Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Fundo azul

Apoio ao Cliente Empresas

Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes Conhecer serviços Certificação Energética

    Porque preciso de certificação energética e o que vão avaliar?

    Porque preciso de certificar o meu negócio?

    A certificação energética é obrigatória na celebração de contratos de compra e venda ou arrendamento. A apresentação da classe energética é igualmente obrigatória em qualquer anúncio comercial (DL118/2013).

    Posso pedir um certificado energético?

    Este serviço está disponível para clientes residenciais e negócios, abrangidos pelo Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH), em todo o território de Portugal Continental, Madeira (Funchal) e Açores (São Miguel), independentemente do comercializador de energia.

    O que precisam de fazer para certificar o meu negócio?

    1. Agendamos a visita ao imóvel em menos de 24 horas. Um perito qualificado visita o seu imóvel, calcula a classe energética e identifica as medidas de melhoria
    2. O seu certificado energético é emitido após a análise dos dados recolhidos.
    3. Num prazo de 72 horas, enviamos o seu certificado por e-mail e por correio, juntamente com as recomendações de melhoria. O certificado energético digital enviado pela EDP é válido para apresentar na escritura.
    4. Caso necessite de uma 2ª via do documento, o reenvio é gratuito.

    O que avaliam no meu negócio?

    A certificação energética avalia o comportamento térmico dos elementos construtivos da estabelecimento, tais como o isolamento das paredes e das janelas, os ganhos e as perdas de calor da habitação. Os sistemas de aquecimento e ventilação são também avaliados. 

    Posso certificar mais do que um estabelecimento?

    Sim, pode pedir um orçamento para os imóveis que pretende certificar através do formulário disponível aqui ou por e-mail: apoiocliente.servicosb2c@edp.pt.

    Sou obrigado a implementar as melhorias?

    As medidas não são obrigatórias, são apenas recomendações para ajudar a reduzir a sua fatura e minimizar o impacto ambiental.

    O que posso fazer se a classe energética do meu estabelecimento for baixa?

    Se a classe energética do seu estabelecimento de negócio for baixa (inferior a C) e quiser melhorar a sua eficiência, pode implementar as medidas de melhoria apresentadas no seu certificado energético. Consulte também as nossas soluções de eficiência energética

    Para que serve o autocolante com QR code deixado no meu estabelecimento?

    O autocolante QR Code deixado no seu imóvel remete para uma ficha de eficiência energética que o ajuda a interpretar o desempenho energético do seu negócio, mostrando qual a classe que o imóvel poderá ter após a implementação das medidas de melhoria. 

    Saiba mais aqui.