Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    O que é o Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade para limitação do preço de gás para a produção de eletricidade?

    Com o objetivo de controlar a subida dos preços para produção de eletricidade e reduzir esse impacto na vida das famílias e das empresas, os Governos de Espanha e Portugal criaram um mecanismo ibérico que determina o preço de referência do gás natural utilizado na produção de eletricidade. Este mecanismo, estabelecido pelo Decreto de Lei nº33/2022, publicado pelo Governo Português a 14 de Maio de 2022, estará em vigor até 31 de maio de 2023.

    Esta iniciativa permite que as comercializadoras de energia a operar nestes dois países estejam numa melhor posição para oferecer preços menos penalizadores aos seus clientes.

    Saiba mais sobre este tema neste documento preparado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. 

    Como é que este mecanismo impacta a minha fatura? 

    A implementação do mecanismo tem um custo associado, que varia diariamente, em linha com o valor diário do ajuste dos custos de produção de energia elétrica – possível de ser consultado no site do OMIE em https://www.omie.es/pt/market-results/daily/average-final-prices/hourly-price-consumers.

    Apesar deste mecanismo implicar um custo para os consumidores, o facto de permitir reduzir o preço médio da eletricidade no mercado grossista, permite também às empresas comercializadoras de energia na península ibérica oferecer condições mais favoráveis aos seus clientes.