Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Faturas

    Como ler a sua fatura

    Como ler a sua fatura

    Descubra as várias componentes da sua fatura de eletricidade e de gás bem como as taxas, contribuições e impostos que lhe são cobrados.

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    O que é cobrado na fatura de energia?

    O preço da energia é composto por uma parte fixa e outra variável. A parte fixa diz respeito à potência elétrica contratada e ao escalão de consumo de gás, enquanto que a componente varíavel inclui a energia consumida no período e as taxas e impostos.

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    Já dei a leitura. Quanto vou pagar?

    Se deu a leitura na data ideal, a próxima fatura deverá ter apenas os seus consumos reais e a anulação de estimativas anteriores. Se enviou noutra data, a leitura poderá não ser incluída na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado

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    O que são os meus dados de faturação e como posso alterá-los?

    Os seus dados de faturação correspondem à informação relativa ao envio e pagamento da sua fatura, nomeadamente a periodicidade, a morada/e-mail para onde é enviada e o meio de pagamento. Pode alterá-los de forma simples e cómoda na sua área de cliente.

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    Quero uma 2ª via da(s) fatura(s)

    Através da área de cliente pode consultar e fazer download das suas faturas e verificar se tem algum pagamento em atraso. Caso esteja sem receber fatura há mais de 3 meses, contacte-nos através do 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h).

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    A leitura que dei é diferente da que surge na fatura

    Caso exista uma diferença entre o valor faturado e o consumo real, detetada por si ou por um técnico da EDP numa das visitas periódicas, haverá lugar a um acerto de contas.

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    O valor da minha fatura é superior ao habitual

    Existem várias razões que podem fazer com que a fatura seja superior ao habitual. Pode ter o contador avariado, pode ter sido comunicada uma leitura incorreta ou ter ficado muito tempo sem ter comunicado leituras. Conheça todas os possíveis motivos aqui.

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    Ainda não recebi fatura

    Verifique o motivo pelo qual não recebeu fatura e saiba o que fazer. Consulte se a sua fatura já está disponível na sua área de cliente.

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    Deixei passar a data limite de pagamento da fatura e a minha referência multibanco está inválida

    Se deixou passar a data limite de pagamento da sua fatura, do aviso de interrupção ou de outro aviso de dívida, pode pedir uma nova referência para pagamento no multibanco.

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    Que taxas, impostos e contribuições me são cobrados e o que são?

    O consumo de energia está sujeito a taxas e impostos que vêm discriminados na fatura. À eletricidade aplica-se o Imposto Especial de Consumo, a Taxa de Exploração e a Contribuição Audiovisual. Ao gás natural, aplica-se o IEC e a Taxa de Ocupação do Subsolo

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    Fale connosco

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