Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Serviços e vantagens Auditorias, Inspeções e certificações

    Porque preciso de certificação energética e o que vão avaliar?

    Porque preciso de certificar a minha casa?

    A certificação energética é obrigatória na celebração de contratos de compra e venda ou arrendamento. A apresentação da classe energética é igualmente obrigatória em qualquer anúncio comercial (DL118/2013).

    Posso pedir um certificado energético?

    Este serviço está disponível para clientes residenciais e negócios, abrangidos pelo Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH), em todo o território de Portugal Continental, Madeira (Funchal) e Açores (São Miguel), independentemente do comercializador de energia.

    O que precisam de fazer para certificar a minha casa?

    1. Agendamos a visita ao imóvel em menos de 24 horas. Um perito qualificado visita o seu imóvel, calcula a classe energética e identifica as medidas de melhoria
    2. O seu certificado energético é emitido após a análise dos dados recolhidos.
    3. Num prazo de 72 horas, enviamos o seu certificado por e-mail e por correio, juntamente com as recomendações de melhoria. O certificado energético digital enviado pela EDP é válido para apresentar na escritura.
    4. Caso necessite de uma 2ª via do documento, o reenvio é gratuito.

    O que avaliam na minha casa?

    A certificação energética avalia o comportamento térmico dos elementos construtivos da habitação, tais como o isolamento das paredes e das janelas, os ganhos e as perdas de calor da habitação. Os sistemas de aquecimento e ventilação são também avaliados. 

    Posso certificar mais do que uma casa?

    Sim, pode pedir um orçamento para os imóveis que pretende certificar através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) ou por e-mail:apoiocliente.servicosb2c@edp.pt

    Sou obrigado a implementar as melhorias?

    As medidas não são obrigatórias, são apenas recomendações para ajudar a reduzir a sua fatura e minimizar o impacto ambiental.

    O que posso fazer se a classe energética da minha casa for baixa?

    Se a classe energética da sua casa for baixa (inferior a C) e quiser melhorar a sua eficiência, pode implementar as medidas de melhoria apresentadas no seu certificado energético. Consulte também as nossas soluções de eficiência energética

    Para que serve o autocolante com QR code deixado na minha casa?

    O autocolante QR Code deixado no seu imóvel remete para uma ficha de eficiência energética que o ajuda a interpretar o desempenho energético da sua casa, mostrando qual a classe que o imóvel poderá ter após a implementação das medidas de melhoria. 

    Saiba mais aqui.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.