Secar a roupa pode ser um desafio durante o inverno, se não tiver grandes alternativas - a não ser o sol - para a secar. Por isso, há quem questione: comprar uma máquina de secar é uma boa escolha? Ou o estendal é suficiente? Descubra tudo aqui.

No verão, secar a roupa é uma tarefa normalmente simples. Já no inverno – e até mesmo no outono ou na primavera - a chuva e a humidade dificultam esta lide.

Existem três alternativas para secar a sua roupa:

  • Estendal exterior: secar a roupa na corda ao sol é a solução mais comum, apesar de apresentar alguns desafios como veremos
  • Estendal portátil: normalmente usado dentro de casa, em divisões com maior exposição solar
  • Máquina de secar: solução mais cómoda e cada vez mais utilizada nos lares portugueses. Pode ser apenas de secar ou combinada - ou seja, é simultaneamente uma máquina de lavar e secar roupa.

Mesmo num país como Portugal, que goza de um clima mais ameno que outros países europeus, secar a roupa recorrendo exclusivamente ao sol pode revelar-se complicado. Não apenas porque nos meses entre outubro e abril os dias são mais pequenos e a chuva mais frequente, mas também devido a uma série de outros fatores que por vezes não nos lembramos e que tendem a ser relativamente constantes - como a composição do agregado familiar, a orientação e a dimensão da casa, a extensão do estendal, entre outros.

Por isso, cada vez mais os portugueses que optam por investir numa máquina de secar roupa, que lhes permite secar a roupa de uma forma rápida e cómoda, faça chuva ou faça sol.

Apesar do facto de ser, das três máquinas-tipo de uma cozinha (lavar loiça, roupa e secar), a que consome mais energia, a verdade é que as máquinas de secar roupa estão cada vez mais eficientes – ou seja, consomem menos energia e são mais amigas do ambiente. Por isso, são cada vez mais uma opção a ter em conta.

Mas cada caso é um caso. Por isso, é normal que lhe surjam uma série de questões. Devo secar a roupa exclusivamente no estendal? Fará sentido comprar uma máquina de secar roupa?

Antes de decidir avançar para a compra deste tipo de eletrodomésticos, é importante ponderar vários fatores.

1. ESTENDAL

Antes de tudo, importa perceber qual a dimensão e capacidade do seu estendal – é suficiente para a quantidade de roupa que necessita lavar?

Quando falamos de moradias que tenham terraço, existe uma maior probabilidade de ter uma área de estendal considerável ou de a poder instalar – embora isto nem sempre seja verdade.

No entanto, existem muitos casos, sobretudo em apartamentos, em que a área de estendal é reduzida e nos quais secar a roupa no exterior é um enorme desafio – o que leva a que muita gente recorra a estendais portáteis para colocar dentro de casa.

Ou seja, nos casos em que a dimensão do estendal é reduzida, investir numa máquina de secar roupa pode ser uma boa opção, especialmente se não quiser ou não puder colocar estendais portáteis dentro de casa, devido a falta de espaço ou simplesmente por uma questão de conforto. O que nos leva ao fator seguinte.

2. EXPOSIÇÃO SOLAR E DIMENSÃO DA CASA

Outro fator preponderante é a exposição solar de sua casa e do seu estendal. Se o lado da casa onde tem o seu estendal apanhar sol, será mais fácil secar a roupa no exterior – uma vez mais, se a sua área de estendal for suficiente para as suas necessidades.

No entanto, se o seu estendal for muito curto e/ou se não apanhar sol direto, será mais difícil usá-lo, sobretudo nos meses em que os dias são mais curtos e húmidos.

Uma vez mais, nesse caso, colocam-se duas alternativas: usar estendais portáteis dentro de casa ou adquirir uma máquina de secar.

Se a sua casa for espaçosa e tiver divisões com elevada exposição solar, montar um estendal portátil pode ser uma solução viável. Mas poderá ter de investir num desumidificador para ajudar a diminuir a humidade de sua casa e deslocar consecutivamente o estendal entre diferentes divisões da casa, em função da temperatura e exposição solar.

Contudo, se a sua casa tiver pouco espaço e/ou reduzida exposição solar, investir numa máquina poderá ser a alternativa mais funcional e cómoda para secar a roupa. Ou então optar pela solução mais funcional de todas – ter uma máquina de lavar e secar roupa, ou seja, que assegure as duas funções em simultâneo.

3. AGREGADO FAMILIAR

Este ponto está intrinsecamente ligado com os dois primeiros. Porque, quanto mais pessoas viverem numa casa, maior será o volume de roupa a lavar e menos espaço terá disponível em casa.

Ou seja, mesmo que tenha um estendal de dimensões generosas que apanhe sol diretamente, uma família numerosa faz “encurtar a corda”, sobretudo se tiver filhos ou crianças a viver consigo – e aí a máquina de secar será uma solução que deverá ponderar.

Por outro lado, no caso de uma pessoa solteira ou de um casal, a probabilidade de o estendal ser suficiente é maior. Mas lembre-se, todos os fatores acima mencionados devem ser ponderados.

QUER COMPRAR UMA MÁQUINA DE SECAR?

Se optar por adquirir uma máquina de secar ou até uma máquina combinada, pode consultar a seleção das máquinas mais eficientes que escolhemos para si.

E lembre-se: é importante que faça uma utilização sustentável deste equipamento. Descubra quais as roupas que devem ser estendidas na corda e as que podem ir à máquina de secar.