Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Faturas Fatura de mobilidade elétrica

    Como é faturada a mobilidade elétrica EDP?

    Quais os preços aplicados na rede Mobi.E?

    A partir de 1 de novembro de 2018, o carregamento em postos rápidos começou a ser pago (consulte os tarifários de mobilidade EDP). A 1 de Abril de 2019, alguns postos de carregamento normais localizados em espaços privados (de acesso público ou privado) passaram a ser pagos. A 1 de Julho de 2020, o pagamento vai passar a abranger também os postos normais, passando a ser pagos todos os carregamentos efetuados na rede Mobi.E. Pode consultar os postos de carregamento disponíveis aqui ou no site www.mobie.pt. Os postos de carregamento podem pertencer a diferentes entidades e o preço a aplicar é composto por:

    • Tarifa do comercializador de energia de mobilidade elétrica, ou seja, o valor dos kWh carregados de acordo com o tarifário em vigor (consumo de energia). Este valor depende do contrato de mobilidade elétrica que tem com o seu fornecedor de energia para a mobilidade elétrica.
    • Tarifa do Operador do Ponto de Carregamento (OPC), ou seja, o valor cobrado pelo proprietário do ponto de carregamento pela utilização do mesmo. Esta tarifa pode assumir 4 formas: valor fixo por carregamento, por kWh, por tempo de ocupação do ponto ou uma combinação dos anteriores, e é diferente conforme o posto de carregamento em causa. A informação do OPC está disponível no visor do ponto de carregamento ou no site www.mobie.pt
    • Taxas e impostos, ou seja, no preço irá acrescer o Imposto Especial de Consumo (IEC), e o Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).

    Conheça os preços das tarifas OPC nos postos EDP Comercial

    Conheça as Tarifas do Operador do Ponto de Carregamento (OPC) para:

    - Pontos de Carregamento Rápido;

    - Pontos de Carregamento Normal;

    O carregamento num posto rápido pode ser pago diretamente, com um cartão Multibanco?

    Em Portugal não é possível pagar diretamente com cartão multibanco. Todos os carregamentos efetuados nos postos serão pagos pelos utilizadores ao seu Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), neste caso à EDP Comercial. Informá-lo-emos de todos os custos através da fatura que receberá no seu email.

    Na fatura de mobilidade elétrica EDP terá discriminadas a componente de energia, a componente do Operador do Posto de Carregamento (OPC) e as taxas e impostos aplicáveis.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.