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- Apagão de 28 de abril - reposição do fornecimento de energia
Dúvidas gerais sobre o apagão de 28 de abril. O que fazer?
Dúvidas gerais sobre o apagão de 28 de abril. O que fazer?
Se ainda não tiver eletricidade, sugerimos que reinicie o quadro elétrico, através do disjuntor. Caso não resolva o problema, contacte a linha de atendimento do operador de rede (E-REDES), através do 800 506 506 (chamada gratuita | disponível 24h por dia) ou via Whatsapp, através do 913846398.
Como verificar a funcionalidade dos meus equipamentos?
Segundo as autoridades de transporte e distribuição de energia, a rede elétrica já foi resposta em todo o território nacional. Se ainda não tiver eletricidade na sua casa/empresa, sugerimos que reinicie o quadro elétrico, através do disjuntor. Caso tenha quadros elétricos secundários, sugerimos que os reinicie também.
Como posso comunicar prejuízos relacionados com a interrupção de fornecimento?
O incidente que afetou todo o território nacional resultou de um evento excecional na rede elétrica na Península Ibérica. Embora se tenha tratado de uma situação fora do comum, não foram identificadas características no evento que sejam suscetíveis de provocar danos em aparelhos elétricos e os equipamentos de refrigeração estão preparados para manter a integridade dos alimentos durante o tempo que durou esta interrupção.
Segundo o comunicado emitido hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) “se o incidente for classificado como evento excecional os consumidores podem não ter direito a compensação”, no entanto, caso tenha algum incidente a reportar contacte-nos pelos canais habituais.
Caso disponha de seguro de habitação ou multirriscos, sugerimos que contacte a sua seguradora para avaliar eventual direito de compensação.
Caso as respostas acima não clarifiquem a sua questão, sugerimos que contacte o operador da rede (E-REDES), através do balcão digital na funcionalidade comunicar prejuízos.
Quais podem ser as causas para a falha no funcionamento de alguns equipamentos, mesmo com o quadro energizado e a funcionar corretamente?
Apesar de desconhecermos a especificidade do seu caso, recomendamos que, para além do disjuntor geral no quadro elétrico principal, verifique também se os restantes disjuntores estão ligados, seja no quadro principal ou em quadros secundários (caso existam).
No caso de alguns aparelhos eletrónico, pode ter-se dado o desemparelhamento entre mesmos (Ex: comandos de garagem).
Tinha uma fatura para pagar até dia 28 de abril, mas não consegui. Podem cobrar-me juros?
Na EDP Comercial, compreendemos que podem surgir imprevistos que dificultem o pagamento das suas faturas. Informamos que, devido a dificuldades registadas na realização de pagamentos, não serão cobrados juros pelo atraso no pagamento da sua fatura referente ao dia 28 de abril. Caso sejam incluídos juros na sua próxima fatura, pedimos que entre em contacto connosco através dos nossos canais de atendimento para que possamos proceder à correção do valor.