Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Leituras Sobre leituras

    Qual a melhor data para enviar leituras?

    Onde posso consultar o período indicado para enviar a leitura?

    O período indicado para enviar a leitura é indicado na secção "O que marca o meu contador" da sua fatura.

    Se tiver instalada a app EDP Zero no seu smartphone ou tablet, receberá um alerta na data ideal para enviar a sua leitura.

    Caso pretenda consultar o período ideal para enviar a sua leitura de energia, aceda à sua área de cliente e:

    • Selecione o contrato para o qual deseja consultar a data para enviar leitura
    • Aceda a Leituras, onde terá a indicação do período ideal para envio de leituras

    Tenho de enviar a leitura do meu contador na data indicada na fatura?

    Não é obrigatório enviar a leitura na data indicada. Para melhoria do serviço deixou de haver restrições quanto às datas para envio de leituras, mas só se as leituras forem enviadas no período indicado podemos garantir que serão incluídas na próxima fatura e que não serão faturados períodos de consumo por estimativa. Se o envio ocorrer fora desse período as leituras poderão não ser inseridas a tempo, consoante o ciclo de faturação de cada cliente.

    Exemplo:

    Se a data ideal para enviar leituras indicada na fatura for 10 a 12 de abril e der uma leitura no dia 13 de abril, a fatura emitida uns dias depois (por hipótese, a 15 de abril) poderá não ter incluída essa leitura e apresentar consumo por estimativa. Neste caso, a leitura enviada a 13 de abril só será considerada na fatura de maio.

    Pelo contrário, se enviar a leitura dentro do período indicado (neste caso, entre dia 10 e 12 de abril), podemos garantir que a fatura desse mês será emitida com base na leitura enviada.

    Vamos supor que o período de faturação é de dia 13 de março a dia 12 de abril. Ao enviar a leitura no dia 13 de abril, essa leitura só será considerada na fatura que engloba o período seguinte: 13 abril a 12 de maio. Assim sendo, na fatura seguinte será corrigido o consumo estimado para o período anterior à leitura de 13 de abril. O restante período (14 abril a 12 de maio) será faturado por estimativa, por não termos indicação do seu consumo real.

    Exemplo:

    Fatura de Abril

    Fatura de Maio

    Para que o valor faturado seja sempre referente ao seu consumo real, envie as suas leituras no período indicado em cada fatura. Saiba como pode enviar a leitura.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.