Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Área de cliente EDP Covid-19

    Covid-19: Perguntas frequentes

    Lojas EDP

    As lojas EDP continuam abertas com todas as medidas de segurança. As visitas a lojas EDP inseridas nos espaços das Lojas do Cidadão devem ser feitas com agendamento.

    Como alternativa, continuamos disponíveis através:

    área de cliente, que pode também aceder através de app (App Store ou Google play) no seu smartphone. Na sua área de cliente pode muito facilmente enviar leituras, esclarecer dúvidas, consultar faturas, gerir alterações ao seu contrato, aderir à fatura eletrónica e fazer o pagamento da sua fatura através do MB Way.

    - No caso do envio das leituras pode ainda ligar 800 10 53 53 (número gratuito) ou recorrer ao WhatsApp da EDP Comercial aqui ou adicionando o número 911 955 282, onde pode também gerir a sua fatura eletrónica e consultar os valores a pagar.

    - Pode também contactar 
    a nossa linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    Faturas e Pagamentos

    Receber a fatura

    Se não entregarem correspondência na minha zona de residência, como vou receber a minha fatura?

    Caso se verifiquem constrangimentos na entrega de correspondência, enviaremos a mesma por email ou SMS com os dados para pagamento da sua fatura. Por favor, garanta que tem os seus contactos atualizados. Consulte a sua área de cliente ou ligue para a nossa linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) para atualizar os seus contactos.

    Pagar a fatura sem sair de casa

    Se não puder sair de casa, como é que posso pagar a minha fatura?

    De uma forma muito simples e prática pode pagar as suas faturas através de débito direto, uma opção segura e cómoda. Pode aderir ao débito direto na sua área de cliente ou através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    Caso não pretenda aderir ao débito direto, pode pagar a sua fatura por MBWay, na sua área de cliente, ou então através do seu homebanking.

    Recebi aviso: Pagar a fatura sem sair de casa

    Recebi um aviso, mas não posso sair de casa para pagar a minha fatura. Como é que posso pagar?

    Não precisa de sair de casa para pagar a sua fatura. A EDP dá-lhe a possibilidade de pagar as suas faturas através de débito direto, uma opção segura e cómoda. Pode aderir ao débito direto na sua área de cliente ou através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    Caso não pretenda aderir ao débito direto, pode ainda pagar a sua fatura por MBWay, na sua área de cliente, ou então através do seu homebanking.

    Pagar a fatura nos CTT/ Payshop

    Costumava pagar a minha fatura nos CTT / Payshop, posso continuar a pagar desta forma?

    Algumas das lojas CTT encontram-se encerradas ou estão a funcionar com redução de horário. Verifique primeiro no site dos CTT se a loja onde costumava pagar a sua fatura está em funcionamento. Deve também ter atenção ao horário da mesma, que pode ter sofrido alterações.

    As lojas com serviço Payshop também podem encontrar-se encerradas e, caso assim seja, poderá optar por pagar as suas faturas através de débito direto, uma opção segura e cómoda. Pode aderir ao débito direto na sua área de cliente ou através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    Caso não pretenda aderir ao débito direto, pode ainda pagar a sua fatura por MBWay, na sua área de cliente, ou então através do seu homebanking.

    Flexibilidade de pagamento

    Recebi uma fatura, mas estou sem emprego ou situação de lay-off. Tenho alguma alternativa de pagamento?

    Face ao período de pandemia que atravessamos desenvolvemos iniciativas de proteção aos nossos clientes que pretendem salvaguardar o seu bem-estar. Temos disponível o pagamento flexível. Assim, caso precise de acionar esta medida, poderá contactar a nossa linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    Recolha de leituras

    Vão continuar a recolher leituras do meu contador de eletricidade e/ou gás natural?

    Durante este período, serão apenas recolhidas, pelas entidades responsáveis, leituras em contadores que se encontrem no exterior das habitações.
    Pode enviar as leituras na sua área de cliente, e também através da app (App Store ou Google playno seu smartphone, do WhatsApp da EDP Comercial aqui ou adicionando o número 911 955 282, ou, em alternativa, pode também ligar gratuitamente para o número 800 10 53 53.

    Dar leituras

    Como é que posso dar as leituras se não vierem recolher as leituras do meu contador de eletricidade e/ou gás natural?

    Pode enviar as leituras na sua área de cliente, e também através da app (App Store ou Google playno seu smartphone, do WhatsApp da EDP Comercial aqui ou adicionando o número 911 955 282, ou, em alternativa, pode também ligar gratuitamente para o número 800 10 53 53.

    Assistência técnica

    Visitas anuais disponíveis

    Quais as visitas anuais (revisões, certificações de gás, check-ups ou manutenções) Funciona/Packs disponíveis nesta altura?

    • Certificação de Gás, por indisponibilidade dos distribuidores, apenas será possível executar as intervenções urgentes, isto é, para situações em que esteja em risco ficar sem gás
    • Manutenção de extintores, nos casos em que os extintores estejam fora de validade (apenas disponível para Funciona Negócios)

    Está suspensa a realização das seguintes visitas anuais:

    • Manutenção de caldeira a gás
    • Manutenção de ar condicionado
    • Revisões às instalações de energia

    Remarcar uma visita técnica

    Tinha uma visita técnica agendada, mas foi desmarcada. Para quando vai ser remarcada?

    Durante o Estado de Emergência Nacional a disponibilidade para realização de intervenções técnicas foi limitada a intervenções de caráter urgente, que coloquem em risco bens ou pessoas. Desta forma, a sua intervenção será remarcada logo seja possível que as assistências voltem a funcionar dentro da normalidade. Receberá um contacto da EDP Comercial logo que possamos reagendar a sua visita.

    Substituição do contador/ alteração de potência

    Tinha uma visita para substituir contador/alteração de potência. Para quando vai ser remarcada?

    Durante o Estado de Emergência Nacional a disponibilidade para realização de intervenções técnicas foi limitada a intervenções de caráter urgente, que coloquem em risco bens ou pessoas. Desta forma, a sua intervenção será remarcada logo seja possível. Receberá um contacto da EDP Comercial logo que possamos reagendar a sua visita.

    Medidas de segurança nas visitas técnicas

    Quais são as medidas de segurança que adotam nas visitas técnicas a casa?

    A EDP cumpre o seu plano de contingência, alinhado com a orientação técnica da Direção-Geral da Saúde, identificando as alternativas que garantam a segurança dos seus colaboradores e clientes. Desta forma, os nossos técnicos, nas suas visitas, cumprem todos os procedimentos necessários de higiene, incluindo aos equipamentos, garantido a segurança de todos.

    Agendar assistências técnicas Funciona/ Packs

    Se precisar de pedir um serviço de assistência técnica Funciona/Packs, está disponível nesta altura?

    A disponibilidade para realização de intervenções técnicas está limitada durante o Estado de Emergência Nacional a assistências de caráter urgente, em que a avaria impossibilita a utilização do equipamento por completo ou que coloquem em risco bens ou pessoas:

    Avarias de equipamentos:

    • Reparação de Instalações de Gás, para situações em que esteja em risco ficar sem gás
    • Reparação de equipamentos de água quente sanitária (Esquentador, Termoacumulador e Caldeira a Gás)
    • Reparação de máquina de lavar a roupa
    • Reparação de frigorifico
    • Reparação de placas de gás

    Risco bens ou pessoas:

    • Substituição de vidros
    • Abertura de portas residenciais
    • Contenção em fugas existentes em canalizações de gás
    • Falha total de energia elétrica na habitação
    • Contenção em roturas existentes de canalizações de água

    Caso se encontre em algumas das situações acima por favor ligue para a nossa linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    , temos equipas técnicas disponíveis para o ajudar.

    Saúde

    Utilização do plano de Saúde

    Continuo a poder utilizar o meu plano de Saúde, nesta altura?

    Sim, o plano EDP Saúde continua disponível para utilização. Para poder dar resposta às principais dúvidas da sua saúde e da sua família, incluímos um novo serviço de vídeo-consulta a partir de 15€ e reforçámos a linha, gratuita, de telemedicina (210 402 422). A linha é composta por enfermeiros especializados e está disponível 24h, durante os 7 dias da semana, garantindo a triagem para envio de potenciais casos para a linha da Saúde 24.

    Disponibilidade das consultas e atos médicos na rede de parceiros

    As consultas e atos médicos, prestados na rede de parceiros do plano EDP Saúde, continuam disponíveis?

    Sim. No entanto, em alguns prestadores, as consultas de medicina geral e de especialidade não urgentes, estão a ser adiadas ou canceladas. Alguns parceiros estão a possibilitar aos clientes a realização de consulta por telefone, e os valores variam entre os 30€ e os 40€. Para confirmar, deverá contactar a nossa linha de atendimento 800 53 53 53.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.