Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Sobre faturas e pagamentos Alteração de preços do gás natural

    Ajuste dos custos de produção de energia: o que altera na sua fatura?

    Tenho um contrato de Longo Prazo com preço fixo assinado com a EDP Comercial o preço vai ser alterado?

    Caso esse contrato tenho sido formalizado até dia 26 de Abril de 2022 o mesmo não terá qualquer impacto positivo ou negativo nas diversas parcelas de preço (reguladas ou não reguladas).

    O meu contrato termina brevemente e vou celebrar um novo ou renovar o atual qual o impacto deste mecanismo?

    O seu novo contrato vai incorporar o impacto positivo deste mecanismo, como tal será também adicionado na sua fatura de energia uma rubrica de liquidação do mesmo.

    Qual o melhor produto para subscrever neste momento, fixo de curto prazo, indexado ou fixo de longo prazo?

    Depende da exposição a risco que pretende ter na sua empresa. Um efeito teórico deste mecanismo é a redução da volatilidade e teoricamente também do nível do preço no curto prazo.

    No entanto e dado que a liquidação do mecanismo depende de variáveis que não são do nosso conhecimento, quer por imprevisibilidade de evolução do mercado quer pelo facto de não ser possível conhecer ex-ante do volume exposto, uma vez que também não é possível conhecer com certeza qual vai ser o consumo total dos clientes (nomeadamente por impacto da temperatura ou outros eventos), é impossível ter uma resposta objetiva a essa pergunta.

    No entanto é claro que independentemente da opção de produto escolhida a liquidação do mecanismo será imputada de forma equivalente a todos os consumidores que celebram contratos depois de 26/4/2022 bem como a todos os clientes com preço indexado ao spot independentemente da data de celebração do contrato.

    Celebrei um contrato a preço fixo no dia 10 de maio, qual o impacto?

    Todos os consumidores com contratos celebrados depois do dia 26 de Abril serão liquidatários deste mecanismo assim sendo irão receber na sua fatura a parcela referente a essa liquidação assim que a mesma for determinada.

    Qual será o preço da liquidação do mecanismo?

    Tendo em conta todas as variáveis incorporadas na fórmula não nos é possível estimar com precisão o valor desta parcela.

    Qual será o preço máximo de eletricidade no mercado diário e a prazo com este mecanismo?

    Mais uma vez depende de alguns fatores e não é possível nesta fase concretizar um valor, no entanto é expectável que este mecanismo produza um teto de preço no mercado grossista e que o mercado a prazo até maio de 2023 também reflita uma descida em relação aos valores anteriores.

    A data de 26 de abril refere-se à data de celebração do contrato ou de início de fornecimento?

    Nos contratos a preço fixo, a data de 26 de abril a partir da qual se aplica o ajuste tem a ver com a data de adjudicação, e não com a data de início de fornecimento. Isto é, um contrato adjudicado em março de 2022 para início de fornecimento diferido em setembro de 2022 não será objeto da liquidação do ajuste.

    Celebrei um contrato a preço fixo por 5 anos durante quanto tempo irá ser liquidado o custo do ajuste?

    Caso tenha celebrado o contrato depois do dia 26 de abril terão o custo do ajuste apenas durante o tempo em que o mecanismo estiver em vigor, o que de acordo com a legislação atual é entre 15 de junho de 2022 e 31 de maio de 2023.

    Celebrei agora contrato a preço fixo com início de fornecimento diferido para Junho de 2023, este contrato terá o custo do ajuste quando se iniciar o fornecimento? Se sim, por quanto tempo?

    De acordo com o mecanismo atualmente em vigor o contrato não terá qualquer custo adicional pois o fornecimento irá iniciar-se depois da vigência prevista no mesmo.

    Estamos disponíveis

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas dúvidas