Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Soluções sustentáveis Mobilidade Elétrica

    O que é necessário para instalar a Solução Condomínios EDP Comercial?

    Como funciona o processo de instalação?

    • EDP Comercial realiza visita inicial para avaliar a instalação elétrica do condomínio, e define a melhor solução para cada caso, informando sobre o tempo estimado para a instalação.
    • A instalação será agendada pela EDP Comercial, na data mais conveniente para o Cliente

    Caso a infraestrutura da garagem do condomínio não se encontre preparada para o adequado funcionamento da mobilidade elétrica, é recomendada a execução de uma obra de adaptação à infraestrutura da garagem do condomínio. Caso se verifique esta necessidade, a EDP Comercial elabora uma proposta para a obra de adaptação, adequada ao condomínio em questão.

    Como funciona o processo de adaptação da infraestrutura da garagem?

    Para a elaboração da proposta de adaptação, a EDP Comercial realizará uma auditoria à garagem para analisar os consumos à data e identificar a folga existente em termos de potência para a colocação de carregadores elétricos.

     

    Em garagens mais pequenas, não é necessário recorrer a auditoria – apresentamos proposta de obra de adaptação simplificada, a ser posteriormente validada em visita prévia.

     

    A proposta deverá ser aprovada em Assembleia Geral de condóminos para obtenção da validação do condomínio e avançar para a execução.

    Que critérios permitem a apresentação de proposta simplificada?

    Os três critérios abaixo têm de ser cumpridos para possibilitar a apresentação de proposta simplificada, sem recurso a auditoria:

    1. nº de pisos de garagem inferior a 3;
    2. número de lugares de estacionamento por piso inferior a 50;
    3. potência contratada até 41,4 kVA.

    Pode um condomínio não aceitar a instalação de um posto de carregamento?

    A Administração do condomínio só pode opor-se à instalação nos seguintes casos:

     a.Se for instalar, no prazo de 90 dias, um ponto de carregamento para uso partilhado

     b.Se o edifício já dispõe de um ponto de carregamento para uso partilhado

     c.Se a instalação coloca bens/pessoas em risco, ou prejudica a linha arquitetónica do edifício

    No caso b. e c. anteriores o condomínio poderá ter até 75 dias para apresentar resposta

    A auditoria considera a potência das wallbox instaladas?

    Sim, na auditoria a EDP estima o número de wallboxs que o condomínio poderá suportar considerando sempre a potência de 3.7kW e considerando também o balanceamento de cargas.

    É enviado algum alerta ao cliente quando plafond da wallet chega ao fim?

    Não. O utilizador tem de ir carregando a wallet à medida que vai gastando o plafond, o mínimo de carregamento é de 5€.

    Se não tiver plafond suficiente na wallet consigo carregar?

    Não.

    Qual o custo da visita prévia?

    50€, que não serão cobrados caso o cliente avance com a instalação.

    Qual o custo da auditoria?

    600€.

    A instalação da wallbox tem algum custo extra?

    Sim, a instalação da wallbox tem um custo base extra de 274€ (que varia de acordo com a distância média de cada lugar ao Quadro) e de 149€ no caso do Comunicador.

    Como vai ser faturado ao morador do condomínio, o pagamento dos carregamentos ao condomínio?

    Não será faturado. Os consumos são segregados e o acerto das contas é feito automaticamente e está isento de impostos por ser um acerto de contas entre condóminos (alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Código do IVA).

    Qual a diferença entre a visita prévia e a auditoria?

    Na auditoria é feito um estudo dos consumos de eletricidade da garagem ao longo de um período de tempo e calculado qual a folga existente para a colocação de carregadores elétricos. No fim é realizado um relatório com um conjunto de propostas de adaptação da instalação elétrica da garagem e definido um preço único para a instalação de wallboxes no condomínio. Na visita prévia é feita uma análise ao local de instalação do posto, para verificar se serão precisos trabalhos adicionais para efetuar a instalação do posto. É uma visita meramente técnica ao local, e não existe qualquer análise dos consumos dos condomínio.

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