Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos O meu contrato

    Como posso pagar a minha fatura através do débito direto?

    QUAIS AS VANTAGENS DE ADERIR AO DÉBITO DIRETO?

    • É mais cómodo, já que não tem de se deslocar para pagar as suas faturas.
    • Evita preocupações com prazos de pagamento, já que recebe sempre a fatura antecipadamente para poder conferir o valor e o dia da cobrança na sua conta bancária.
    • É mais seguro. Em caso de engano, mesmo após o débito ter sido feito, pode anulá-lo junto do seu banco no prazo de 8 semanas.

    COMO POSSO ADERIR AO DÉBITO DIRETO?

    Para aderir ao débito direto tem ao seu dispor os seguintes meios:

    • Área de cliente, acedendo aos detalhes do seu contrato na sua área reservada de cliente.
    • Linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h, custo de chamada local)
    • Lojas ou agentes

    COMO POSSO ADERIR AO DÉBITO DIRETO ATRAVÉS DA ÁREA DE CLIENTE?

    • Faça login ou registe-se na área de cliente
    • Selecione o contrato pretendido e aceda a Alterações ao contrato
    • Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Débito direto, clique em Adira já
    • Clique em Autorização de débito direto
    • Insira o seu IBAN e clique em Confirmar. A atualização será feita após o IBAN ser aprovado.

    COMO POSSO ALTERAR O IBAN ASSOCIADO AO MEU DÉBITO DIRETO?

    Caso pretenda, pode alterar a conta bancária que usa para pagar a sua fatura. Para isso, basta pedir a alteração do IBAN associado ao seu débito direto. A forma mais simples e rápida de fazê-lo é através da sua área de cliente.

    Alternativamente, poderá fazê-lo através das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h, custo de chamada local) ou numa loja ou agente EDP.

    COMO POSSO ALTERAR O IBAN ATRAVÉS DA ÁREA DE CLIENTE?

    • Faça login ou registe-se na área de cliente
    • Selecione o contrato pretendido e aceda a Alterações
    • Na secção Dados de pagamento e faturação, clique no lápis vermelho junto ao campo IBAN
    • Insira o novo IBAN e clique em Confirmar. A atualização será feita após o IBAN ser aprovado.

    POSSO ESTABELECER UM LIMITE PARA O DÉBITO DIRETO?

    Sim. Para isso, pode dirigir-se a uma caixa automática multibanco ou ao seu homebanking, e seguir os passos:

    • Selecione a opção Débitos diretos
    • Selecione a autorização de débito direto cujo limite quer alterar
    • Para alterar as caraterísticas de uma autorização existente, selecione Alteração da autorização
    • Insira o montante máximo para a autorização de débito direto e, se desejar, a data limite para a mesma
    • Selecione a opção Confirmar

    Desta forma, sempre que o valor a pagar da sua fatura ultrapassar o valor que estabeleceu como limite, a fatura ficará automaticamente bloqueada para débito direto, tendo nesse caso de fazer o pagamento pelos meios alternativos ao seu dispor: multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes de cobrança.

    Pode alterar os limites do débito direto a qualquer momento.

    ULTRAPASSADO O LIMITE PARA O DÉBITO DIRETO, ELE FICA ANULADO?

    Não. Apenas as faturas que ultrapassam esse limite não são pagas por débito direto, as seguintes continuarão a ser normalmente enviadas para o banco e o débito direto continua ativo.

    O MEU DÉBITO DIRETO PODE VIR A SER CANCELADO SEM SER POR MINHA ORDEM?

    Sim. Se num prazo de 12 meses existirem quatro devoluções por motivos que são da responsabilidade do cliente, o débito direto é cancelado.

    COMO POSSO CANCELAR O DEBITO DIRETO?

    Pode cancelar o débito direto através do formulário de contactos, das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h) ou numa das nossas lojas ou agentes.

    O QUE DEVO TER EM CONTA ANTES DE CANCELAR O DÉBITO DIRETO?

    É importante que se assegure de que o débito direto não é uma condição obrigatória para a oferta de energia que tem contratada. Caso assim seja, ao cancelar o débito direto a sua oferta contratada será atualizada para a oferta correspondente sem este atributo, o que se irá traduzir numa diminuição do desconto de energia que tem.

    COMO SABER SE O DÉBITO DIRETO É UMA CONDIÇÃO OBRIGATÓRIA DA MINHA OFERTA CONTRATADA?

    Pode pedir essa informação ligando para as nossas linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h).

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