Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Soluções sustentáveis Gestão de Consumos

    Como posso começar a utilizar a Gestão de Energia?

    Como posso começar a utilizar a Gestão de Energia?

    Após a instalação do equipamento de Gestão de Energia no quadro Elétrico, a realizar por técnicos qualificados que garantem a segurança da instalação elétrica, pode começar a utilizar a funcionalidade de Gestão de Energia no EDP ZERO  (Energia > Consumos > Eletricidade) ou através da App EDP Zero.

    Como posso configurar a funcionalidade de Gestão de Energia?

    Após a visita de instalação, deverá ficar disponível no menu Energia, na tab “Início” um bloco onde pode configurar pela primeira vez a funcionalidade de Gestão de Energia (poderá sempre revisitar este bloco de configuração e efetuar as alterações que pretender). Na configuração, ser-lhe-ão pedidos os seguintes dados para que a análise do seu consumo seja mais fidedigna à realidade da sua habitação:

    Passo 1 – Caracterização da casa

    i.Tipo de habitação

    ii.Número de quartos

    iii.Idade da habitação

    iv.Tipo de ocupantes

    v.Equipamentos adicionais

    Passo 2 – Dispositivos eletrónicos

    Passo 3 – Recolha de leitura

    Passo 4 – Preferência de notificação de alerta

    Em que casos a instalação da funcionalidade de Gestão de Energia pode ser inviável?

    A instalação da funcionalidade de Gestão de Energia pode ser inviável quando não há espaço disponível no quadro elétrico geral, a instalação elétrica não cumpre a legislação em vigor ou quando não há cobertura Wi-Fi junto do quadro elétrico geral e o cliente não pretende garantir essa cobertura. A EDP Comercial não fornece qualquer tipo de serviço que garanta a cobertura Wi-Fi necessária ao funcionamento da Gestão de Energia, que é totalmente da responsabilidade dos clientes.

    O que acontece se instalação da funcionalidade de Gestão de Energia for inviável?

    Caso a instalação seja inviável, não lhe será cobrado nenhum valor e a adesão ao serviço fica sem efeito.

    Posso cancelar a adesão à funcionalidade de Gestão de Energia?

    Sim, poderá cancelar o serviço sem lugar a pagamentos adicionais. 

    Como funciona o pagamento da funcionalidade de Gestão de Energia?

    O pagamento do valor total do equipamento e da instalação será feito de uma só vez (119,90€, valor com IVA), e o respetivo valor será incluído na primeira fatura após a adesão à funcionalidade de Gestão de Energia. As mensalidades (0,90€, valor com IVA) seguintes serão pagas com as faturas subsequentes.

    Sou cliente Conta Certa, como funciona a faturação e o envio de notificações da funcionalidade de Gestão de Energia?

    No caso de um cliente Conta Certa, a faturação do Equipamento e do Serviço não será integrada na faturação associada ao seu contrato de fornecimento de energia, sendo emitidas faturas independentes referentes à funcionalidade de Gestão de Energia. Será enviada a primeira notificação de consumo, após 3 meses da data de instalação, a indicar se seu valor de conta certa está ou não ajustado ao seu padrão de consumo. Após a primeira notificação, o cliente receberá esta informação de 3 em 3 meses.

    O equipamento instalado no quadro elétrico tem garantia associada?

    Sim, os equipamentos têm garantia de 2 anos contados da data de instalação. 

    Tenho a indicação que há uma leitura em falta, o que devo fazer?

    Deverá aceder à configuração e avançar até ao passo 4 para:

    • Enviar a leitura e avançar até ao último passo da configuração
    • Caso já tenha enviado a leitura ou tenha um contador inteligente que esteja a comunicar, o erro deve ser reportado
    • Caso não tenha o passo de envio de leitura e não tenha contador inteligente, o erro deve ser reportado

    Tenho a indicação que o equipamento está offline, o que devo fazer?

    Deverá validar a ligação Wi-Fi. Se estiver tudo bem com a ligação , deverá contactar a EDP Comercial através da Linha de apoio ao Cliente 808 53 53 53.

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