Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Leituras Sobre leituras

    Como posso enviar leituras?

    Área de cliente: no computador

    Aceda à sua área de cliente e faça login, inserindo o seu e-mail e palavra-passe. Se ainda não estiver registado, clique em Registe-se agora.

    1. Selecione o contrato para o qual quer enviar a leitura
    2. Aceda a Leituras e clique no botão Enviar leitura
    3. Insira o valor da leitura que encontra no seu contador
    4. Clique em Confirmar para submeter a leitura

    Área de cliente: no smartphone ou tablet

    Faça download da app EDP Zero na Play Store (caso tenha um dispositivo com sistema operativo Android) ou na App Store (caso tenha um dispositivo da Apple).

    Depois de instalada a aplicação, faça login, inserindo o seu e-mail e palavra-passe. Se ainda não estiver registado, clique em Registar agora.

    Após entrar na sua área de cliente, siga os seguintes passos:

    • Selecione o contrato para o qual quer enviar a leitura
    • Aceda a Leituras e clique no botão Enviar leitura
    • Introduza o valor que encontra no seu contador de eletricidade ou de gás

    Site edp.pt

    Aceda ao formulário de envio de leituras.

    Para enviar leituras de eletricidade, comece por inserir o CPE e a opção horária. De seguida, indique o valor da leitura referente a cada período horário:

    • Simples
    • Bi-horária
    • Tri-horária

    Para enviar leitura de gás natural, insira o CUI e o valor da leitura (o valor inteiro que aparece no seu contador, sem casas decimais).

    Complete os seus dados pessoais na parte inferior do formulário e clique em “Submeter”.

    Envie a sua leitura aqui.

    Linha gratuita

    1. Marque 800 10 53 53 (chamada gratuita, disponível 24 horas por dia), linha exclusiva para enviar leituras e consultar dados para pagamento
    2. Siga as instruções da gravação automática:
    3. Marque 1) para enviar leituras.
    4. Marque o número de contribuinte do titular do contrato.
    5. Marque 1) para enviar leituras de eletricidade ou 2) para enviar leituras de gás.
    6. Se marcou 1) no passo anterior, terá de marcar o CPE indicado na fatura (sem letras) para identificar o contrato em causa; se marcou 2) no passo anterior, terá de marcar o CUI indicado na fatura.
    7. Para ouvir as últimas leituras registadas em sistema, prima 1); para avançar, prima 2).
    8. Introduza a nova leitura.
    9. Ouvirá uma gravação repetindo o número introduzido. Para confirmar prima 1); para alterar, prima 2).

    Lojas e agentes

    Para comunicar a sua leitura numa loja ou agente, terá de indicar o seu o número de contribuinte e indicar a morada para a qual quer comunicar a leitura, caso tenha mais do que um contrato com a EDP no mercado livre.

    Como alternativa, poderá indicar o CPE (leitura de eletricidade) ou o CUI (leitura de gás natural) correspondente à morada para onde quer dar a leitura.

    Ao dar a sua leitura por este canal o risco de não ser contabilizada a tempo da fatura seguinte é maior, uma vez que o processo não é automático: a comunicação é feita ao distribuidor (EDP Distribuição), que terá posteriormente de passar a informação validada ao comercializador (EDP Comercial).

    WhatsApp

    Pode enviar clicando aqui ou adicionando o número 911 955 282 no seu telemóvel.
    Para iniciar a conversa, envie uma mensagem a dizer “Olá”.
    A conversa é realizada com um assistente virtual e não com um assistente humano. Apenas as opções apresentadas ao longo da conversa são suportadas.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.