamento, pode optar pelo cartão Mobilidade Elétrica EDP ou por outro CEME.

      Pedir o cartão Mobilidade Elétrica EDP é gratuito e apenas paga os carregamentos efetuados com o cartão na sua fatura,  peça já o seu através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional), nas lojas EDP ou aqui.
    1. Ativação cartão CEME: após receber o cartão deve fazer a ativação do mesmo junto do respetivo comercializador de energia. Se é cliente EDP Comercial pode fazer a ativação do seu cartão através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) ou aqui. O processo de ativação demora entre 24 a 48 horas (dias úteis).

    2. Informação sobre a rede pública e operadores de pontos de carregamento (OPC): após a ativação do cartão já pode fazer carregamentos nos pontos de carregamento públicos da rede MOBI.E a, nível nacional. Saiba mais sobre a rede nacional aqui.

      Ao dirigir-se a um posto de carregamento da rede pública deve verificar no próprio posto a tarifa OPC em vigor e seguir as instruções de utilização do posto. Caso tenha alguma questão ou dúvida na utilização do posto pode contactar a linha de suporte técnico do operador do posto de carregamento que deve estar afixada no posto. No caso dos postos operados pela EDP Comercial pode contactar a linha 800 22 22 22, disponível 24h por dia.
    1. Iniciar carregamento: deve utilizar o seu o cartão CEME para ativar o posto (através de leitura RFID contactless) e iniciar o carregamento. Nos Postos de Carregamento Rápido (PCR), os cabos fazem parte do equipamento de carregamento, mas nos Postos de Carregamento Normal (PCN) o utilizador deve utilizar o seu próprio cabo de carregamento, normalmente fornecido pelo fabricante do veículo ou adquirido posteriormente, para conectar o seu veículo elétrico ao ponto de carregamento. Após a conexão do cabo deve verificar no ecrã do posto e na sua viatura se o carregamento já está a decorrer.

      Não precisa de estar junto do seu veículo durante o período de carregamento, dado que o conetor do cabo fica bloqueado e não pode ser desligado sem que passe novamente o seu cartão no leitor do posto.
    1. Encerrar carregamento: para encerrar o carregamento passe novamente o seu cartão no posto para terminar a sessão e desligar o cabo da sua viatura. O valor a pagar por cada carregamento será incluído na fatura de energia enviada pelo comercializador de energia associado ao cartão CEME utilizado no carregamento.

      Deve assegurar-se que desliga a sessão e retira o seu veículo do lugar de estacionamento assim que a sessão de carregamento terminar, para que o posto de carregamento fique disponível para outro utilizador.

     

    Que postos de carregamento da rede pública posso usar?

    Com um cartão CEME ativo pode utilizar todos os pontos de carregamento disponíveis na rede pública de carregamento e instalados em espaços de acesso público. Pode consultar a rede de postos de carregamento aqui ou através da aplicação EDP EV.Charge.

    Com o cartão Mobilidade Elétrica EDP (CEME) é possível carregar em qualquer posto de acesso público?

    Sim, um único cartão CEME dá acesso a todos os postos situados em locais de acesso publico. A rede de carregamento em Portugal funciona de forma interoperável, isto é, os utilizadores podem aceder a qualquer ponto de carregamento em Portugal através de um único meio de acesso, o cartão.

    Posso ter mais que um cartão emitido pela EDP Comercial?

    Sim, é possível ter vários cartões por carro ou por utilizador, caso necessário.

    Perdi o meu cartão Mobilidade Elétrica EDP (CEME). Como posso ter um novo?

    Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão deve entrar em contacto com a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) para pedir o cancelamento do cartão e solicitar a adesão a um novo cartão.

    O que fazer caso tenha alguma dúvida na utilização de um posto de carregamento da EDP Comercial?

    Caso necessite de suporte técnico num posto de carregamento EDP Comercial deverá contactar a linha de apoio técnico OPC, disponível 24h, através do número 800 22 22 22.

    O que preciso para conseguir carregar o meu veículo elétrico no estrangeiro?

    Atualmente, não existe um modelo de gestão de mobilidade elétrica internacional que seja compatível com o atual modelo existente em Portugal, não sendo possível utilizar um meio de pagamento uniforme nos Postos de Carregamento fora de Portugal. Existem locais onde o pagamento é feito mediante uma aplicação de telemóvel, ou Cartão de Crédito, ou de um Cartão específico para os Postos de Carregamento, etc.

    Se é um utilizador de veículo elétrico é importante que faça um correto planeamento da sua viagem ao estrangeiro, fazendo uma pesquisa antecipada em função da autonomia da sua viatura, rota e soluções de carregamento disponíveis de forma a garantir uma viagem segura.

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    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.

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