Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Equipamentos e manutenção Wallbox

    Como funciona a Solução Condomínios EDP Comercial?

    Que soluções existem?

    A EDP Comercial apresenta uma solução diferenciada para cada cliente tipo em Portugal:

    Caso A – “Não tenho nenhum posto de carregamento instalado”

    • Instalação de uma Wallbox (posto de carregamento) ligada ao quadro elétrico das zonas comuns do edifício.
    • Disponibilização de Aplicação Móvel para controlo do carregamento do seu veículo elétrico e ajuste de contas da energia consumida com o condomínio.
    • Disponibilização de Portal web para a gestão de condomínio, que garante acesso aos dados de consumo de todos os postos de carregamento instalados no condomínio.

    Caso B – “Já tenho um posto de carregamento instalado”

    • Instalação, junto à tomada utilizada ou carregador existente, de um dispositivo de medição e autenticação, WB condomínios - Comunicador, para controlo da energia consumida pelos equipamentos de carregamento.
    • Disponibilização de Aplicação Móvel para controlo do carregamento do seu veículo elétrico e ajuste de contas da energia consumida com o condomínio.
    • Disponibilização de Portal web para a gestão de condomínio, que garante acesso aos dados de consumo de todos os postos de carregamento instalados no condomínio.

    O que é a Wallbox?

    • A Wallbox é um posto de carregamento, monofásico (de 3,7 kW ou 7,4 kW), para veículos elétricos em espaços privados, que dispõe de um contador incluído, que permite contabilizar a energia consumida em cada sessão de carregamento.

    O que é a WB condomínios - Comunicador?

    • A WB condomínios - Comunicador é um dispositivo de medição e autenticação para postos de carregamento ou pontos de energia (p.e., tomadas schuko) para veículos elétricos instalados em espaços privados, que dispõe de um contador incluído, que permite contabilizar a energia consumida em cada sessão de carregamento.
    • A WB condomínios - Comunicador comunica com o seu smartphone através de tecnologia Bluetooth, impedindo a utilização por parte de utilizadores não autorizados.
    • A WB condomínios - Comunicador apenas funciona para periféricos instalados monofásicos.

    É necessário instalar um novo contador no condomínio ou aumento de potência?

    • Será utilizado o contador existente para as partes comuns do edifício
    • EDP Comercial poderá promover uma Auditoria de Mobilidade ao condomínio por forma a avaliar as necessidades de potência para o número de carregadores pretendidos
    • Caso o condomínio não pretenda avançar com a Auditoria de Mobilidade da EDP Comercial, a EDP Comercial irá avaliar a necessidade de aumento de potência para a instalação do equipamento no momento da visita prévia

    Quais as principais vantagens?

    • Ao contrário de outras soluções no mercado, a instalação pode ser feita em locais sem cobertura de rede móvel, garantindo que os consumos são diferenciados por condómino
    • A solução garante o consumo desagregado por Wallbox/Utilizador
    • Garante um controlo eficiente por parte do condomínio dos gastos no posto de carregamento
    • Garante que restantes condóminos não pagam a energia consumida para carregamento de veículos elétricos
    • Acerto de contas dos consumos de energia automático entre condómino e condomínio
    • Possibilidade de agendamento de carregamento para horários com tarifários mais económicos
    • Não é necessário ter contrato de eletricidade com a EDP Comercial em casa

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.