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Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes - Apoio ao Cliente - Particulares | EDP Soluções sustentáveis Virtual Sun

    Quais são e como funcionam as recompensas associadas ao Virtual Sun?

    Quais são e como funcionam as recompensas associadas ao Virtual Sun?

    Ao realizar uma contribuição para um projeto disponível no EDP Virtual Sun terá acesso, durante 5 anos, a uma mensalidade de Energia Virtual Sun.

    A Energia Virtual Sun poderá ser utilizada para reduzir a fatura de eletricidade ou partilhada com uma Instituição Particular de Solidariedade Social. 

    Quando começo a receber as recompensas e durante quanto tempo serei recompensado?

    Poderá consultar a data de início das recompensas na página dos projetos, disponível em https://virtual-sun.edp.pt, na sua área de utilizador em https://virtual-sun.edp.pt/user ou no email enviado no momento da contribuição.

    Irá receber Energia Virtual Sun durante 60 meses e esta será creditada na sua bolsa de energia no dia 28 de cada mês.

    Como será valorizada a minha Energia Virtual Sun?

    Os kWh de Energia Virtual Sun que vai receber serão valorizados à tarifa aplicável ao contrato de fornecimento escolhido, incluindo eventuais descontos. Não exclui o pagamento do IVA à taxa legal aplicável.

    Como posso utilizar a minha Energia Virtual Sun?

    Durante o período de recompensas, a Energia Virtual Sun será creditada na bolsa de Energia disponível na Área de cliente EDP ou através da App EDP. Cada unidade de Energia Virtual Sun equivale a 1 kWh.

    A sua Energia Virtual Sun pode ser:

    • Alocada a um CPE com contrato de fornecimento de eletricidade com a EDP Comercial, cujo titular seja o cliente que realizou a contribuição, dando assim origem a um desconto na fatura. A Energia Virtual Sun será descontada na componente de eletricidade da sua fatura.
    • Alocada ao CPE de uma IPSS parceira da EDP Comercial, dando assim origem a um desconto na fatura dessa instituição
    • Acumulada para utilização futura, não sendo em nenhum momento obrigado a utilizá-la

    Poderá alocar a sua Energia Virtual Sun através de transferências automáticas ou de alocações pontuais.

    Posso criar regras de agendamento automático para a minha Energia Virtual Sun?

    Sim, é possível agendar transferências mensais automáticas de Energia Virtual Sun, escolhendo o montante de energia (valor fixo ou máximo disponível) e o local de destino. Pode em qualquer momento cancelar ou criar novas regras de agendamento.

    As suas regras de agendamento serão processadas no dia 2 de cada mês. Caso crie uma regra após este período, deverá ter em conta que esta só será contabilizada no mês seguinte.

    Após o processamento da regra, não é possível pedir um reembolso para a sua bolsa de energia.

    Até que dia do mês posso alocar a minha Energia Virtual Sun a um CPE?

    Os pedidos de alocação pontuais da Energia Virtual Sun devem ser realizados até ao dia anterior à data de faturação da instalação onde pretende usar a energia. Se um pedido for realizado após essa data, terá efeito no período de faturação seguinte. Poderá encontrar a data de faturação de um CPE numa fatura do local ou através da sua área de Cliente.

    A partir do momento em que é realizado um pedido de utilização de energia na plataforma Virtual Sun não é possível pedir o seu cancelamento, dado que todos os pedidos são processados imediatamente.

    O que acontece se no final do período de recompensas ainda tiver Energia Virtual Sun por alocar na minha bolsa de energia?

    Após o fim do período de recompensa, a Energia Virtual Sun remanescente ficará disponível para ser utilizada por um período de 8 meses, findo o qual caduca e deixa de poder ser utilizada.

    Durante o período da recompensa, posso alterar o CPE onde pretendo alocar a minha Energia Virtual Sun?

    Sim. Durante o período de recompensas poderá sempre alterar o CPE onde quer usar a sua Energia Virtual Sun. Poderá escolher um CPE associado ao seu contrato de fornecimento ou o CPE de uma Instituição Particular de Solidariedade Social parceira da EDP Comercial.

    O que acontece se descontar um valor de Energia Virtual Sun superior ao consumo de eletricidade da minha fatura?

    Caso tenha escolhido descontar um valor de Energia Virtual Sun superior ao valor de energia apresentado na sua fatura de eletricidade, o remanescente será devolvido para a sua bolsa de Energia Virtual Sun ficando disponível para utilização noutras faturas.

    Sou um cliente Conta Certa. Como funciona a minha recompensa de Energia Virtual Sun?

    Enquanto cliente Conta Certa poderá usufruir da recompensa Energia Virtual Sun na fatura de acerto de contas no final de cada ano.

    Sou cliente com fatura bimestral. No meu caso, como é aplicada a Energia Virtual Sun?

    No caso de descontar Energia Virtual Sun para um local de consumo com faturação bimestral, a Energia Virtual Sun aplicada na sua fatura de energia uma vez a cada 2 meses.

    Sou cliente com tarifa bi-horária. No meu caso, como é distribuída a Energia Virtual Sun?

    A clientes com tarifa bi-horária, são aplicadas as seguintes regras de distribuição da Energia Virtual Sun:

    • Caso se trate de uma contribuição de valor par:
      • Distribuição equitativa entre o período de vazio e fora de vazio;
    • Caso se trate de um valor ímpar:
      • No período Vazio será descontado: (Valor total da energia a descontar – 1) /2
      • No período fora de vazio será descontado: [(Valor total de energia a descontar – 1) /2] + 1

     

    Exemplo: se forem alocados 101 kWh a uma local de consumo com tarifa bi-horária serão descontados 51 kWh no período “Fora do vazio” e 50 kWh no período “Vazio”.