You are being redirected to a Portuguese only language website.

Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Perguntas frequentes

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    Acabou de comprar um carro elétrico ou está a pensar comprar e tem dúvidas?

    A EDP e a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) uniram-se em mais uma iniciativa para promover a adesão à mobilidade elétrica em Portugal.
    Pode consultar um manual de boas práticas que pretende responder às principais dúvidas dos condutores quando decidem aderir a esta forma de mobilidade sustentável.

    Este guia para novos condutores de veículos elétricos ajuda a compreender diferenças na autonomia e carregamento, assim como outras informações relevantes.

    Consulte aqui o Manual da Mobilidade Elétrica.

    O que significa kWh?

    O kWh é a medida de energia consumida por um equipamento durante um determinado período de tempo.  1 kWh é a quantidade de energia utilizada para alimentar um equipamento com potência de 1000 watts durante 1 hora.

    Qual a diferença entre AC e DC?

    A Corrente Alternada – AC é a corrente elétrica que varia o seu sentido de circulação dentro do circuito durante o tempo e é a que normalmente chega às nossas habitações.

    A Corrente Contínua – DC é todo tipo de corrente que, quando percorrida num circuito, não altera o seu sentido de circulação (todos os circuitos DC possuem polaridade positiva (+) e negativa (-)).

    No carregamento de veículos elétricos, quando utilizamos corrente alternada, a velocidade de carregamento pode estar condicionada pela potência do posto/ tomada de carregamento ou pelo carregador interno do veículo. Com corrente contínua, a energia é transferida diretamente do posto para a bateria. Neste tipo de postos, a velocidade de carregamento vai corresponder ao máximo suportado pelo posto ou pelo veículo.

    O que é um EVSE?

    Existe vários modelos EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) no mercado, sendo que o mais comum consiste num cabo de carregamento portátil que permite carregar um veículo elétrico ligando diretamente a uma tomada em modo de carga 2.

    O EVSE mais utilizado no mercado possuí numa das suas extremidades um conector Tipo 1 ou Tipo 2 para poder ligar ao veículo elétrico e na outra extremidade uma ficha schuko (doméstica), pelo que não precisa de outro tipo de adaptador o que torna mais simples de versátil.

    A meio do cabo tem uma caixa de controlo incorporada que realiza a função piloto com VE e a função diferencial. Esta função diferencial no cabo de carregamento portátil não permite que o carregamento seja feito quando a tomada não tem terra, uma vez que só pode atuar em condições de segurança.

    Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Num circuito monofásico existe apenas uma fase por onde circula a corrente, e um neutro. A corrente monofásica é a mais comum para os consumidores domésticos, que utilizam a energia para ligar os aparelhos normais de uma casa (eletrodomésticos, água quente, termostatos, etc).

    Num circuito trifásico, existem 3 fases independentes, mas coordenadas entre si, por onde circula a corrente. Para a mesma corrente por fase, a alimentação trifásica permite uma maior potência de carregamento total quando comparada com a alimentação monofásica.

    Antes de instalar um equipamento de carregamento deve sempre verificar as características do seu veículo e da instalação elétrica da sua casa, pois nem todas as viaturas têm a capacidade de receber alimentação trifásica e nem todos os quadros elétricos estão preparados para alimentar equipamentos trifásicos.

    O que é um CEME?

    Um CEME é um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, cuja atividade consiste na compra e venda de energia elétrica no mercado grossista e retalhista, para fornecimento aos utilizadores de veículos elétricos, nos termos dos Artigos 7.º e 8.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 90/2014, de 11 de junho.

    O que é um OPC?

    Um Operador de Ponto de Carregamento (OPC) é a entidade responsável pela instalação, disponibilização, exploração e manutenção de infraestruturas de carregamento de acesso público ou privativo da rede de mobilidade elétrica e que permitam o carregamento de baterias de veículos elétricos.

    O que é um DPC?

    Um DPC é um Detetor de Posto(s) de Carregamento e é a entidade responsável pela instalação de postos carregamento em espaços de acesso privados. É possível ligar os postos à rede MOBI.E e garantir que os consumos são pagos pelos utilizadores de veículos elétricos (UVE) e não pelos detentores do espaço.

    Mais pesquisadas

    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.