Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saber mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    Quais são os documentos obrigatórios para pedir uma certificação energética?

    Os documentos que necessita de entregar para pedir uma certificação energética variam consoante a data de licenciamento municipal do imóvel.

     

    Para habitações construídas até 30 Novembro 2013:

    • Caderneta predial urbana
    • Certidão registo predial

    Para habitações construídas a partir de 1 Dezembro 2013: 

    • Caderneta predial urbana
    • Certidão registo predial
    • Termo Responsabilidade Técnica da Obra
    • Projeto Comportamento Térmico 

     

    É recomendável a entrega da planta do imóvel, ficha técnica da habitação, dados técnicos dos sistemas de climatização e aquecimento águas, bem como dos painéis solares térmicos e fotovoltaicos, caso os tenha.

     

    Como submeter os documentos obrigatórios e facultativos?

    Relembramos que deve enviar os documentos obrigatórios até 48h antes da visita. O não envio da documentação abaixo apresentada implica o cancelamento da visita. A submissão deve ser feita de uma das seguintes formas:

    • Online: através do formulário de envio de documentos em edp.pt, selecionando “Certificação Energética”, seguido de “Documentos para a Certificação Energética”, introduzir os seus dados e informações do imóvel, anexar os documentos e clicar “Submeter”.
    • Entregue presencialmente: em qualquer ou agente EDP. Saiba mais informações sobre as moradas e horários dos nossos pontos de venda em edp.pt;
    • Whatsapp: inicie conversa com o contacto +351 9111 955 282, selecionando a opção “Enviar documentos”.

     

    Como obter a documentação necessária para o certificado energético do seu imóvel?

    Caderneta predial urbana: 

    Aceder ao site Portal das Finanças. Assim que efetuar o login, pesquise por “Consultar Património Predial”. A caderneta deve estar visível, se por algum motivo não aparecer pode utilizar a via alternativa: 

    Clicar em “Cidadãos” > “Serviços” > Na secção “Prédios”, em “Caderneta Predial” carregar em “Obter Comprovativo. Preencher “Freguesia” e “tipo de prédio” da caderneta predial que pretende obter > “Consultar” > “Guardar documento” 

     

    Certidão registo predial : 

    A certidão do Registo Predial pode ser requerida: 

    • Via online através do site Registo Predial Online. Aceda ao formulário, preencha com os dados pedidos (deve selecionar a opção “adicionar subscrição”), efetuar pagamento (multibanco ou cartão de crédito); 
    • Presencialmente num registo Predial. 

     

    Termo Responsabilidade Técnica da Obra e Projeto Comportamento Térmico: 

    Estes 2 documentos fazem parte do processo de licenciamento municipal, compondo a lista de documentos necessários a entregar na Câmara Municipal (CM) para obtenção de licença de construção. Caso não os possua pode solicitar uma cópia na CM. 

     

    Posso pedir uma 2ª via do certificado?

    Sim, pode pedir uma 2ª via gratuita através do e-mail apoiocliente.servicosb2c@edp.pt ou da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

     

    Qual é preço de uma certificação energética?

    O preço varia consoante a tipologia, área e utilização do imóvel. Pode pedir mais informações através do formulário disponível aqui.