Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Área de cliente EDP Energia

    O que posso fazer na minha área de cliente?

    Na área de cliente pode gerir toda a sua relação com a EDP em qualquer altura e em qualquer lugar, com a máxima comodidade. A sua área de cliente agrega toda a informação relativa às suas casas e/ou negócios, ou ainda das casas ou negócios que se encontra a gerir.

    Caso tenha mais do que um contrato, a área de cliente, permite-lhe gerir a sua carteira de contratos de uma forma simples e rápida, através da criação de grupos ou mesmo personalizando o seu contrato, atribuindo-lhe um nome.

     

     

    Sou cliente particular. Quais são as funcionalidades da área de cliente?

    Na área de cliente pode gerir toda a sua energia, num só lugar, onde e quando quiser. Assim, através da sua área de cliente pode:

    • Enviar leituras e, através da app EDP Zero (para iOS ou Android), receber uma notificação na data ideal para enviar leitura
    • Receber notificação na data ideal para enviar leitura, através da app EDP Zero (para iOS ou Android)
    • Consultar as suas faturas e pagamentos
    • Fazer download de faturas e imprimir 2ª via
    • Efetuar novo contrato de energia
    • Acompanhar os seus consumos e comparar com consumos anteriores ou com clientes com contratos semelhantes
    • Alterar dados contratuais, como a potência ou a morada do envio da fatura
    • Personalizar o nome e imagem dos seus contratos
    • Aderir à fatura eletrónica ou alterar o e-mail associado à fatura eletrónica
    • Aderir ao débito direto ou alterar o IBAN
    • Efetuar pedidos de informação
    • Mudar de plano de energia
    • Explorar o Planeta Zero

    Leituras

    Como posso enviar e consultar leituras?

    Para enviar as suas leituras ou visualizar a data e o valor da sua última leitura registada de eletricidade e/ou gás natural:

    1. Selecione o contrato correspondente à leitura que deseja consultar ou enviar
    2. Aceda a Leituras, onde é apresentada uma lista com todas as leituras associadas ao contrato
    3. Para enviar a sua leitura mais recente clique em Enviar leitura
    4. Insira o valor da leitura que encontra no seu contador e clique em Confirmar

    Se a leitura não for consistente com os seus padrões de consumo, receberá uma mensagem de alerta. Nesse caso, verifique se a leitura está correta e, se necessário, corrija e volte a enviar.

    Adicionalmente, pode enviar as suas leituras através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Faturas

    Como posso consultar faturas e pagamentos?

    Pode consultar as faturas de cada contrato com a EDP no mercado livre, através dos seguintes passos:

    1. Selecione o contrato correspondente à fatura que deseja consultar
    2. Aceda a Pagamentos e faturas e na secção Faturas é-lhe apresentada uma lista de faturas, podendo utilizar os filtros para procurar a fatura pretendida
    3. Clique no número da fatura para descarregar o ficheiro da fatura para o seu computador

    Adicionalmente, pode enviar as suas leituras através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Como posso pedir nova referência de multibanco?

    Pode consultar a referência de multibanco do valor a pagar na sua área de cliente de uma forma rápida e simples. Para tal:

    1. Selecione o contrato correspondente ao pagamento que deseja efetuar
    2. Aceda a Pagamentos e Faturas
    3. Selecione a opção Pagar já

    Se desejar, pode enviar por SMS para o contacto pretendido e levar a nova referência consigo até à caixa Multibanco mais próxima ou pagar através do seu homebanking.

    Como posso pedir uma 2ª via de fatura?

    Não é preciso pedir. Para ter uma 2ª via de fatura, basta aceder à sua área de cliente e descarregar a fatura desejada. Para tal, siga o processo de consulta de faturas (ver acima).

    Como posso aderir à fatura eletrónica?

    Para aderir à fatura eletrónica:

    1. Selecione o contrato no qual pretende aderir à fatura eletrónica
    2. Aceda a Alterações ao contrato
    3. Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Fatura eletrónica, clique em Adira já

    Contrato

    Quero efetuar um novo contrato com a edp no mercado livre

    Já tem um contrato com a EDP e precisa de fazer outro? Na sua área de cliente pode fazer um novo contrato de forma simples e rápida. Em apenas 4 passos, terá um contrato novo:

    1. Em Energia, aceda ao separador Contratar energia
    2. Selecione "Novo contrato"
    3. Selecione o plano de energia que pretende contratar
    4. Preencha os dados com os detalhes do local, oferta e faturação
    5. No final, confirme todos os dados e selecione a opção Confirmar

    Como posso contratar gás natural?

    Contratar gás natural na sua área de cliente é simples e rápido e pode ser feito onde e quando quiser:

    1. Em Energia, aceda ao separador Contratar energia
    2. Selecione o plano de energia que pretende contratar (Gás e Eletricidade +Funciona ou Gás e Eletricidade)
    3. Preencha os dados com os detalhes do local, oferta e faturação
    4. No final, confirme todos os dados e selecione a opção Confirmar

    Como posso ver/alterar as características dos contratos?

    Na área de cliente pode alterar a potência contratada, o IBAN, o número de telemóvel, o e-mail para envio de fatura eletrónica, a periodicidade da fatura e ainda a morada para envio de fatura, de forma cómoda, segura e sem custos.

    1. Selecione o contrato que deseja consultar ou alterar
    2. Aceda a Alterações ao contrato para consultar todas as caraterísticas associadas ao seu contrato
    3. Caso queira alterar alguma das características, basta clicar no lápis ou nos links de adesão

    Consumos

    Como posso ver ou comparar consumos?

    No separador Consumos, pode analisar os seus consumos de gás ou eletricidade e fazer download para uma folha de cálculo em Excel.

    1. Selecione o contrato pretendido e aceda a Consumos
    2. Selecione o ano para o qual pretende consultar os seus consumos reais. Os consumos apresentados resultam da diferença entre as várias leituras reais do período selecionado
    3. Para exportar para Excel a lista dos seus consumos, clique em Exportar
    4. Para ver os seus consumos apresentados em gráfico, clique em Ver gráfico

    Meios de pagamento

    Como posso aderir ao débito direto?

    O débito direto permite-lhe evitar preocupações e esquecimento na hora de pagar as suas faturas:

    1. Selecione o contrato no qual pretende aderir ao débito direto
    2. Aceda a Alterações ao contrato
    3. Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Débito direto, clique em Adira já
    4. Confirme os seus dados e insira o seu IBAN.
    5. Clique em Confirmar

    Como posso aderir à Conta Certa?

    A adesão à Conta Certa é simples e imediata:

    1. Selecione o contrato no qual pretende aderir à Conta Certa e aceda a Alterações ao contrato
    2. Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Conta Certa, clique em Simular e aderir 
    3. É-lhe apresentada uma simulação do valor fixo a pagar mensalmente durante 11 meses com base nos seus consumos históricos e proposto um plano para o Acordo Conta Certa
    4. Se concordar com as condições propostas, clique em Confirmar

    A adesão à Conta Certa implica que tenha a modalidade de débito direto ativa. Nesse sentido, deverá garantir primeiro que tem esta modalidade de pagamento ativa antes de solicitar a adesão à Conta Certa.

    Como alterar o valor da minha mensalidade Conta Certa?

    Para alterar a sua mensalidade na área de cliente, siga os passos:

    1. Selecione o contrato no qual deseja alterar o valor da Conta Certa
    2. Aceda a Alterações ao contrato
    3. Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Conta Certa, clique no lápis e altere o valor da mensalidade da sua Conta Certa

    Existe alguma linha de apoio?

    Se continuar com dúvidas sobre o funcionamento da área de cliente, por favor contacte-nos.

    Como alternativa, pode ligar para as linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h). Se preferir, pode também visitar uma das nossas lojas ou agentes.

    Fale connosco

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