Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Equipamentos e manutenção EDP Re:dy

    Como posso utilizar as componentes edp re:dy?

    Como é que o edp re:dy box comunica com o contador geral?

    A comunicação entre a edp re:dy box e o smart meter é assegurada por um protocolo de comunicações sobre rede elétrica designado por PLC Green Phy. Não é necessário passar fios adicionais. Para existir comunicação é necessário instalar junto ao contador geral uma pequena caixa designada por re:dy modem que assegura a injeção do sinal na rede elétrica. A instalação deste equipamento faz parte do pacote edp re:dy e é sempre executada pelo instalador do edp re:dy.

    A distância máxima depende de muitos fatores externos. Se na sua casa ou nas casas vizinhas existirem muito ruído eletromagnético as distâncias são mais curtas do que em ambientes electromagneticamente limpos. Podemos dizer que em situações normais o alcance máximo é cerca de 100m

    Os dados recolhidos pelo re:dy serão os mesmos que os dados usados para a faturação de energia elétrica. Como é possível também ler a potência instantânea, o edp re:dy pode ser configurado com funções avançadas como o controlo do limite de potência (link para faq controlo limite de potência). Será ainda possível implementar no futuro outras funções especiais que estão em preparação, por exemplo na área da mobilidade elétrica, produção de energia solar fotovoltaica, armazenamento local de energia e muitas outras.

    Para que serve a programação em horário económico?

    Se a sua tarifa de energia elétrica é bi ou tri horária, há um período do dia em que a energia é mais barata. O edp re:dy conhece a sua a tarifa e sabe a que horas é mais barato consumir. Quando configura um periférico edp re:dy para funcionar em horários económicos, ele só liga a essas horas.

    A função de alerta em consumo fora dos horários permite ser avisado quando um determinado equipamento configurado por si para funcionar só em horários económicos, foi ligado noutra hora. A alerta só fica ativo 15 minutos depois do equipamento ser ligado.

    O que é e como devo programar o controlo de limite de potência?

    O controlo do limite de potência é uma função avançada do edp re:dy que lhe permite impedir que o limitador de potência de sua casa desligue caso ultrapasse a sua potência contratada.

    O limite de potência é atingido quando em sua casa liga muitos equipamentos ao mesmo tempo. Por exemplo, tem a máquina de lavar, o forno e o aquecimento a funcionar. Quando liga uma chaleira na cozinha o limitador dispara e fica sem luz. Para o evitar coloque uma edp re:dy plug no aquecimento e outra no forno e programe o controlo de limite de potência – para uma valor ligeiramente abaixo da sua potência contratada. Indique qual é o primeiro equipamento a desligar e qual é o segundo.

    Quando liga o aquecimento o edp re:dy desliga o seu aquecimento durante 5 minutos. Se isso não for suficiente, desliga o seu forno também 5 minutos. Isto não tem importância nenhuma, porque a inercia térmica destes equipamentos é muito grande. O que é mesmo importante é que assim, o seu limitador de potência não atuou e não ficou sem luz.

    Experimente esta função durante algum tempo. Provavelmente vai conseguir baixar a sua potência contratada nos meses seguinte e com isso poupar muito dinheiro na sua fatura.

    Como funciona o controlo orçamental?

    Quer manter a sua fatura de energia sob apertado controlo? Active esta função. Defina qual é o seu orçamento mensal em euros (incluindo todas as taxas e o IVA), e o edp re:dy vai calcular atempadamente se corre ou não o risco de ultrapassar o seu orçamento. No dia 5, no dia 10 e no dia 15 de cada mês, o edp re:dy vai calcular o valor previsto da sua fatura com base nos consumos dos dias anteriores. Se existir risco de ultrapassar o seu orçamento, recebe uma mensagem de alerta. Assim pode corrigir os seus consumos nos dias seguintes.

    Experimente e envolva a sua família neste objetivo. Vai ver que com um esforço muito pequeno vai conseguir resultados fantásticos.

    Como recebo um alerta?

    Os alertas podem ser recebidos por e-mail, ou na caixa de correio edp re:dy. Neste caso, a sua aplicação edp re:dy, terá um indicador dando conta das mensagens que recebeu e ainda não foram lidas. No seu portal edp re:dy terá sempre disponível a visualização das mensagens recebidas.

    Se ligar uma edp re:dy plug remotamente com o meu smartphone, quanto tempo demora efetivamente a atuar?

    O tempo de atuação está dependente de muitos fatores que não controlamos. Um dos fatores mais críticos é a velocidade da internet no local onde estou (ligação 2G, 3G, 4G) e a velocidade da internet em minha casa. Mas a experiência indica que normalmente demora até 5 segundos.

    Note que uma coisa é a atuação em casa, outra é o tempo de atualização no portal ou no smartphone. Neste caso pode demorar até 30 segundos a atualizar a informação de estado

    Posso mudar a edp re:dy plug de sítio? O que acontece aos dados?

    • Sim, sem nenhum problema. Mudar a edp re:dy plug para outro equipamento permitirá medir os consumos de outros equipamentos. Por exemplo, posso ter uma edp redy plug um mês a medir a máquina de lavar roupa, outro mês a medir a máquina da louça e ainda outro mês a medir o frigorífico. Se o seu objetivo é principalmente medir e não tanto controlar.
    • Os dados ficam sempre disponíveis. No entanto o nome do equipamento corresponde ao nome atual. Não se esqueça de alterar no portal o nome dos equipamentos.
    • Neste caso utilize também as notas para registar nos gráficos de consumo de energia quando fez a mudança.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.