Perguntas Frequentes

Pesquisar
Voltar

Porque preciso de certificação energética e o que vão avaliar?

A certificação energética é obrigatória em contratos de compra e venda ou arrendamento. Este serviço permite avaliar o comportamento térmico dos elementos construtivos da habitação e os sistemas de aquecimento e ventilação.

Porque preciso de certificar o meu negócio?

A certificação energética é obrigatória na celebração de contratos de compra e venda ou arrendamento. A apresentação da classe energética é igualmente obrigatória em qualquer anúncio comercial (DL118/2013).

Posso pedir um certificado energético?

Este serviço está disponível para clientes residenciais e negócios, abrangidos pelo Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH), em todo o território de Portugal Continental, Madeira (Funchal) e Açores (São Miguel), independentemente do comercializador de energia.

O que precisam de fazer para certificar o meu negócio?

  • 1 - Agendamos a visita ao imóvel em menos de 24 horas. Um perito qualificado visita o seu imóvel, calcula a classe energética e identifica as medidas de melhoria
  • 2 - O seu certificado energético é emitido após a análise dos dados recolhidos.
  • 3 - Num prazo de 72 horas, enviamos o seu certificado por e-mail e por correio, juntamente com as recomendações de melhoria. O certificado energético digital enviado pela EDP é válido para apresentar na escritura.
  • 4 - Caso necessite de uma 2ª via do documento, o reenvio é gratuito.

O que avaliam no meu negócio?

A certificação energética avalia o comportamento térmico dos elementos construtivos da estabelecimento, tais como o isolamento das paredes e das janelas, os ganhos e as perdas de calor da habitação. Os sistemas de aquecimento e ventilação são também avaliados. 

Posso certificar mais do que um estabelecimento?

Sim, pode pedir um orçamento para os imóveis que pretende certificar através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) ou por e-mail:apoiocliente.servicosb2c@edp.pt

Sou obrigado a implementar as melhorias?

As medidas não são obrigatórias, são apenas recomendações para ajudar a reduzir a sua fatura e minimizar o impacto ambiental.

O que posso fazer se a classe energética do meu estabelecimento for baixa?

Se a classe energética do seu estabelecimento de negócio for baixa (inferior a C) e quiser melhorar a sua eficiência, pode implementar as medidas de melhoria apresentadas no seu certificado energético. Consulte também as nossas soluções de eficiência energética

Para que serve o autocolante com QR code deixado no meu estabelecimento?

O autocolante QR Code deixado no seu imóvel remete para uma ficha de eficiência energética que o ajuda a interpretar o desempenho energético do seu negócio, mostrando qual a classe que o imóvel poderá ter após a implementação das medidas de melhoria. 

Saiba mais aqui.

Esta resposta ajudou?

Porque é que esta resposta não ajudou?

Estamos disponíveis

Fale connosco caso não encontre resposta às suas dúvidas

Voltar ao topo

© Copyright 2021 - EDP Energias de Portugal. Todos os direitos reservados.