Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Equipamentos Ar Condicionado

    O que preciso fazer para ter ar condicionado em minha casa?

    O que tenho que fazer para adquirir um ar condicionado?

    Se pretende adquirir um ar condicionado com a máxima qualidade e segurança, faça a simulação e saiba qual a melhor alternativa para si. Contacte-nos através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) ou solicite um contacto aqui.

    É possível instalar o ar condicionado em minha casa?

    Na maioria dos casos é possível, no entanto, para garantir que o sistema está de acordo com as suas expectativas, é essencial garantir que o local onde pretende instalá-lo tenha as condições técnicas necessárias para instalação.

    Será sempre realizada uma visita prévia para verificação da viabilidade técnica e orçamentação detalhada. Esta visita tem um custo de 25 € (c/IVA): paga na fatura de energia apenas quando o cliente não adjudica a proposta.

    O que está incluído no valor de instalação base de um sistema de ar condicionado?

    A instalação base do sistema inclui:

    • Acessórios base: suportes e sinoblocos para fixação do ar condicionado; tubagem de cobre para ligação das unidades interior e exterior (máx. 3 metros de comprimento); tubagem de esgoto desde a unidade interior (máx. 3 metros de comprimento); ligação elétrica entre a unidade interior e exterior (máx. 3 metros de comprimento); calha técnica em PVC para instalação elétrica (máx. 3 metros de comprimento); furação em paredes (até 40cm de espessura).
    • Preparação da obra;
    • Fixação das unidades interior(es) e exterior(es) a instalar (incluindo acessórios);
    • Interligação das unidades interior(es) à(s) unidade(s) exterior(es);
    • Ligações à rede de eletricidade (máx. 3 metros de comprimento de tubos e cabos);
    • Arranque inicial da máquina;
    • Limpeza da obra;
    • Explicação sobre funcionamento e utilização do ar condicionado para que possa tirar o máximo partido do mesmo.

    Caso se verifique, no dia da instalação, a necessidade de instalar acessórios, material ou realizar serviços adicionais (sistemas de elevação, incluindo transporte, montagem e posterior desmontagem), ser-lhe-á apresentado um novo orçamento, sujeito à sua adjudicação.

    POSSO ADQUIRIR APENAS O EQUIPAMENTO OU A INSTALAÇÃO?

    Não, os equipamentos e a instalação terão de ser adquiridos em conjunto. A instalação do ar condicionado deve ser executada por técnicos devidamente credenciados, de modo a garantir a qualidade do serviço e a sua segurança.

    Para instalar o ar condicionado, tenho de alterar a potência contratada em minha casa?

    A potência a contratar depende não só do número e da potência dos equipamentos instalados, mas também da forma como são utilizados. Quanto maior o número de aparelhos a usar em simultâneo, maior a potência que irá necessitar. Nos casos de substituição de um radiador elétrico por um ar condicionado, em princípio não existirá a necessidade de alterar a potência contratada. Caso se trate de uma nova instalação de um ar condicionado Monosplit ou Multisplit, dependendo da quantidade de unidades, poderá existir a necessidade de alterar a potência contratada.

    Utilize o simulador de potência para saber qual é a potência contratada ideal para si ou contacte-nos através da linha de atendimento de clientes  213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    São necessárias algumas obras para instalar o ar condicionado?

    Não deverão ser necessárias obras de construção civil e similares. Contudo, o técnico irá avaliar as condições de instalação e caso seja necessário realizar qualquer tipo de intervenção, os trabalhos serão devidamente orçamentados e sujeitos à sua adjudicação.

    A recolha dos equipamentos substituídos é assegurada?

    Sim. Estes equipamentos serão encaminhados para a reciclagem cumprindo as normas ambientais vigentes. Contudo, caso pretenda ficar com os equipamentos antigos, basta comunicar essa intenção. A desinstalação dos equipamentos antigos é considerado um serviço extra, com um custo associado.

    A QUEM DEVO RECORRER EM CASO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA?

    Em caso de necessidade de assistência técnica, deve contactar a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    POSSO PAGAR EM MENSALIDADES?

    Se for cliente da EDP Comercial e adquirir um sistema de ar condicionado constituído por, no máximo, 3 unidades interiores pode pagar o seu sistema de ar condicionado em 24 mensalidades sem juros na fatura de energia.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.