Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Soluções sustentáveis Mobilidade Elétrica

    Soluções de carregamento EDP: carregar fora de casa

    O que é o cartão Mobilidade elétrica EDP?

    O Cartão Mobilidade Elétrica EDP é o cartão CEME EDP Comercial que lhe permite carregar o seu veículo elétrico foram de casa em qualquer posto da rede pública gerida pela MOBI.E.
    Ao cartão está associado um contrato de energia que define o preço de energia a pagar nos carregamentos que efetuar fora de casa, o preço de referência da energia é 0,20€/kWh e não contempla o valor da tarifa OPC e taxas e impostos legais.

    Os clientes com contrato de energia em casa beneficiam de um desconto de 20% sobre o preço de referência da energia, ou seja, o preço para clientes de energia EDP Comercial é 0,16€/kWh.

    Como contratar o cartão Mobilidade elétrica EDP para carregar fora de casa?

    1. Pedir cartão mobilidade elétrica EDP:
    • Na linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional)
    • Através do site EDP EDP
    • Lojas EDP

    Pedir o cartão de mobilidade elétrica EDP é gratuito e dá-lhe acesso à rede de postos de carregamento públicos que integram a rede gerida pela Mobi.E. Receberá o seu cartão por correio, para a morada indicada, no prazo de 5 dias úteis após a contratação do cartão.

    2. Receção e devolução do contrato
    Vai receber um email com o contrato de energia associado ao seu Cartão Mobilidade Elétrica EDP.
    Deve devolver o contrato assinado:
    • Através do formulário de contactos no site EDP.
    • Por correio (sem custos de envio e sem selo), para "EDP Comercial Comercialização de Energia S.A., Apartado 12121, Loja CTT Picoas, 1061-819 Lisboa "

    3. Ativação do cartão
    Depois de receber por correio o seu cartão de Mobilidade Elétrica EDP deve fazer a sua ativação:

    • Na linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional)
    • Através do site EDP
    • O processo de ativação demora entre 24 a 48 horas (dias úteis)

    Garanta que tem o NIF, o seu endereço de email e o número que consta na frente do cartão.

    4. Confirmação de ativação
    48 horas após o pedido de ativação irá receber um SMS a confirmar a ativação do cartão.

    5. Após receção da confirmação pode começar a carregar em qualquer posto de carregamento da rede pública.

    Quais as condições para solicitar um cartão Mobilidade Elétrica EDP?

    Os contratos de energia associados ao cartão Mobilidade Elétrica EDP obrigam à adesão de Fatura eletrónica e Débito Direto.

    Posso solicitar um Novo Cartão Mobilidade Elétrica EDP?

    Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão deve entrar em contacto com a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) para pedir o cancelamento do cartão e a adesão a um novo cartão.

    Como são faturados os consumos do cartão Mobilidade Elétrica EDP?

    Desde 1 de Julho de 2020, que todos os postos de carregamento público que integram a rede de carregamento Mobi.E são pagos, terminado o período transitório com carregamento gratuito.
    Pode consultar todos os postos de carregamento e as respetivas localizações no site www.mobie.pt.

    Os postos de carregamento podem pertencer a diferentes entidades e o preço a aplicar é composto por:

    Tarifa do comercializador de energia de mobilidade elétrica (CEME), ou seja, o valor dos kWh carregados de acordo com o tarifário contratado (consumo de energia). Este valor depende do contrato que tem com o seu fornecedor de energia para a mobilidade elétrica fora de casa.

    Tarifa do Operador do Ponto de Carregamento (OPC), ou seja, o valor cobrado pelo operador do ponto de carregamento pela utilização do mesmo. Esta tarifa pode assumir 4 formas: valor fixo por carregamento, valor por kWh, valor por tempo de ocupação do ponto ou uma combinação dos anteriores, e varia em função do ponto de carregamento.

    Taxas e impostos, ou seja, no preço irá acrescer o Imposto Especial de Consumo (IEC), e o Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).

    Enquanto o meu veículo elétrico está a carregar, alguém pode retirar o cabo do meu veículo e colocar outro a carregar?

    Não. Os postos de carregamento possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido sem que o utilizador faça logout no posto de carregamento.
    Adicionalmente os próprios veículos elétricos bloqueiam o cabo durante o carregamento por questões de segurança, e em algos o cabo só poderá ser retirado com desbloqueio através do comando central do veículo.
    Por outro lado, sempre que o cabo é desligado do veículo, o sistema corta automaticamente a eletricidade, pelo que não é possível carregar outro veículo sem que seja feito um novo login.

    O carregamento num posto rápido pode ser pago diretamente, com um cartão Multibanco?

    Em Portugal não é possível pagar diretamente com cartão multibanco. Todos os carregamentos efetuados nos postos serão pagos pelos utilizadores ao seu Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), neste caso à EDP Comercial. Informá-lo-emos de todos os custos através da fatura que receberá no seu email.
    Na fatura de mobilidade elétrica EDP terá discriminadas a componente de energia, a componente do Operador do Posto de Carregamento (OPC) e as taxas e impostos aplicáveis.

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    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

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    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.

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