Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Fundo azul

Apoio ao Cliente Empresas

Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Conhecer serviços empresariais Eliminação custo reativa

    Porque é que a EDPC cobra energia não revertida em eletricidade? Como é faturada esta energia?

    As perdas ocasionadas por um baixo fator de potência da instalação consumidora são suportadas pelo operador de rede. Assim, o operador de rede cobra à EDPC uma parcela correspondente a estas perdas, que posteriormente fatura a energia reativa ao Cliente.

    O fator de potência, representado por Cos Φ, traduz o grau de eficiência do uso dos sistemas elétricos, nomeadamente a fração da energia elétrica que é transformada em trabalho. Valores altos de fator de potência (próximos a 1,0) indicam uso eficiente da energia elétrica, enquanto valores baixos indiciam o seu mau aproveitamento.

    As perdas ocasionadas por um baixo fator de potência da instalação consumidora são suportadas pelo operador de rede. Por esta razão, o operador de rede cobra à EDPC uma parcela correspondente a estas perdas, que posteriormente fatura a energia reativa ao Cliente.

    A energia reativa é faturada a partir de três escalões. O referencial utilizado para definição dos patamares de faturação de energia reativa é a Tg Φ (energia reativa/ energia ativa).

    Saiba mais sobre a energia reativa aqui.