Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Faturas Como ler a sua fatura

    Já dei a leitura. Quanto vou pagar?

    A minha leitura anterior não coincidiu com o período de consumo faturado.

    Mesmo que não sejam enviadas nas datas ideais indicadas na sua fatura, as leituras que envia são usadas para definir o seu padrão de consumo. Com base nesse padrão de consumo são feitas as estimativas para faturação, usadas quando não temos leituras do período a faturar.

    A leitura que enviei interfere com o consumo estimado que já me foi faturado?

    Sim. Se na sua fatura anterior tiver sido estimado algum consumo, esse consumo já faturado será devolvido e faturamos novamente com base no seu consumo real, para que pague a energia que efetivamente usufruiu.

    Vamos explicar melhor:

    Fatura mensal ou bimestral

    Imagine uma fatura de dia 1 a 31 dezembro. Como a sua última leitura real foi dada no dia 15 de dezembro significa que, para esta fatura, o valor a pagar de dia 1/12 a 14/12 corresponde ao que consumiu realmente. No entanto, para os restantes dias do mês, temos de fazer uma previsão do seu consumo com base no seu histórico.

    Agora imagine que existe uma nova leitura no dia 5 de janeiro. Na sua fatura de janeiro vamos devolver todo o valor anterior que foi faturado com base na nossa previsão e voltar a faturar todo esse período mas com base no seu consumo real. O consumo do restante período é novamente estimado até recebermos uma nova leitura. Se nos der as leituras antes de calcularmos a sua fatura, pagará o que consumiu realmente nesse período e não uma aproximação.

    Enviar as leituras do seu contador na data ideal indicada na fatura permite-lhe evitar a faturação com base em estimativas. Embora possa enviar em qualquer altura, enviar na data ideal dá-lhe a garantia de que a fatura se baseia no consumo real, para todo o período de faturação.

    Fatura Conta Certa

    Imagine que recebe a fatura de acerto do seu 1º ano de Conta Certa e a sua última leitura real foi dada a 01 de maio de 2016. Para esta fatura, o valor a pagar de dia 1/01 a 30/04 corresponde ao que consumiu realmente. No entanto, para o restante período do ano, temos de fazer uma previsão do seu consumo com base no seu histórico.

    Agora imagine que recebe a sua fatura de acerto do 2º ano de Conta Certa e que deu uma nova leitura a 01 de julho de 2016.

    Vamos devolver todo o valor anterior que foi faturado com base na nossa previsão e voltar a faturar todo esse período com base no seu consumo real. O consumo do restante período é novamente estimado até recebermos uma nova leitura.

    Se nos der as leituras antes de calcularmos a sua fatura, pagará o que consumiu realmente nesse período e não uma aproximação.

    Cada um destes valores está indicado separadamente na sua fatura:

    • Consumo já faturado
      É a devolução dos valores estimados para a data indicada. Pode verificar os kWh consumidos e o respetivo preço por unidade em frente.
    • Consumo medido
      Corresponde ao valor efetivamente consumido.
    • Consumo estimado
      Quando devolvemos o valor do consumo estimado, devolvemos também todos os impostos dependentes de consumo e anulamos os descontos que recebeu para esse consumo. Voltamos a calcular tudo de novo, agora para o seu consumo real.  

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    Já dei a leitura. Quanto vou pagar?

    Se deu a leitura na data ideal, a próxima fatura deverá ter apenas os seus consumos reais e a anulação de estimativas anteriores. Se enviou noutra data, a leitura poderá não ser incluída na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado

    O valor da minha fatura é superior ao habitual

    Existem várias razões que podem fazer com que a fatura seja superior ao habitual. Pode ter o contador avariado, pode ter sido comunicada uma leitura incorreta ou ter ficado muito tempo sem ter comunicado leituras. Conheça todas os possíveis motivos aqui.

    O que são os meus dados de faturação e como posso alterá-los?

    Os seus dados de faturação correspondem à informação relativa ao envio e pagamento da sua fatura, nomeadamente a periodicidade, a morada/e-mail para onde é enviada e o meio de pagamento. Pode alterá-los de forma simples e cómoda na sua área de cliente.

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