Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes - Apoio ao Cliente - Particulares | EDP Soluções sustentáveis Energia Solar EDP

    Quais os momentos do processo de ativação da solução Solar EDP Comercial?

    O processo de ativação da solução solar compreende 6 grandes momentos, os quais explicamos em detalhe no vídeo e texto abaixo.

    O processo de ativação da solução solar EDPC compreende 6 grandes momentos:

    1 - Simulação

    Uma simulação rigorosa e baseada nos seus hábitos de consumo é determinante para que, no momento da contratação, opte por uma solução adequada às suas necessidades. Com uma simulação bem realizada serão evitados erros de subdimensionamento ou sobredimensionamento da sua instalação. Assim, é recomendável que, ao avançar com a sua solução solar, opte sempre pelo kit sugerido no seu relatório de simulação.

    2 - Agendamento da instalação

    Uma vez feita a simulação, será contactado para o agendamento da sua instalação. Nesse momento de contacto será feita uma análise à sua simulação no sentido de garantir que esta está em linha com o que efetivamente são os seus hábitos de consumo. Por fim ser-lhe-á sugerido um dia (data) para realização da sua instalação mediante a sua disponibilidade bem como a dos técnicos instaladores.

    3 - Instalação da solução Solar

    A instalação da solução solar pressupõe que são instalados todos os equipamentos necessários à produção de energia solar (painéis solares, microinversores ou inversor central consoante a solução adotada, meters para monitorização de consumos). A par da conclusão da instalação, a EDPC, mediante o seu consentimento, envia a documentação necessária sobre a sua instalação para a DGEG para que esta possa ficar oficialmente registada como instalação em regime de autoconsumo. Uma vez concluído o processo de registo a DGEG informa o ORD (E-Redes) que a instalação já se encontra registada e pronta para a ativação do Settlement (saber mais -> ponto 6).

    4 - Inicio da produção solar

    Após a conclusão da instalação solar, o sistema começa imediatamente a produzir energia para autoconsumo. Existem, no entanto, alguns contadores que não permitem a contabilização desta energia produzida, como os contadores antifraude ou mecânicos. Caso tenha um contador deste tipo, este será devidamente identificado no momento da sua instalação e será reportado à E-Redes a existência do mesmo, para que possa ser feita a substituição por um contador inteligente bidirecional (saber mais -> ponto 5).

     

    Uma vez tendo um contador inteligente bidirecional, o consumo da sua energia solar dá-se de forma instantânea. Assim, qualquer consumo de energia realizado em simultâneo com a produção de energia solar passará a recorrer primeiramente ao consumo desta energia. A rede apenas lhe irá fornecer o valor remanescente entre o que produziu e aquilo que consumiu acima da sua produção.

     

    Até aqui falámos só e apenas de produção em simultâneo com o consumo da habitação. Embora seja desde logo uma mais-valia para a sua habitação o sistema solar que instalou será otimizado mediante ativação do Settlement. Este sistema irá permitir quantificar saldos energético da sua habitação a cada quinze minutos e não de forma instantânea (Saber mais -> ponto 6).

    5 - Instalação contador inteligente bidirecional

    A existência de um contador inteligente bidirecional é determinante para o funcionamento ótimo da sua instalação, visto que este regista o seu consumo e produção de eletricidade a cada momento e comunica-o de forma automática, sem necessidade de intervenção manual. Quando esta funcionalidade estiver ativa, irá receber uma comunicação da E-REDES com essa informação. Até lá, aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador periodicamente.

    6 - Settlement

    O Settlement é um modelo de contabilização de energia para instalações em autoconsumo e permite que, a cada 15 minutos, seja apurado o saldo entre a eletricidade que a sua habitação consumiu e a que injetou na rede. Este modelo de contabilização, em vigor desde 2020, é vantajoso pois permite-lhe tirar o maior partido da sua produção solar e assim maximizar as poupanças na sua fatura. A ativação do Settlement é da responsabilidade da E-Redes.

     

    Até à ativação do Settlement estar concluída, a sua energia produzida não será desperdiçada, no entanto, o saldo energético da sua habitação será apurado de modo instantâneo. Para melhor compreender este modelo de contabilização segue um exemplo:

                                                                  Exemplo Settlement

    Imagine que durante um intervalo de 15 minutos a sua habitação tem o seguinte comportamento:

    Durante a 1º metade do período ligou uma chaleira e consumiu 200Wh. Neste período a sua solução solar produziu 100Wh (ou seja, metade do que consumiu). Na segunda metade desse período, saiu de casa e a sua habitação consumiu zero, no entanto continuou a produzir – mais 100Wh.

     

    Comportamento sem Settlement ativo:

    Na primeira metade do período (quando a chaleira está ativa), a sua instalação vai contabilizar 100Wh de consumo à rede e 100Wh da sua produção solar. O seu saldo é instantâneo (saldo apurado apenas durante o período de consumo). A energia produzida na segunda metade do período será injetada na rede e não será considerada para o saldo de consumo da sua habitação.

     

    Comportamento com Settlement ativo:

    A sua instalação vai contabilizar 0Wh de consumo à rede, poupando 100Wh para esse período de 15 minutos, por comparação com a contabilização instantânea. Porquê?

    Para além de considerar o que produziu durante o período de consumo (100Wh produzidos para um consumo de 200Wh) vai ainda considerar, para o saldo da sua habitação, a produção dos 100Wh que injetou desde que saiu de casa (segunda metade do período). Assim, o saldo da sua habitação para esses 15 minutos é de zero Wh -> [200 – 100] – 100 = 0

    Mais pesquisadas

    O que é o plano de Energia Solar EDP e quais as vantagens?

    O plano de Energia Solar EDP é um plano exclusivo para clientes que adiram à Energia Solar, que dá desconto na eletricidade verde.

    Quais as características de um painel solar?

    Tanto os painéis solares fotovoltaicos da gama Premium como os da Gama Quality, têm uma potência nominal mínima de 370W.

    Quais são as vantagens e o que preciso de saber para produzir a minha própria energia?

    Qualquer pessoa pode produzir energia solar, desde que tenha uma instalação de utilização de energia elétrica ligada à rede pública e seja titular de um contrato de fornecimento de energia