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Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    Como posso começar a utilizar a Gestão de Energia?

    Após a instalação do equipamento de Gestão de Energia no seu Quadro Elétrico, a realizar por técnicos qualificados que garantem a segurança da instalação elétrica, pode começar a utilizar a funcionalidade de Gestão de Energia na Área de Cliente EDP (Energia > Consumos > Eletricidade) ou através da App EDP.

    Como posso configurar a funcionalidade de Gestão de Energia?

    Após a visita de instalação, deverá ficar disponível no menu Energia, na tab “Início” um bloco onde pode configurar pela primeira vez a funcionalidade de Gestão de Energia (poderá sempre revisitar este bloco de configuração e efetuar as alterações que pretender). Na configuração, ser-lhe-ão pedidos os seguintes dados para que a análise do seu consumo seja mais fidedigna à realidade da sua habitação:

              Passo 1 – Caracterização da casa

                     i.Tipo de habitação

                     ii.Número de quartos

                     iii.Idade da habitação

                     iv.Tipo de ocupantes

                     v.Equipamentos adicionais

              Passo 2 – Dispositivos eletrónicos

              Passo 3 – Recolha de leitura

              Passo 4 – Preferência de notificação de alerta

    Em que casos a instalação da funcionalidade de Gestão de Energia pode ser inviável?

    A instalação da funcionalidade de Gestão de Energia pode ser inviável quando não há espaço disponível no quadro elétrico geral, a instalação elétrica não cumpre a legislação em vigor ou quando não há cobertura Wi-Fi junto do quadro elétrico geral e o cliente não pretende garantir essa cobertura. A EDP Comercial não fornece qualquer tipo de serviço que garanta a cobertura Wi-Fi necessária ao funcionamento da Gestão de Energia, que é totalmente da responsabilidade dos clientes.

    O que acontece se a instalação da funcionalidade de Gestão de Energia, no âmbito do pack Full, for inviável?

    Caso a instalação seja inviável, o técnico irá realizar a visita anual que já agendada por si, mas não irá instalar o equipamento de Gestão de Energia no quadro elétrico de sua casa.

    Posso cancelar a adesão à funcionalidade de Gestão de Energia?

    Sim, poderá cancelar o serviço sem lugar a pagamentos adicionais. 

    Como funciona o pagamento da funcionalidade de Gestão de Energia?

    Se aderir a esta funcionalidade através do Pack Full EDP, apenas pagará a mensalidade de 14,90€ associada ao Pack. Caso prefira a funcionalidade sem aderir ao Pack, deverá pagar o valor total do equipamento e da instalação de uma só vez (119,90€, valor com IVA), sendo que o respetivo valor será incluído na primeira fatura após a adesão à funcionalidade de Gestão de Energia. Se não aderir através do Pack, também terá de pagar mensalidades associadas ao serviço (0,90€, valor com IVA) que serão pagas com as faturas subsequentes.

    Sou cliente Conta Certa, como funciona a faturação e o envio de notificações da funcionalidade de Gestão de Energia?

    No caso de um cliente Conta Certa, a faturação do Equipamento e do Serviço não será integrada na faturação associada ao contrato de fornecimento de energia, sendo emitidas faturas independentes referentes à funcionalidade de Gestão de Energia. Nestes clientes em particular, será enviada a primeira notificação de consumo, após 3 meses da data de instalação, a indicar se o seu valor de conta certa está ou não ajustado ao seu padrão de consumos. Após a primeira notificação, irá receber esta informação de 3 em 3 meses.

    O equipamento instalado no quadro elétrico tem garantia associada?

    Sim, os equipamentos têm garantia de 2 anos contados da data da instalação. Decorrido este prazo de garantia, qualquer substituição do equipamento deverá ser paga por si, sendo cobrada, sempre que a mesma ocorra, o valor da deslocação do técnico de 35€ mais IVA à taxa legal em vigor.

    Tenho a indicação que há uma leitura em falta, o que devo fazer?

    Deverá aceder à configuração e avançar até ao passo 4 para:

    • Enviar a leitura e avançar até ao último passo da configuração
    • Caso já tenha enviado a leitura ou tenha um contador inteligente que esteja a comunicar, o erro deve ser reportado
    • Caso não tenha o passo de envio de leitura e não tenha contador inteligente, o erro deve ser reportado

    O que devo fazer se o equipamento estiver offline?

    Deverá validar a ligação Wi-Fi. Se estiver tudo bem com a ligação , deverá contactar a EDP Comercial através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

    O que é o alerta de consumo invulgar?

    O alerta de consumo invulgar é um alerta que enviamos quando detetamos um aumento do seu consumo habitual em determinada hora, comparando com a mesma hora das últimas 5 semanas anteriores. Saiba mais sobre este alerta aqui.