Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Leituras Sobre leituras

    Porque devo enviar leituras?

    A leitura não é responsabilidade do meu fornecedor?

    O operador da rede de distribuição tem a obrigação de assegurar a leitura do contador de 3 em 3 meses, no caso da eletricidade, e de 2 em 2 meses no caso do gás natural. No entanto, quando o distribuidor não consegue aceder ao seu contador, não consegue comunicar a leitura ao comercializador de energia. Não tendo uma leitura real do contador na data de emissão de fatura, o comercializador terá de recorrer a uma estimativa do consumo para poder faturar.

    Esqueço-me sempre de facultar as leituras aquando da visita do técnico. Há algum problema?

    Se o técnico não tiver acesso às leituras do seu contador pelo menos uma vez por ano, o seu fornecimento de eletricidade e/ou de gás natural poderá ser interrompido. O operador de rede de distribuição irá avisá-lo desta necessidade antecipadamente. Procure estar atento e facilitar o acesso dos técnicos ao seu contador.

    Em alternativa, poderá solicitar uma visita extraordinária para recolha de leitura através do 808 100 100 (custo de uma chamada local). Esta leitura tem um custo associado de €6,37 (acresce IVA). Os horários disponíveis para marcação dependem da localidade. Contudo, as visitas ocorrem sempre entre as 8h e as 18h, em intervalos de marcação de 2 horas e meia.

    Saiba aqui como pode enviar leituras.

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    Como posso enviar leituras?

    Pode enviar o valor referente ao seu consumo de eletricidade ou gás através da área de cliente, do formulário de contactos, da linha gratuita 800 10 53 53 ou numa loja ou agente. Para evitar estimativas, envie a leitura na data ideal indicada na fatura.

    Como posso retirar as leituras do meu contador?

    No caso da eletricidade, a leitura a considerar depende do tipo de contador que tiver instalado. Já para o gás natural, o processo de leitura é mais simples e igual para todos os contadores.

    Qual a melhor data para enviar leituras?

    A data ideal para enviar leituras vem indicada na sua fatura. Para evitar estimativas, deve enviar a leitura nessa data. Caso o faça numa data posterior, poderá não ser considerada na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado.

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