Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes Equipamentos Termoacumulador Inteligente

    O que preciso de fazer para ter um termoacumulador inteligente em minha casa?

    Estou interessado em ter um termoacumulador inteligente em minha casa, o que tenho que fazer?

    O termoacumulador inteligente é a solução com melhor relação qualidade-preço do mercado para o aquecimento de água, com uma eficiência superior à dos termoacumuladores convencionais. Se pretende adquirir um termoacumulador inteligente com a máxima qualidade e segurança, pode contar com a EDP.

    Simule aqui e saiba qual a melhor opção para si.

    É possível instalar um termoacumulador inteligente em minha casa?

    Na maioria dos casos é possível. No entanto, para garantir que o sistema está de acordo com as suas expectativas, é essencial garantir que o local onde pretende instalar o equipamento apresenta as condições técnicas necessárias para instalação, assim como espaço suficiente para receber o novo equipamento.

    O que está incluído no valor de instalação base de um termoacumulador inteligente?

    A instalação do termoacumulador inteligente inclui os seguintes serviços:

    • Acessórios base: suportes e respetivas buchas para fixação do cilindro; fio de cobre para ligação elétrica (máx. 2 metros de comprimento); ligações hidráulicas em inox ou outro material de qualidade equivalente (2 ligações com comprimento máximo de 40cm); tubagem para condensados em tubo de cristal ou equivalente (máx. 40cm); calha técnica em PV para instalação elétrica (máx. 2 metros de comprimento)
    • Fixação do equipamento à parede
    • Ligação de água fria e quente às respetivas redes utilizando para o efeito bichas flexíveis/tubo bater
    • Ligação do termoacumulador à rede elétrica da casa
    • Ligação simples com fio elétrico de cobre apropriado, até à caixa de derivação mais próxima (máx. 2 metros de cumprimento)
    • Testes e afinação de equipamento
    • Explicação sobre o funcionamento e utilização do equipamento.

    Durante a visita de instalação o técnico avaliará o local de instalação e, se necessário, apresentará um orçamento de serviços não incluídos na instalação base, sujeito à sua adjudicação.

    Se o técnico verificar que a habitação não dispõe de proteção elétrica do circuito (disjuntor e diferencial) específica para o termoacumulador, qual é o procedimento?

    Se, durante a instalação, o técnico verificar que a habitação não dispõe de proteção elétrica do circuito específica para o termoacumulador (disjuntor e diferencial), esta irá ser instalada e o seu valor adicionado ao preço final, sendo o orçamento sujeito à sua adjudicação.

    Por questões de segurança, a proteção elétrica do circuito (disjuntor e diferencial) específica para o termoacumulador é obrigatória na instalação deste tipo de equipamentos.

    Para ter o termoacumulador inteligente, tenho de alterar a potência contratada em minha casa?

    A potência a contratar depende não só do número e da potência dos equipamentos instalados, mas também da forma como são utilizados. Quanto maior o número de aparelhos a usar em simultâneo, maior a potência que irá necessitar.

    Utilize o simulador para saber qual é a potência contratada ideal para si ou contacte-nos através da linha de atendimento  21353 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    São necessárias algumas obras para instalar o termoacumulador inteligente?

    O técnico irá avaliar as condições de instalação e caso seja necessário realizar qualquer tipo de intervenção, os trabalhos serão devidamente orçamentados e sujeitos à sua adjudicação.

    Se a minha casa tiver um sistema solar térmico, posso usar um termoacumulador inteligente?

    Sim, é possível utilizar os termoacumuladores inteligentes disponíveis na oferta como sistemas de apoio a outros sistemas, como por exemplo o solar térmico.

    A recolha dos equipamentos substituídos é assegurada?

    Sim. Estes equipamentos serão encaminhados para a reciclagem cumprindo as normas ambientais vigentes. Contudo, caso pretenda ficar com os equipamentos antigos, basta comunicar essa intenção.

    Na oferta abrangida pela campanha PPEC a recolha do equipamento antigo é obrigatória.

    POSSO ADQUIRIR APENAS O EQUIPAMENTO OU A INSTALAÇÃO?

    Não, os equipamentos e a instalação terão de ser adquiridos em conjunto. A instalação da bomba de calor deve ser executada por técnicos devidamente credenciados, de modo a garantir a qualidade do serviço e a sua segurança.

    A QUEM DEVO RECORRER EM CASO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA?

    Em caso de necessidade de assistência técnica, deve contactar a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

    O QUE É O PPEC E COMO POSSO ACEDER A ESTE BENEFÍCIO?

    O PPEC é o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem como objetivo apoiar financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade pelos consumidores dos diferentes segmentos de mercado.

    Para aceder ao benefício PPEC o candidato terá de cumprir os seguintes requisitos obrigatórios:

    • Ser residente em Portugal continental;
    • Ter um termoacumulador elétrico para substituição (deve ser entregue o antigo);
    • A substituição ser feita na sua habitação permanente.

    A oferta é limitada a 1.500 unidades e apenas válida para o modelo Velis EVO 100 litros.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.