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Perguntas Frequentes

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O que é um contador inteligente e como funciona?

Um contador inteligente (ou smart meter) é um contador que regista a eletricidade consumida em pequenos intervalos de tempo. Se estiver em telecontagem, o contador inteligente permite enviar leituras de forma automática e faturar apenas consumos reais.

O que é?

Um contador inteligente (ou smart meter) é um contador que regista a eletricidade consumida em pequenos intervalos de tempo, tipicamente uma hora podendo chegar a 15 minutos. Se o contador inteligente estiver em telecontagem (ou telegestão) garante um conjunto de benefícios ao cliente, como o envio automático de leituras ou a faturação do consumo de eletricidade sem estimativas.

O que é telecontagem?

A telecontagem é uma forma digital de contagem do consumo de energia assente em contadores inteligentes (smart meters) e numa infraestrutura tecnológica que permite uma comunicação automática entre os contadores e o operador de rede de distribuição. Com um contador em telecontagem, deixa de ter que dar leituras todos os meses, é faturado de acordo com o seu consumo real e pode alterar a sua potência ou tarifa sem necessidade de deslocação do técnico ao local de consumo.   

O que ganho com um contador inteligente em telecontagem?

São várias as vantagens associadas a contadores inteligentes em telecontagem.

  • Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
  • Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação 
  • Operações remotas: o contador inteligente permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
  • Despiste de avarias mais eficaz: os contadores inteligentes permitem um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
  • Maior controlo sobre os seus consumos: os contadores inteligentes registam informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderemos dar-lhe informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.

Ter um contador inteligente significa que deixa de ser necessário enviar leituras?

Nem sempre. Após a instalação de um contador inteligente são efetuados alguns testes para aferir a sua performance na precisão e comunicação de consumos. Só depois de passar estes testes é que o contador entra em telecontagem, garantindo que não precisa de enviar mais leituras.

Os contadores inteligentes são exclusivos de eletricidade?

Não. Existem também, na área de energia, contadores inteligentes de gás natural. No entanto, o plano nacional para a instalação destes contadores é exclusivo da eletricidade.

Eu tenho um contador inteligente?

Para ter a certeza que tem um contador inteligente (smart meter) deve contactar o seu comercializador de energia e pedir esse esclarecimento.

Como funciona?

Tenho que ter internet em casa para ter um contador inteligente?

Não. Os contadores inteligentes (smart meters) usam um sistema de comunicações completamente autónomo, sem qualquer necessidade externa. Assim, pode não ter qualquer acesso de internet e o contador funcionará na mesma.

Os contadores inteligentes interferem com outros aparelhos em casa?

Não. Os contadores inteligentes foram desenhados de forma a não terem qualquer interferência noutros aparelhos domésticos.

O que posso fazer se ficar sem luz?

Antes de se dirigir ao quadro elétrico ou ao contador inteligente, confirme primeiro se os seus vizinhos têm energia e que o corte apenas afetou a sua casa.

Para voltar a ter luz pode proceder de uma das seguintes formas:

No quadro elétrico

  • 1 - Verifique se há algum disjuntor desligado. Ligue-o.
  • 2 - Se ainda não tem energia, volte a repetir o procedimento, assegurando que entre ligar e desligar o disjuntor geral da instalação demora pelo menos 3 segundos.

No contador inteligente

  • 1 - Pressione o botão de controlo durante 2 segundos, conforme mensagem disponibilizada no visor.

Se ainda assim continuar sem luz ligue para a linha gratuita de avarias da EDP Distribuição - 800 506 506 (disponível 24h/dia).

Fiquei sem luz e tenho o contador no exterior da minha casa. Como faço para o reativar?

Para reativar o seu contador inteligente não precisa de sair de casa. Basta desligar o disjuntor geral durante 3 segundos e voltar a ligar. Se o problema persistir, pode ligar para o 800 506 506 – linha gratuita de avarias da EDP Distribuição (disponível 24h/dia).

Que dados são armazenados pelos contadores inteligentes?

Os contadores inteligentes guardam dados do consumo de eletricidade da sua casa em intervalos curtos de tempo (podem ir de um quarto de hora a uma hora). Ao abrigo do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, tem a opção de não partilhar os seus dados de consumo com terceiros, inibindo a utilização desses dados para finalidades que não as exclusivamente previstas no contrato. Assim, o controlo sobre a sua informação de consumo está sempre do seu lado.

Quais as vantagens em dar acesso à EDP Comercial aos seus dados de consumo?

Com acesso aos seus dados de consumo, a EDP Comercial pode, entre outras coisas, desenhar e sugerir tarifários mais adequados ao seu perfil de consumo, estimulando comportamentos mais eficientes e garantindo poupança na fatura de energia

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