
Perguntas frequentes
- Contratos
- Leituras e Contadores
- Faturas e Pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Equipamentos
- Avarias e Visitas Técnicas
Como funciona a Solução Condomínios EDP Comercial?
Que soluções existem?
A EDP Comercial apresenta uma solução diferenciada para cada cliente tipo em Portugal:
Caso A – “Não tenho nenhum posto de carregamento instalado”
- Instalação de uma Wallbox (posto de carregamento) ligada ao quadro elétrico das zonas comuns do edifício.
- Disponibilização de Aplicação Móvel para controlo do carregamento do seu veículo elétrico e ajuste de contas da energia consumida com o condomínio.
- Disponibilização de Portal web para a gestão de condomínio, que garante acesso aos dados de consumo de todos os postos de carregamento instalados no condomínio.
Caso B – “Já tenho um posto de carregamento instalado”
- Instalação, junto à tomada utilizada ou carregador existente, de um dispositivo de medição e autenticação, WB condomínios - Comunicador, para controlo da energia consumida pelos equipamentos de carregamento.
- Disponibilização de Aplicação Móvel para controlo do carregamento do seu veículo elétrico e ajuste de contas da energia consumida com o condomínio.
- Disponibilização de Portal web para a gestão de condomínio, que garante acesso aos dados de consumo de todos os postos de carregamento instalados no condomínio.
O que é a Wallbox?
- A Wallbox é um posto de carregamento, monofásico (de 3,7 kW ou 7,4 kW), para veículos elétricos em espaços privados, que dispõe de um contador incluído, que permite contabilizar a energia consumida em cada sessão de carregamento.
É necessário instalar um novo contador no condomínio ou aumento de potência?
- Será utilizado o contador existente para as partes comuns do edifício
- EDP Comercial poderá promover uma Auditoria de Mobilidade ao condomínio por forma a avaliar as necessidades de potência para o número de carregadores pretendidos
- Caso o condomínio não pretenda avançar com a Auditoria de Mobilidade da EDP Comercial, a EDP Comercial irá avaliar a necessidade de aumento de potência para a instalação do equipamento no momento da visita prévia
Quais as principais vantagens?
- A solução garante o consumo desagregado por Wallbox/Utilizador
- Garante um controlo eficiente por parte do condomínio dos gastos no posto de carregamento
- Garante que restantes condóminos não pagam a energia consumida para carregamento de veículos elétricos
- Acerto de contas dos consumos de energia automático entre condómino e condomínio
- Possibilidade de agendamento de carregamento para horários com tarifários mais económicos
- Não é necessário ter contrato de eletricidade com a EDP Comercial em casa
- Caso a sua garagem não possua rede móvel, disponibilizamos uma solução de comunicações para que possa instalar o seu carregador.
Mais pesquisadas
Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?
Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.
Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos
Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?
Posso carregar um veículo elétrico em casa?
Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.