You are being redirected to a Portuguese only language website.

Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Perguntas frequentes

Apoio ao Cliente Empresas

Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Conhecer serviços empresariais Eliminação custo reativa

    Porque é que a EDPC cobra energia não revertida em eletricidade? Como é faturada esta energia?

    As perdas ocasionadas por um baixo fator de potência da instalação consumidora são suportadas pelo operador de rede. Assim, o operador de rede cobra à EDPC uma parcela correspondente a estas perdas, que posteriormente fatura a energia reativa ao Cliente.

    O fator de potência, representado por Cos Φ, traduz o grau de eficiência do uso dos sistemas elétricos, nomeadamente a fração da energia elétrica que é transformada em trabalho. Valores altos de fator de potência (próximos a 1,0) indicam uso eficiente da energia elétrica, enquanto valores baixos indiciam o seu mau aproveitamento.

    As perdas ocasionadas por um baixo fator de potência da instalação consumidora são suportadas pelo operador de rede. Por esta razão, o operador de rede cobra à EDPC uma parcela correspondente a estas perdas, que posteriormente fatura a energia reativa ao Cliente.

    A energia reativa é faturada a partir de três escalões. O referencial utilizado para definição dos patamares de faturação de energia reativa é a Tg Φ (energia reativa/ energia ativa).

    Saiba mais sobre a energia reativa aqui.

    Estamos disponíveis

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas dúvidas